Declaração de amor Paris e Brasil

As declarações de amor por Paris, de estrangeiros que aqui residem ou gostariam de residir, me faz pensar na questão porque gostamos ou não de morar em um determinado lugar. Por que gosto de morar em Paris? De imediato, eu diria pela qualidade de vida. Esse termo inclui uma infinidade de variáveis e de pontos de vista que mudam de acordo com a nacionalidade, a idade e o sexo da pessoa.

Jardins Champs Élysées

Para mim, brasileira, três vezes avó, gosto de morar em Paris pelo prazer de sair pela cidade sem medo. Isto se chama liberdade. Pelo prazer de caminhar por uma cidade pequena, deslumbrante e quase plana. Pelo amor manifesto dos franceses pela arquitetura, o que gera uma luta constante, e às vezes até exagerada, pela preservação do patrimônio arquitetural. O que gera também uma cidade com vários estratos onde identificamos seu percurso histórico.

Pela oferta cultural inesgotável que obriga moderar a ansiedade ou a obrigatoriedade de tudo ver. Pelo amor dos franceses pela literatura. Paris é uma cidade literária, os livros impressos existem, as pessoas lêem. Pela noção que os parisienses possuem da excelência da cidade. E por isso se dão o direito de criticá-la. Pelo modo de vida francês e todos os seus clichês, a comecar pelos cafés e suas varandas.

Pâtisseries de Cédric Grolet

Pela gastronomia francesa. Pelo cuidado com a qualidade dos alimentos. Pelo domínio do ofício dos chefs franceses e dos maravilhosos pâtissiers. Pelos chocolates quentes, os verdadeiros, com chocolate derretido. Pelos vinhos da Bourgogne e de Bordeaux. Pelo impecável sistema de transporte público, um dos melhores do mundo.

Declaração de amor Paris e Brasil

Outono em Paris

Pelo outono, a primavera, as estações. Pelas flores. Pelo prestigioso concurso anual das cidades floridas. A lista seria longa.

Declaração de amor Paris e Brasil

Ao enumerar a lista das qualidades do país onde mora, o expatriado cria, de maneira automática, a lista das nostalgias. O que nos falta.

Me falta o pão de queijo, a espontaneidade das relações sociais, os amigos de infância, fim de semana com fogão de lenha, goiabada, Ouro Preto, o espírito festivo dos brasileiros, minha língua materna, caminhar pelos jardins do Inhotim, os novos amigos, participar das lutas da mulher brasileira.

Me falta a tão brasileira palavra saudade.

Nostálgica de tudo.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris