Na minha primeira estadia em Paris, anos atrás, estranhei não encontrar as parisienses e suas boinas.

E quando aqui desembarquei para ficar, tive a confirmação que os bérets faziam parte somente dos famosos clichês do “so french”! Na realidade, as boinas existem sim, mas nos camelôs dos pontos mais turísticos da cidade.

Semana passada, li um artigo interessante em um blog francês que acompanho. O blog se chama Mode Personnel e o artigo You,re so french béret!

A jornalista relata que, no último salão Who’s Next, ela foi fotografada com a boina fabricada pela tradicional marca francesa Laulhère, a única que ainda fabrica bérets na França.

Bardot e Gainsbourg: canção Bonnie e Clide

Após esta sessão de fotos, em plena crise de nostalgia, a jornalista retirou do seu armário seus clássicos bérets.  Admirando-os, chegou à conclusão que, para o inverno, as boinas são excelentes. Elas esquentam,  são extremamente elegantes e podem ser usados de várias maneiras: cobrindo as orelhas, ligeiramente para trás,  cobrindo toda a testa ou ainda na versão Bonnie e Clide.

Os comentários das leitoras do  Mode Personnel  mostram que inúmeras francesas estavam esperando somente este empurrão para recuperarem os velhos bérets no fundo dos baús. Todas adoram as boinas mas morriam de medo do clichê.

Desde 1983, quando aqui cheguei, sonho colocar um béret.  Agora estamos liberadas e preparadas para o próximo inverno so béret!

Leia artigo citado aqui.

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris