O perigo da epidemia Ébola é um assunto tratado todos os dias pela mídia francesa. A sociedade e o Governo francês estão atentos à questão.
Imagino que os turistas que desejem visitar a França estejam seguindo também este assunto.
Abaixo, um pequeno resumo da situação.
Uma medida de controle será estabelecida à partir de sábado no aeroporto CDG . Todos os viajantes do voo Conakry, na Guinée, serão entrevistados e passarão por um controle de temperatura antes de entrarem nos aeroportos.
De acordo com os jornais franceses, imaginar que a epidemia Ébola poderia se instalar na França é um puro fantasma. O que é verdade para a África não é para os países europeus que possuem um importante sistema de saúde.
O risco de alguns casos de Ébola na França é real. Mas o risco de uma epidemia é uma improbabilidade.
Um viajante, que tenha circulado pelos países africanos a risco, pode voltar para a França contaminado pelo virus. Se a pessoa estiver em período de incubação, mesmo com este sistema de controle da temperatura e interrogatórios nas fronteiras e nos aeroportos, a doença não será detectada.
O risco do retorno de viajantes contaminados ou doentes é portanto real. Mas a França está preparada para tratar o problema e impedir a propagação.
Para terminar, o site do Ministério da Saúde francês explica a contaminação da doença:
“não existe contaminação pelo ar ambiente, como o da gripe, nem por troca de mercadorias ou de dinheiro, nem por mosquitos. A contaminação é feita pelo sangue, saliva, urina, leite materno, esperma, suor, matéria fecal e vômitos de pessoas infectadas. Ou com objetos que foram contaminados pelos fluidos corporais, como agulhas.”
Leia o artigo O que é Ébola no site santé.gouv.fr do Ministério da Saude.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
JGCSM
Existe alguma vacina ou outra medida médica que o governo Francês esteja pedindo para turistas?
Rodrigo Lavalle
JGCSM, não.
Abraços.
Jessica
Rodrigo o texto nao fala a respeito do aeroporto de orly queria saber se lá tambem tem vôos vindos da África dos países atingidos e se o governo francês nao vai implantar as medidas de segurança lá tambem???
Rodrigo Lavalle
Jessica, o único voo vindo dos países afetados é o citado no artigo. Em Orly não há voos vindos dos países afetados.
Jessica
Fiquei muito apreensiva com os casos de ebola em
Madrid e os casos suspeitos na franca. Estou com viagem toda programada de 20 dias para Paris Estrasburgo e Lisboa em dezembro então todos os dias estou lendo as notícias. Ate agora resolvi que irei sim. Todo mundo fica em pânico mas nao e uma doença que se pega pelo ar. E a Libéria nao faz fronteira com a França.
Celia
Aqui no Brasil tivemos uma suspeita mas depois de levado para isolameto na Fiocruz e de exames feitos por duas vezes o resultado foi negativo. mas fica a pergunta tat aqui como aí na França. tirar a temperatura adianta de que?Torço para que a doença não ultrapsse a froteira já que a Libçéria é vizinha da França.
Mar
Então o maior perigo é quando um infectado espirra ou tosse em público…pq gotículas vão longe…
Jacqueline
Como não foi possível ir agora, estou planejando a viagem para Paris em maio. Esta ameaça do ebola realmente é muito ruim. Aeroportos e aviões são lugares em que as pessoas ficam muito perto uma das outras. Não dá para não ficar apreensiva.