Na minha primeira estadia em Paris, anos atrás, estranhei não encontrar as parisienses e suas boinas.
E quando aqui desembarquei para ficar, tive a confirmação que os bérets faziam parte somente dos famosos clichês do “so french”! Na realidade, as boinas existem sim, mas nos camelôs dos pontos mais turísticos da cidade.
Semana passada, li um artigo interessante em um blog francês que acompanho. O blog se chama Mode Personnel e o artigo You,re so french béret!
A jornalista relata que, no último salão Who’s Next, ela foi fotografada com a boina fabricada pela tradicional marca francesa Laulhère, a única que ainda fabrica bérets na França.
Bardot e Gainsbourg: canção Bonnie e Clide
Após esta sessão de fotos, em plena crise de nostalgia, a jornalista retirou do seu armário seus clássicos bérets. Admirando-os, chegou à conclusão que, para o inverno, as boinas são excelentes. Elas esquentam, são extremamente elegantes e podem ser usados de várias maneiras: cobrindo as orelhas, ligeiramente para trás, cobrindo toda a testa ou ainda na versão Bonnie e Clide.
Os comentários das leitoras do Mode Personnel mostram que inúmeras francesas estavam esperando somente este empurrão para recuperarem os velhos bérets no fundo dos baús. Todas adoram as boinas mas morriam de medo do clichê.
Desde 1983, quando aqui cheguei, sonho colocar um béret. Agora estamos liberadas e preparadas para o próximo inverno so béret!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Isabela Almeida
Oxente, menina! A primeira vez que fui em Paris estava frio e das primeiras coisas que fiz quando cheguei lá foi comprar um mantou vermelho (como aquele do post escrito por Rodrigo) e uma boina. “So french”, bem clichê e fiquei me achando! O importante é ser feliz naquela cidade maravilhosa!
Carol
Eu sou de Porto Alegre e tenho uma boina parecida com a da Brigitte na foto, e uma outra marron que tem um jeito mais hippie. Levei ambas em minhas duas viagens à Paris, no inverno, e as usei muito. Prefiro usá-las caidas para tráz, cobrindo as orelhas, mas deixando aparecer uma parte do cabelo na frente. Acho que tem muito a ver com estilo pessoal e segurança na hora de usar.
Cristiane Pereira
Ainda não tive coragem de usar em Paris, mas no interior já usei boina duas vezes. Comprei em Lourdes, usei e amei; depois, olhando no espelho de casa, me achei quase ridícula. Mas isso não impediu que eu a levasse de novo no ano passado, e usei em Carcassone, onde chovia fininho e ventava frio! Se ficou muito bonito eu não sei, mas eu adorei usar! E vou levá-la de novo na mala na próxima viagem!
Katia
Ah que pena, não consigo ‘me gostar’ de boina… Aproveito para perguntar Lina, estou indo a Paris no começo de maio, como é o clima nessa época do ano?? Ainda faz muito frio?? Estou ansiosa pois levarei meu bebê de 1 ano e sete meses, que por sinal foi ‘fabricado’ em Paris na minha última estada em dezembro de 2010… Um grande beijo!
Lina
Katia
Maio pode estar frio ainda. Não o frio do inverno, mas frio para usar manga comprida, suéter, trench coat.
Imagina a viagem
Fomos para o sul do Rio Grande do Sul outro dia e meu filho perguntou porque todos por lá usam boina de pintor francês?!
Parabéns pelo post, bacana como sempre!
larissa
não acho clichê! uso boina aqui em curitiba todos os invernos, as pessoas aqui usam até chapeus de pelo, pois faz muito frio! vou viajar para paris em dezembro e com certeza vou levar minha boina, meu chapeu cloche e meu chapeu cossaco! muito estilo e conforto 😉
Marilia Boos Gomes
Gosto de boinas e chapéu pequeno. Quando estou em Florianópolis no inverno, costumo usá-las quando bate “aquele” vento Sul e tenho que sair de casa. Para ficar com as orelhas quentinhas não há complemento melhor.
Talita
adorei o blog que vc indicou. Mais um para eu acompanhar!
Carolina
Olá,
Passei o ultimo outono e inverno em Paris (voltei em fevereiro), mas vi algumas mulheres francesas usando a boina no Metro e mesmo na rua, a impressão que tive é que as francesas usam a boina, pode ser não ser popular, mas olhares atentos percebam o uso da charmosa indumentária.
Sueli
Em 2011 estive em Paris e comprei uma no camelô ao lado da Notre Dame. Confesso que são bem bonitinhas e muito charmosas, não usei lá mas sim no Brasil.