Anne Hidalgo, a prefeita de Paris, continua firme e forte na sua cruzada para tornar a cidade mais voltada para os pedestres e as bicicletas.

Em 2015, no dia 27 de setembro, a prefeitura fez, pela primeira vez, o “Dia sem carro” (Journée sans voiture) no qual os veículos particulares foram impedidos de circular em várias áreas centrais de Paris.

A avenida Champs Élysées no "Dia sem carro" de 2015

A avenida Champs Élysées no “Dia sem carro” de 2015

Os objetivos principais do evento foram: 1) educar os moradores sobre a necessidade de mudar o comportamento em relação ao uso do carro, 2) mostrar que as cidades podem e devem criar situações concretas de luta contra as poluições sonora e do ar causadas pelo trânsito.

Segundo dados oficiais, foram 25% menos carros em circulação e uma utilização record da Vélib’ – as bicicletas públicas – com um aluguel a cada 2 segundos. As consequências positivas foram enormes: baixa de 20 a 40% nos níveis de poluição, baixa de cerca de 3 decibéis nos níveis de barulho e mais áreas liberadas para a população local e os turistas se divertirem e praticarem esportes.

_A1A1193

A rue de Rivoli no “Dia sem carro” de 2015

Com o sucesso desse primeiro “Dia sem carro”, a experiência se repetira no próximo domingo, dia 25 de setembro de 11:00 às 18:00, porém bem ampliada. O perímetro interditado aos carros será 5 vezes maior que o do ano passado. Serão 650km de vias englobando quase 38km² de área, o que representa 45% da superfície de Paris. Veja o mapa aqui. Ao longo de várias delas acontecerão eventos, oficinas e animações.

O espírito do evento é eco-cidadão, educativo, participativo e festivo. Ele enfatiza questões de mobilidade urbana, a luta contra a poluição e a recuperação do espaço público pelas pessoas. Tudo que pode tornar a vida nas grandes cidades mais agradável e menos estressante. Aproveite o dia para flanar despreocupadamente por Paris usando nosso guia Cinco Roteiros em Quatro Dias.

Táxis, ônibus públicos e veículos de serviços poderão circular em todas as áreas da cidade porém em velocidade máxima de 20km/h.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris