Villa Médicis. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Villa Médicis. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Poucos sabem, mas qualquer pessoa pode se hospedar na Villa Médicis em Roma.

O que é a Villa Médicis?

Seu nome completo é Académie de France à Rome – Villa Médicis e trata-se de um palácio do Renascimento italiano que foi residência do Cardeal Ferdinand de Médicis à partir de 1576. Grande colecionador e mecenas, Ferdinand transformou a Villa em um suntuoso palácio digno da ilustre família.

Villa Médicis. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Villa Médicis. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Na fachada do jardim ele criou uma decoração magnífica com esculturas em bas-reliefs, verdadeira demonstração de cultura e erudição. Toda a decoração interior ficou a cargo de Jacopo Zucchi e nos apartamentos do Cardeal o artista pintou um impressionante horóscopo que previa um destino real ao Cardeal. Villa Médicis está cercada por um belo jardim repleto de obras de arte.

(Um detalhe, em 2015, o jardim da Academia ganhou o concurso do “Mais Bonito Parque da Itália” na categoria jardim público.)

Jardins da Villa Médicis. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Jardins da Villa Médicis. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Em 1803, o palácio foi cedido à França e de residência privada ele se tornou sede de uma Academia destinada a acolher jovens artistas franceses que aí moram e trabalham em comunidade. Nesta época, o palácio foi adaptado para receber os artistas e várias peças foram tranformadas em ateliers, com grandes janelas de vidro no teto.

Vários artistas famosos moraram na Villa Médicis, entre eles, Ingres, Berlioz, Carpeaux, Debussy e inúmeros artistas e historiadores da arte contemporâneos.

Ela hoje é aberta à todos os campos da criação artística, da história e da teoria das artes assim como da restauração de obras de arte.

Situado no centro de Roma, além de receber artistas, a vida da Villa Médicis se organiza também em torno de manifestações culturais como concertos, exposições e colóquios.

A partir de 2011 o palácio abre, discretamente, alguns dos seus quartos ao público em geral.

Quarto histórico da Villa Médicis

Quarto histórico da Villa Médicis

Ela oferece três tipos de quartos:

. quartos históricos correspondentes aos antigos apartamentos dos Médicis. Eles possuem obras de Jacopo Zucchi assim como muros e mobiliário criados pelo artista Balthus nos anos 1960. Com vista para a cidade de Roma ou sobre os jardins da Villa Médicis, estes quartos possuem 70 m², são confortáveis, possuem cama de casal e banheiro com banheira.

. quartos clássicos, antigos quartos dos pensionistas acessíveis por uma passarela de madeira, com vista para os jardins ou para o convento Trinité des Monts. Eles possuem 40 m², são confortáveis e possuem cama de casal situada no mezanino e um banheiro com ducha.

. outros quartos menores, de 20 m², mas igualmente confortáveis com cama de casal e banheiro com ducha.

Como reservar?

O pedido de reserva deve ser feito no mínimo com quatro meses de antecidência. A reserva é efetuado unicamente por email, de segunda à terça através do endereço: standard@villamedici.it, indicando o tipo de quarto que deseja e as datas da reserva. Villa Médicis tentará te responder em 48 horas.

Mas atenção, a Villa Médicis não possui elevador, os quartos históricos são acessíveis por uma escada de pedra e os quartos de 40 m² são acessíveis à partir de uma passarela de madeira que se encontra no quarto andar da fachada do palácio. Um luxo quase monacal para uma estadia em um dos endereços mais bonitos da cidade.

E os preços?

O site é extremamente discreto e não apresenta preços. Um amigo bem informado me contou que eles estão entre 225 e 350 euros. Uma recepção fica aberta das 8h até 23h. Cada hóspede deve carregar sua mala até seu quarto.

Vista de Roma. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Vista de Roma. Jean Pierre Dalbéra no Flickr

Além da sua localização e da sua beleza, a Villa Médicis oferece aos seus hóspedes uma bela vista de Roma.

Clique aqui: no site da Académie de France à Rome você encontrará informações completas.

Académie de France à Rome – Villa Médicis – Viale Trinità dei Monti, 1 00187 Roma

Como ir de Paris até Roma

  • Trem: a duração e valores da viagem podem variar dependendo da hora, data e época do ano. Saindo da estação Montparnasse é possível fazer Paris/Roma em 11h25, verifique as baldeações. Preços a partir de 157 euros. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Avião: a viagem de avião dura 2h05 e custa cerca de 434 euros. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Carro: a viagem é longa, dura cerca de 13h, mas é possível passar por cidades como Genebra e Milão, além de atravessar o incrível Mont Blac . Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e Itália aqui.
  • Ônibus: essa é a opção mais barata. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

MinhaViagemParis1No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris