Patinetes elétricas invadem Paris. Com a crise do Velib e Autolib novos meios de transporte chegam no mercado.

Em Paris, os chamados meios de “mobilidade compartilhada” estão atravessando uma crise. Os dois principais e antigos projetos, Vélib (bicicleta) e Autolib (carro), estão com os dias contatos. A origem da crise dos dois serviços é nebulosa, prefeitura e concessionários trocam acusações.

Enquanto novas empresas de locação de bikes assinam novos contratos, o que era previsto aconteceu. Outros meios de transportes aproveitam o espaço liberado. O elemento principal da proposta da “mobilidade compartilhada” é: para o deslocamento urbano não se compra mais, se aluga o meio de transporte via celular. E o mais simpático de todos eles é a patinete elétrica. No centro de Paris, onde moro, ela já é um sucesso. Elas passam e repassam e estão seduzindo vasto público. Jovens de bermuda, menos jovens de terno, descontraídos de tênis, elegantes de salto. Já vi de tudo.

Patinete elétrica em Paris

O primeiro a lançar as trottinettes électriques em Paris foi a marca americana Lime. Elas apareceram na praça dia 22 de junho 2018 e os acionários da empresa se chamam Uber, Google etc. Esse nicho deve ser lucrativo.

Aplicativo Lime S

Os utilizadores localizam as patinetes graças ao aplicativo do celular. Basta em seguida capturar o QR Code para que ela funcione. O preço é de 1 euro fixo por utilização mais 15 centavos por minuto. O cálculo do gasto para um trajeto médio é de 2 ou 3 euros. As patinetes são recuperadas no final do dia para serem recarregadas. Elas possuem uma autonomia de 50 km e velocidade máxima de 24 km/h.

Outra empresa, Txfy, promete também colocar outras tantas patinetes elétricas na praça. Vantagem por Txfy, o utilizador poderá usar o app do serviço de chofer privado do mesmo nome.

Paris é a cidade ideal para propostas como essa porque pequena e plana. O centro histórico e turístico e os monumentos a serem vistos e visitados estão concentrados em alguns bairros. Muito mais divertido conhecer Paris de patinete do que circular de metrô no subsolo.

Clique aqui para ler nossos artigos sobre o Vélib.


Patinetes elétricasAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.