Atualização 2018: o Espaço Krajcberg infelizmente está fechado desde o falecimento do artista Frans Krajcberg no dia 15 de novembro de 2017.

Apresentamos o Espaço Krajcberg, um pedacinho do Brasil no coração de Paris.

O Espaço Krajcberg fica situado no 15° distrito da cidade, ao lado da movimentada estação de Montparnasse. Clique aqui e leia nossos artigos sobre a região de Montparnasse.

Espaço Krajcberg, em Paris

Por Juliane Oliveira*

O Espaço Krajcberg é um dos menores museus da capital francesa. Ele expõe em permanência um conjunto de obras do artista Frans Krajcberg, polonês naturalizado brasileiro. Krajcberg completou 96 anos em 2017 e vive atualmente em Nova Viçosa na Bahia. Mas ele viveu muitos anos em Paris onde se encontra o museu, no Chemin du Montparnasse, um impasse charmoso escondido por uma vegetação exuberante.

Krajcberg doou há anos um conjunto de obras à Prefeitura de Paris. E este é o acervo exposto neste endereço discreto, um surpreendente cantinho com um ambiente camponês.

Krajcberg é um artista mundialmente reconhecido. Ele participou da Bienal de São Paulo em 2016 como artista convidado. E se quiserem conhecer outras obras saibam que o Museu do Homem, em Paris, apresenta até o mês de setembro 2017 a exposição Frans Krajcberg: artista em resistência; e que uma de suas obras é exposta no Centro Pompidou – Metz em uma linda exposição intitulada Jardim Infinito, de Giverny à Amazônia.

Inaugurado em 2003, o Espaço Krajcberg é um lugar ativo onde arte e natureza se encontram em projetos engajados na defesa do meio-ambiente. O espaço propõe, também, uma programação cultural diversificada: conferências, shows de música brasileira, projeções de filmes, exposições temporárias além de contar com um grande acervo de livros e catálogos para consulta. O visitante é imerso em três ambientes distintos. O primeiro dedicado à exposição permanente de esculturas e pinturas de Frans Krajcberg. O segundo, uma sala audiovisual que transmite documentários dedicados ao artista. Por fim, uma sala de exposição temporária dedicada aos artistas contemporâneos engajados.

Chemin du Montparnasse

O Chemin du Montparnasse

Impossível apresentar o Espaço Krajcberg sem explicar o que é o “Chemin du Montparnasse” citado acima. Trata-se de um caminho discreto, florido e repleto de árvores, que reúne ateliers de artistas, galerias, os arquivos Yves Klein, a Villa Vassilieff, e o nosso querido Espaço Krajcberg.

Milagrosamente preservado, remanescente do apogeu de artistas de Montparnasse, o Chemin guarda aqui um pouco do espírito boêmio dos loucos anos 1920. Aqui ficava o atelier e a cantina onde a artista russa Marie Vassilieff recebia diariamente grandes artistas modernos.

Entrada do Espaço Krajcberg

Amplas janelas e painéis de madeira de construções que resistem ao tempo, paralelepípedos desconexos, flores, passarinhos, animais domésticos descansam nas sombras das árvores. No Chemin de Montparnasse impera uma forma terna de vida de tempos remotos. Lugar de memória, este caminho é um oásis de paz, uma pérola rara de Paris.

Informações práticas

O Espaço Krajcberg abre de terça à domingo de 14h às 18h. Fecha durante o verão nos meses de julho e agosto e retorna em setembro com uma nova apresentação da coleção permanente.

Siga o Espaço Krajcberg no site www.espacekrajcberg.com

Contato: contact@espacekrajcberg.com


Juliane Oliveira fundou em 2014 o Centre Culturel du Brésil em Paris, onde organizou uma centena de eventos: exposições, conferências, lançamento de livros; mobilizou numerosos artistas relacionados à França e ao Brasil e estabeleceu parcerias com importantes instituições parisienses: Unesco, Mairie de Paris, Casa da América Latina. Titular de um mestrado em Museologia / mediação cultural na École du Louvre, Juliane também administrou o Espace Krajcberg de 2015 a 2017, o que lhe permitiu confirmar suas competências em gestão de uma empresa cultural.


Espaço KrajcbergAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.