O Museu Orsay figura na lista dos principais e imperdíveis museus de Paris tanto pela sua arquitetura como pelo seu acervo. Ele exibe as maravilhosas obras de arte executadas de 1848 até 1914.

Durante anos a atração principal do Museu Orsay foram os artistas Degas, Manet, Cézanne, Monet, Renoir, Sisley, Pissarro… que revolucionaram a história da arte no final do século XIX.

museu d'orsay

Spetaculaire Seconde Empire, Madame Moitessierm, J.A.D.Ingres

Mas, para festejar seus 30 anos, o Orsay deseja chamar a atenção do seu público para uma outra corrente artística que até pouco tempo atrás era considerada decadente. Seus pintores receberam o apelido de “pompiers“, bombeiros, e suas obras eram consideradas pomposas e arrogantes.

museu d'orsay

Naissance de Vénus, Alexandre Cabanel

A exposição se chama Spectaculaire Second Empire, 1852-1870. Durante anos este período foi considerado superficial, falso, baseado nas aparências. A exposição mostra que o segundo império foi uma época de crise, certo, mas também de properidade, riqueza, euforia econômica e festa. Um período de transição entre novos e antigos costumes, novas e antigas estéticas. Para celebrar seus 30 anos, Orsay deseja reabilitar uma época brilhante.

Não deixe de ver o Espetacular Segundo Império e, se possível, participe também dos eventos em torno da exposição.

museu d'orsay

Baile do século XIX

Um deles é excelente e se chama On Danse, Dancemos.

Os bailes fizeram parte da vida festiva do Segundo Império e Orsay propõe recriar a atmosfera desta época. O programa oferece dois bailes. O primeiro Polka, inspirado nas festas populares nas margens do rio Marne, afluente do Sena, e o segundo, carnaval, inspirado na famosa festa de Carnaval da Opera Garnier.

  • Primeiro baile: Polka, dia 16 de outubro 2016

. manhã – 11h até 12h15 – curso de quadrilha ou polka

. tarde – 14h até 17h – baile no suntuoso salão de festas do museu

Como se vestir:

. para as mulheres, vestido ou saia longa, ampla e fluida. Se possível, tenha detalhes como leque, lenço, colares de pérolas, cabelos presos; para os homens, pelo menos um par de luvas brancas.

Preço: 25 euros, incluindo o curso de dança, o baile e a visita da exposição e das coleções permanentes. Não é obrigado fazer o curso da manhã para participar do baile à tarde.

Entre o curso de polka e o baile, uma opção seria almoçar no restaurante do Orsay que oferece, neste dia, um menu inspirado no Segundo Império. Preço: 25 euros.

  • Segundo baile: Carnaval, dia 13 de novembro 2016

. manhã – 11h até 12h15 – curso de danças do Segundo Império

. tarde – 14h até 17h – baile no Salão de Bailes do museu.

Vista-se como para o primeiro baile e, se quiser, almoce entre 12h15 e 14h no restaurante do museu. O preço do menu é o mesmo.

Compre seus tickets clicando aqui.

Ingressos e visita guiada

Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu Orsay, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso (clique aqui).

Se você quiser fazer uma visita guiada ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui para mais informações.

Leia também:


museu orsayNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.