A exposição Fashion Forward em cartaz no Arts Décoratifs cobre 300 anos de moda e apresenta cerca de 300 peças de vestuário. Ela começa lá em 1715, com o robe volante, e termina hoje, 2016, com o vestido em moletom, meio streetwear meio alta-costura chique, da grife Vêtements, a nova queridinha do mundo da moda.
O 1° vestido da exposição, o robe volante de 1715.
Sempre foi dito que a moda é reflexo do período onde foi feita e isso é evidente na exposição – não só em termos sociológicos mas também em termos tecnológicos. O avanço das tecelagens, fábricas e meios de produção de tecidos e roupas transformaram e influenciaram a moda tanto quanto a evolução dos hábitos, costumes e valores da sociedade.
Avanços tecnológicos e mudanças nos costumes e valores da sociedade influenciam a moda e são representados por ela.
A partir do pós-modernismo o mundo “perdeu um pouco o chão” e a moda passou a se referenciar não somente no presente mas também no passado (John Galliano, Vivienne Westwood), não somente na beleza como também na “feiúra” (Prada, Rick Owens), não somente na tentativa de deixar o corpo mais atraente e sexy mas também de deformá-lo (Comme des Garçons).
Vestido da icônica coleção “Lumps and Bumps” da marca Comme des Garçons.
E moda é arte para estar no museu?
Moda faz parte das artes aplicadas e é 100% comercial e efêmera (hoje em dia com as grandes cadeias fast fashion podemos dizer que ela é descartável). Ela não guarda um valor de mercado absoluto assim como uma pintura de Monet mas, assim como ela, pode representar, questionar e fazer pensar sobre o espírito do seu tempo. Além disso o seu impacto no dia a dia é amplo e imediato.
O vestido (bordeaux, de capuz) da grife Vêtements é a peça mais recente da exposição. A Vêtements vem quebrando alguns paradigmas do mundo da moda com sua estética streetwear anti-luxo e filosofia anti-tendência onde o foco é na roupa e não na moda. Vem daí o nome da marca,”vêtement” significa “roupa” em francês.
Vendo a última parte da exposição (mais ou menos a partir dos anos 1940) onde os estilos parecem evoluir e se sobrepujar em uma maior velocidade, me lembrei de uma frase de Oscar Wilde: “A moda é uma forma de feiúra tão insuportável que temos que mudá-la a cada seis meses”. Talvez não seja a moda e sim a sociedade que ela representa.
Fashion Forward – 3 Siècles de Mode, em cartaz no Les Arts Décoratifs até o dia 14/08/2016. Preço do ingresso: 15€.
Les Arts Décoratifs: 107 rue de Rivoli, 75001. Metrô Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 ou 7.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Maria Guadalupe da Roza Maciel
Para comprar ingressos para a Exposição pode ser lá no momento mesmo? Ou curamos por aqui?
Rodrigo Lavalle
Maria, compre lá mesmo ou nas lojas FNAC em Paris.
Abraços.
MonicaSA
Obrigada Conexão Paris por mais uma excelente dica. A exposição faz uma promenade no mundo da moda.
Mariem Teixeira
Está dito, sim. Vai até 14/08/2016 e o preço do ingresso é de 15euros.
Tatiana
Faltou informar até quando vai a exposição. As datas!!!
Rodrigo Lavalle
Tatiana, a informação foi acrescentada.
Cecília Lima
Uma sugestao: quando vcs fizerem matéria sobre exposicoes poderiam colocar o período em que as mesmas ficam em cartaz! Que tal? Obrigada e, a propósito, gosto muito do Conexão!
Rodrigo Lavalle
Cecília, a informação foi acrescentada.