As mídias francesa e internacional comentam o recente presente – que alguns consideram envenenado – oferecido pelo artista Jeff Koons à cidade de Paris.

A idéia de oferecer uma obra de Jeff Koons partiu da embaixatriz dos Estados Unidos na França, Jane D. Hartley. Esta diplomata americana, nomeada em Paris por Obama, propos à Koons realizar uma obra que seria um presente simbólico à França, em luto após os atentados. Foi esta mesma diplomata que inaugurou, em 2014, a ruidosa exposição Koons do Centre Pompidou.

Jeff Koons

Jeff Koos, Tulips.

Koons vai oferecer à Paris uma obra inspirada no seu “Buquê de Tulipas” acima.

Jeff Koons

Jeff Koons, obra em execução

A versão francesa será uma obra monumental, com 11 metros de altura, o buquê mantido por uma mão hiper realista. A obra está atualmente em execução na Alemanha.

Quem pagará a nota fiscal de 3.2 milhões de dólares? Um apelo aos mecenas internacionais já está em andamento.

Onde ficará esta obra? O local escolhido fica em um dos bairros mais elitistas, emblemáticos e bonitos da cidade: entre o Palais de Tokyo e o Museu de Arte Moderna, diante do Palais Galliera e diante da torre Eiffel que se encontra do outro lado do Sena.

Nos perguntamos se o arquiteto dos Bâtiments de France dará seu acordo e qual será sua reação diante desta intervenção urbana “estridente”.

De acordo com o site Hyperallergic, os franceses, que já suportam a ameaça terrorista, terão que suportar, também, este presente.

Jeff Koons

Estátua da Liberdade. Wikipedia

O buquê de tulipas é uma referência à mão da Estátua de Liberdade segurando a tocha, um presente da França aos americanos. A obra seria um retorno de gentilezas.

Além da exposição do Centre Pompidou, Koons foi exposto também no Castelo de Versailles. As obras inseridas neste contexto altamente histórico chocou os habitantes da cidade de Versailles, o Círculo de Amigos do Castelo de Versailles e quase que a França inteira.

Seguimos de perto a questão e publicamos alguns artigos sobre a polêmica escolha de abrir Versailles à arte contemporânea (leia aqui).

Por isso, imaginamos que esta nova proposta não será muito bem recebida.

Leia aqui o artigo publicado por Figaro.fr.


Jeff KoonsAcesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris