Quando saí do Brasil em 1983, cachorro era sinônimo de cão de guarda. Tínhamos cachorro para tomar conta da casa ou da casa de campo.
Nas minhas idas e vindas percebi a rápida evolução da relação entre brasileiros e animais de companhia. Hoje, talvez, eles sejam tão importantes para nós como para o franceses.
A França possui 63 milhões de animais de companhia e exibe, com orgulho, o título da campeã européia na área. A população francesa é estimada em 63.703.191 pessoas, ou seja, quase um animal por pessoa.
Os peixes são os preferidos: eles são 35 milhões, coitados, dentro de seus aquários. Em seguida os gatos, 11.4 milhões, os cachorros, 7.4 milhões, os passarinhos, 6.4 milhões, e os roedores, 2.7 milhões.
Nesta lista não estão presentes os pythons – algo semelhante à jararaca – os anfíbios e as caranguejeiras de companhia!
Em 2009 publiquei um artigo sobre a tirania dos animais domésticos franceses (clique aqui).
Será que chegaremos até lá?
Os dados atuais para a França foram publicados por Le Monde.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Mizia Camargo Ribeiro
Estive em Paris em fevereiro de 2013 e estou quase de malas prontas para voltar. O Conexão-Paris foi de enorme utilidade para quem dispunha de apenas 7 dias e queria ver TUDO, afinal, Paris sempre foi meu sonho de consumo.
O que mais gostei dos franceses é a quantidade e variedade de cachorros passeando com seus donos, ambos sempre educados e dispostos a um bate papo rápido com turista brasileiro que arranha o idioma mas ama cachorros! O mais curioso que percebi foram os senhores de meia idade, mendigos europeus sossegadamente sentados ao chão nas calçadas com lindos cachorros! Um deles, em plena Champs Elysèe tinha um labrador enorme que não se fez de rogado e virou de barriga para cima para receber nosso caloroso carinho brasileiro. Lá se foram 5 euros dados de coração! Se você vai a Paris e gosta (muito) de cachorro, veja os mendigos e seus cães… alguns enrolados em cachecóis, lindos e dóceis. Duvido que você não gaste umas moedinhas em favor da manutenção impecável dos bichinhos!!!!!! Ah, e os franceses são tudo de bom! Basta dizer, Bonjour, je suis brésilienne… Pronto!!!!! Certeza que você será atendido com um sorriso! Mesmo que depois dessas poucas palavras tenha que utilizar mímica para indicar o pedido de ajuda que você precisar!!!!! Estou voltando e voltarei todo ano, enquanto Deus e a política econômica brasileira permitirem!
simone
Lina, eu gostaria de saber se em Paris aceitam animais em transporte público. E se sim, como funciona , cobram taxa, passagem? Há alguma restrição qto à cães de gde porte?
Lina
Simone
O cão pequeno e dentro de uma sacola é aceito no metro.
Cão grande não é aceito no metro, somente no RER trem e ele tem que estar com focinho preso (não sei como se chama isto) e mantido por correia (esqueci também o nome da laisse).
Claro que os cães de cegos são aceitos.
Andréia
Oie Lina, tudo bem? Sou brasileira e estou em Paris a pouco tempo, tenho um cachorrinho da raça maltes, e gostaria de saber se você tem para indicar um hotel para cachorro aqui em Paris, pois preciso viajar e nao tenho com quem deixar. Sera que voce pode me ajudar? Meu coraçao esta apertado, pois nunca fiz isso antes, mas agora vai ser necessario. Ai ai como é dificil! Obrigada desde ja. Beijos, Andréia.
Lina
Andréia
Não conheço, nunca tive animais domésticos. Mas encontrará sem problemas na net. Ou então, pergunte à um veterinário.