Museu Gustave Moreau em Paris: pequeno e fascinante. Uma grande descoberta.

Antes de mais nada, saiba que você terá um desconto na compra do ticket para este museu se apresentar o ticket da visita do Museu Orsay ou da Ópera Garnier. Proposta válida somente se o ticket for apresentado nos 8 dias seguintes à primeira visita. O inverso é também válido. Você beneficia de descontos no Orsay e na Ópera se apresentar o ticket do Moreau dentro do prazo de 8 dias.

Museu Gustave Moreau

Na sua morte, Moreau legou ao estado francês sua residência/atelier com tudo dentro. Ela se encontra no 9° distrito de Paris, bairro que se tornou nos últimos anos um dos mais interessantes da cidade.

Museu Gustave Moreau. Aulas de desenho

Toda a obra do artista está aí exposta. Pinturas e desenhos, prontos ou inacabados, tudo está ao alcance do público. Além de quadros suspensos nas paredes ou apresentados em cavaletes, encontramos móveis/arquivos com os desenhos inacabados. Seguir o processo de criatividade do pintor é uma aula de pintura para os alunos de belas artes. Durante minha visita, vários jovens trabalhavam diante dos arquivos de Moreau.

Museu Gustave Moreau

Quem foi Moreau?

Gustave Moreau nasceu em 1826 e teve uma sólida educação clássica. Ele estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Mais tarde se tornou professor da mesma escola e teve Matisse entre seus alunos. Sua pintura é difícil de ser definida. Moreau nunca “coube” em nenhuma corrente. No final, ficou conhecido como eclético. Ele foi acadêmico, romântico, simbolista, figurativo, precursor do abstrato… Moreau tinha seu estilo.

Museu Gustave Moreau

Seu objetivo era reproduzir, através da pintura e do desenho, as aspirações dos sonhos. A pintura para ela era o reflexo das emoções e da imaginação, longe do real e do vivido.

Antes de morrer, Moreau decidiu transformar sua residência em museu. Para isso mandou construir dois imensos estúdios onde pudesse apresentar sua obra. Eles ocupam os dois últimos andares da casa e são impressionantes.

Museu Gustave Moreau

E os dois primeiro andares da casa foram transformados, por Moreau, em um “relato de vida”. Aí encontramos lembranças da sua infância e das suas viagens à Itália, objetos que pertenceram aos pais e obras que executou jovem ainda. Entre elas muitas cópias de quadros famosos do Louvre ou dos museus italianos. Podemos passar horas admirando as salas do apartamento entupidas de móveis, bibelôs, peças raras, obras de pintores famosos.

O que mais me impressionou foram os grandes formatos pendurados nas paredes do atelier. Algumas obras estão inacabadas. O artista as deixou propositalmente assim? Ele quis mostrar o seu processo de criatividade ou considerava o quadro pronto para ser exibido? O mistério que envolve os quadros os tornam fascinantes.

Musée Gustave Moreau, 14 rue de La Rochefoucauld 75009 Paris. Aberto todos os dias menos nas terças. Segunda, quarta e quinta 10h/12h45 e 14h/17h. Sexta, sábado e domingo 10h/17h sem interrupção. Fechado dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 dezembro.


Museu Gustave Moreau

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris