Um passeio pela Champanhe em companhia de um sommelier-guia brasileiro apaixonado pela região pode transformar uma simples visita em uma experiência única.

A região de Champagne fica no nordeste da França, a cerca de 150km de Paris. Ela é a região vinícola mais próxima da capital francesa e produz um dos mais conhecidos e consumidos produtos franceses: o champanhe. Segundo dados de 2014, a cada segundo no mundo são abertas 2 garrafas da bebida.

Apesar de outros países – e outras regiões francesas – produzirem vinhos efervescente com a mesma técnica utilizada em Champagne, somente aqueles elaborados na região, com uvas ali cultivadas, podem ser chamados de champanhe. A bebida champanhe é a própria expressão da região Champagne.

Em 04 de julho de 2015, os vinhedos, as maisons de champagne e as caves da região foram inscritas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

passeio pela champanhe

Vinhedos da Champagne

As duas principais cidades da região são Reims e Épernay, consideradas capitais do champanhe e onde ficam as sedes das grandes marcas como Moët & Chandon e Veuve Clicquot. Mas a Champagne não se restringe somente às grandes maisons conhecidas internacionalmente. Muito do charme – e da respeitabilidade – da região está nos pequenos produtores (vignerons) que, com abordagem artesanal e produção limitada, conseguem elaborar champanhes únicos e maravilhosos. São eles que guardam as técnicas e tradições da arte de fazer champanhe.

Devido à fama mundial de seu produto, a Champagne atrai visitantes do mundo inteiro. Pessoas que vão até lá a fim de apreciar suas belas paisagens e, sobretudo, degustar sua bebida. Mas, uma coisa é visitar a região por conta própria e outra bem diferente visitá-la na companhia de um expert. A fim de proporcionar uma experiência mais completa, profunda e interessante da região, o Conexão Paris e o Minha Viagem Paris, junto com o sommelier brasileiro apaixonado pela região, Luiz Batistello, oferecem um tour guiado excepcional pela Champagne.

O tour guiado

O tour guiado é um passeio privativo de carro que sai e volta a Paris e possui vários momentos especiais.

Durante o passeio você vai aprender sobre:

  • o método de produção do champanhe;
  • a história e as características da região que a tornam tão única e especial;
  • seus grandes personagens, como Madame Clicquot e o monge beneditino Dom Pérignon.
passeio pela champanhe

O monge beneditino Dom Pérignon

Você irá conhecer duas grandes maisons (Veuve Clicquot, Moët & Chandon, Taittinger ou G.H. Mumm) e suas caves históricas, onde a degustação será feita. A fim de ter a experiência completa da Champagne, essas visitas podem ser previamente alteradas e incluir também um dos pequenos produtores que mencionamos anteriormente. Dessa forma será possível ter duas experiências distintas – porém igualmente incríveis – e comparar as diferentes abordagens na produção do champanhe (larga escala X artesanal) e na recepção dos visitantes.

passeio pela champanhe

Caves de champanhe em Champagne

Outro ponto alto do passeio é a caminhada em meio aos vinhedos que existem entre os pequenos vilarejos da região,. Nesse momento, o Luiz abre uma garrafa de champanhe para degustação in loco.

passeio pela champanhe

Os vinhedos entre os pequenos vilarejos da Champagne

Não menos importante é a visita à Catedral de Reims, que nos deslumbra com seus vitrais. A catedral, onde os reis franceses eram coroados, é um dos monumentos mais importantes da França e uma das jóias da arquitetura gótica francesa. Durante a visita não deixe de reparar no simpático anjo sorridente (talvez um pouco embriagado de champanhe?).

passeio pela champanhe

Catedral de Reims (foto: Dan Dickinson no Flickr)

Para mais informações sobre o tour guiado pela Champagne, envie um email para ola@conexaoparis.com.br


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.