Por Fernanda Hinke, apaixonada por street art e pelos roteiros que revelam os segredos de Belleville e Ménilmontant

Se você passear pelas áreas hipsters de Paris, os bairros Belleville e Ménilmontant, e tiver os olhos bem abertos, verá nos muros as colagens do artista francês Philippe Hérard.

Street art. Philippe

Street art. Philippe Hérard

O artista mora em Belleville e desde 2009 cola nos muros do bairro seus personagens chamados Gugusses. Gugusse é uma gíria francesa usada para designar o personagem cômico dos circos, o pallhaço. Mais tarde a palavra adotou o sentido de pessoa ingênua.

Os Gugusses de Philippe interpretam as questões sociais e chamam a atenção para as dores e os sofrimentos da sociedade contemporânea.

Como na arte parietal, quando os homens descreviam o vivido desenhando nas paredes das cavernas, Philippe aproveita das saliências, buracos, curvas, enfim, da geografia do muro para criar seus desenhos.

Seus personagens ingênuos e frágeis estão no centro de situações absurdas, obscuras e desconfortáveis.

O artista não nomeia suas obras deixando o expectador livre para interpretar como quiser. Mas certos ícones nos conduzem onde o artista deseja chegar.

Street art. Philippe

Street art. Philippe Hérard

Ele trabalha por séries, cada uma seu ícone. As bóias representariam a crise dos refugiados?

O planeta coberto de jornais, o mundo globalizado e a dificuldade de absorver tanta informação?

Street art. Philippe Hérard

Street art. Philippe Hérard

E nesta última série, a representação dos sem abrigo, daqueles que dormem sobre camadas de papelão?

A técnica utilizada é a colagem com água, cola e farinha. Em seguida ele incrementa o desenho com pinceladas de tintas e símbolos feitos com carvão.

A arte urbana é efêmera e essa é a essência desta forma de expressão. Algumas das obras de Philippe podem ser encontradas em galerias parisienses.

O artista participa do evento Portes Ouvertes des Ateliers de Belleville. Durante quatro dias os artistas de Belleville abrem as portas dos seus ateliers para o público. Quando: dias 13, 14, 15 e 16 de maio. Entrada gratuita. Mais infos: ateliers-artistes-belleville.fr/les-portes-ouvertes

Site do artista: phherard.wix.com/philippeherard

Clique aqui para descobrir o roteiro de street art pelas ruas de Belleville proposto pela Fernanda Hinke. Ela também faz vários passeios de bicicleta por Paris, clique aqui.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.