Exposição Alaia inspirada na Marquesa Pompadour mostra as peças emblemáticas da coleção Primavera/Verão 1992 do famoso estilista.

No final dos anos 1980, Azzedine Alaia adquiriu um imenso e belo espaço no Marais que se tornou, ao mesmo tempo, atelier e moradia. Como sempre acontece por aqui, o espaço possuía uma história longa de vários séculos. O que mais seduziu o estilista foi o fato de ter comprado, sem saber, o local onde viveu Madame de Pompadour, favorita do rei Louis XV.

Séculos atrás, o terreno tinha sido ocupado pela mansão do Bispo de Beauvais e neste mesmo endereço morou e estudou aquela que mais tarde se tornou a Marquesa de Pompadour. Foi aí que Jeanne Antoinette Poisson – seu verdadeiro nome – recebeu as bases de uma educação social e erudita que a permitirá, mais tarde, ingressar na corte real apesar de não ter origem aristocrática.

Exposição Alaia

Madame Pompadour

Antes mesmo de se instalar no Marais, Alaia já era um grande admirador da Marquesa. Ele a comparava às grandes figuras da história francesa e a considerava um exemplo de elegância. Alaïa viu nessa coincidência, se instalar onde viveu a Pompadour, a confirmação da sua própria vocação de costureiro.

Exposição Alaia

Exposição L’Alchimie secrète d’une collection

A coleção

A coleção Alaia primavera/verão 1992 foi a primeira a ser criada no novo endereço do Marais. Graças à coincidência que tinha acabado de viver, o estilista criou uma série de peças inspiradas na Pompadour e na corte de Versailles. A primavera/verão 1992 de Alaia foi caracterizada por saias longas e estreitas, cortes rigorosos, bordados ingleses acompanhando as bainhas e chamando a atenção para o avesso dos casacos, decotes vertiginosos.

Mês após mês na solidão do seu grande espaço, assentado noites e noites diante da mesa de trabalho, Azzedine Alaia realizou uma coleção que é uma das mais emblemáticas da sua obra. Seu estilo independente é a imagem mesmo da Pompadour, uma mulher que encarnou não somente a liberdade mas também o poder.

Exposição Alaia

Exposição L’Alchimie secrète d’une collection

Associação Azzedine Alaia

Após a morte do grande estilista, a Associação Azzedine Alaia ocupou o local histórico do Marais situado no número 18 da rua Verrerie.

O estilista vivia rodeado por moda, arte, design, arquitetura, música e teatro. Durante anos ele foi um colecionador apaixonado. Para proteger sua obra e sua coleção, Alaia criou a Associação em conjunto com seu companheiro de vida, o pintor Christoph von Weyhe, e a editora Carla Sozzani.

Exposição Alaia

Exposição L’Alchimie secrète d’une collection

Uma das funções da Fundação é de organizar exposições temporárias sobre a história da moda e do design. Como o Marais é um passeio obrigatório, aproveite e empurre a porta da Fundação para ver a exposição L’alchimie secrète d’une collection. Até o dia 6 de janeiro 2019 ela apresenta as principais peças inspiradas na Pompadour.

Exposição L’Alchimie secrète d’une collection na Association Azzedine Alaïa: 18 rue de la Verrerie, 75004 Paris. Até 06 janeiro de 2019, todos os dias da semana de 11:00 as 19:00.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris