Uma das principais obras de arte do Louvre é a Vênus de Milo. Todas as vezes que passo por ela, não posso deixar de pensar na mudança radical e recente do conceito beleza feminina.
Após leitura de artigo do jornal, cheguei à conclusão que pouca mudança houve dos tempos helênicos até o início do século XX. Em dezembro de 1912, Elsie Scheel, 24 anos, foi considerada o protótipo da mulher ideal e selecionada entre 400 estudantes da Universidade de Cornell como o exemplo mais próximo da perfeição física em termos de feminilidade.
Ela tinha os cabelos claros, olhos azuis, pesava 78 quilos e media 1.74m. Na época, o The New York Times comparou suas medidas com as da Vênus de Milo.
A mudança estética radical aconteceu neste último século, quando exatamente não saberia responder.
A artista italiana Anna Utopia tem um trabalho interessante de lipoaspiração (via photoshop) de várias vênus famosas.
Meu olhar já está acostumado com a estética passada e acho as vênus magrinhas de uma tristeza absoluta, mesmo sabendo que se encontrasse as originais hoje na praia iria considerá-las gordinhas.
Fonte: M Style
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
Regina Vasconcelos
Well, eu sempre quis ser magra, desde pequena, antes de saber o que era moda, mas como é duro não comer!
Madá
Concordo com o Marcos, a proporção parece transcender os padrões de beleza ao longo do tempo. A ditadura da magreza é um absurdo. Por outro lado, acho que não dá para colocar no mesmo barco a beleza da Venus de Milo e de outras modelos do século 16. Discordo que “pouca mudança houve dos tempos helênicos até o início do século XX “. Nos tempos helênicos as mulheres tinham músculos definidos naturalmente. Essa Venus de Milo tem uma barriga tanquinho e o que sobrou do seu corpo transmite esse porte de mulher forte que a Vera ressaltou. Até o início do século XX mulheres com esses músculos definidos eram bem distantes do padrão de beleza da época. As madonas de Rafael, por exemplo são bem diferentes. Essa modelo do Poder da Venus também tem uma beleza bem diferente do porte atlético da escultura. Como disse o Marcos, modelos são belas por serem proporcionais.