Museu Gustave Moreau em Paris: pequeno e fascinante. Uma grande descoberta.

Antes de mais nada, saiba que você terá um desconto na compra do ticket para este museu se apresentar o ticket da visita do Museu Orsay ou da Ópera Garnier. Proposta válida somente se o ticket for apresentado nos 8 dias seguintes à primeira visita. O inverso é também válido. Você beneficia de descontos no Orsay e na Ópera se apresentar o ticket do Moreau dentro do prazo de 8 dias.

Museu Gustave Moreau

Na sua morte, Moreau legou ao estado francês sua residência/atelier com tudo dentro. Ela se encontra no 9° distrito de Paris, bairro que se tornou nos últimos anos um dos mais interessantes da cidade.

Museu Gustave Moreau. Aulas de desenho

Toda a obra do artista está aí exposta. Pinturas e desenhos, prontos ou inacabados, tudo está ao alcance do público. Além de quadros suspensos nas paredes ou apresentados em cavaletes, encontramos móveis/arquivos com os desenhos inacabados. Seguir o processo de criatividade do pintor é uma aula de pintura para os alunos de belas artes. Durante minha visita, vários jovens trabalhavam diante dos arquivos de Moreau.

Museu Gustave Moreau

Quem foi Moreau?

Gustave Moreau nasceu em 1826 e teve uma sólida educação clássica. Ele estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Mais tarde se tornou professor da mesma escola e teve Matisse entre seus alunos. Sua pintura é difícil de ser definida. Moreau nunca “coube” em nenhuma corrente. No final, ficou conhecido como eclético. Ele foi acadêmico, romântico, simbolista, figurativo, precursor do abstrato… Moreau tinha seu estilo.

Museu Gustave Moreau

Seu objetivo era reproduzir, através da pintura e do desenho, as aspirações dos sonhos. A pintura para ela era o reflexo das emoções e da imaginação, longe do real e do vivido.

Antes de morrer, Moreau decidiu transformar sua residência em museu. Para isso mandou construir dois imensos estúdios onde pudesse apresentar sua obra. Eles ocupam os dois últimos andares da casa e são impressionantes.

Museu Gustave Moreau

E os dois primeiro andares da casa foram transformados, por Moreau, em um “relato de vida”. Aí encontramos lembranças da sua infância e das suas viagens à Itália, objetos que pertenceram aos pais e obras que executou jovem ainda. Entre elas muitas cópias de quadros famosos do Louvre ou dos museus italianos. Podemos passar horas admirando as salas do apartamento entupidas de móveis, bibelôs, peças raras, obras de pintores famosos.

O que mais me impressionou foram os grandes formatos pendurados nas paredes do atelier. Algumas obras estão inacabadas. O artista as deixou propositalmente assim? Ele quis mostrar o seu processo de criatividade ou considerava o quadro pronto para ser exibido? O mistério que envolve os quadros os tornam fascinantes.

Musée Gustave Moreau, 14 rue de La Rochefoucauld 75009 Paris. Aberto todos os dias menos nas terças. Segunda, quarta e quinta 10h/12h45 e 14h/17h. Sexta, sábado e domingo 10h/17h sem interrupção. Fechado dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 dezembro.


Museu Gustave Moreau

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.