A Cité de l’Architecture et du Patrimoine, museu da arquitetura situado na Praça do Trocadéro, inaugura no próximo dia 21 de abril uma exposição que busca decifrar a figura do arquiteto ao longo da história.
Dizem que a arquitetura é a 2ª profissão mais antiga do mundo. Desde sempre os arquitetos ajudaram os poderosos – reis, papas, estadistas, banqueiros e empresários – a materializar e mostrar para o mundo o poder que tinham.
Apesar disso, foi somente depois do sucesso do Museu Guggenheim em Bilbao – e também graças às novas mídias – que os arquitetos começaram a ficar mais famosos que suas obras. Hoje em dia muitos deles passaram a ser conhecidos pelo grande público por seus nomes e sobrenomes e a fazerem parte da cultura pop de um modo em geral.
A pirâmide do Louvre, obra do arquiteto I.M. Pei (foto: David Bertho no Flickr)
Assim como usar um vestido Chanel confere status à pessoa que o veste, ter o seu edifício projetado por um dos starchitects – ou seja, os arquitetos-estrela – do momento às vezes é mais importante que o prédio em si.
Os arquitetos, assim como os estilistas, sempre ficaram naquela área cinza do “é arte ou não é?”. A percepção popular que se tem deles é que são intransigentes, perfeccionistas, excêntricos e cools. Por experiência própria, digo que ser arquiteto é um trabalho duro que requer muito amor e dedicação.
A exposição
A exposição “L’Architecte. Portraits et clichés” se propõe a decifrar através de imagens (pinturas, gravuras, esculturas, fotos, ilustrações e filmes) não só a “pessoa arquiteto” mas também a “profissão arquiteto”.
Seu objetivo é mostrar o aparecimento e a evolução da figura do arquiteto (quem foi o 1° arquiteto do mundo? A aparência e o estilo pessoal deles são naturais ou bem planejados?) e também sua formação, universo criativo, vocabulário, métodos e ferramentas de trabalho.
Posteres da exposição. À esquerda o arquiteto Claude Parent fotografado por C. Masson. À direita o arquiteto Jacques Lemercier pintado por Philippe de Champaigne em 1644.
Exposição “L’Architecte. Portraits et clichés” na Cité de l’Architecture et du Patrimoine: 45 avenue du Président Wilson, 75016. Metrô linhas 6 e 9; estação Trocadéro. Em cartaz de 21 de abril a 04 de setembro, de 2017 de 11h as 19h. Preço: 9€.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1 Comentários
Rita
Muito interessante, de todas as belas artes (sim, é arte) , a arquitetura é considerada a prima pobre.