As porcelanas da Manufacture de Sèvres foram criadas em 1740 à pedido de Madame de Pompadour, favorita do rei Louis 15. No início o local era um pequeno atelier de cerâmica instalado no castelo de Vincennes.

Mais tarde ele foi transferido para a cidade de Sèvres e suas porcelanas ficaram conhecidas em toda a Europa. No século 19, a Manufacture de Sèvres se tornou também o primeiro museu dedicado somente à porcelana.

Loja da Manufacture de Sèvres em Paris

Loja da Manufacture de Sèvres em Paris

Em Paris, temos uma pequena loja da Sèvres no centro da cidade, quase em frente ao Louvre.

Para aqueles que gostam de objetos design ou mesmo para aqueles que procuram um presente ou uma lembrança da viagem, vale a pena conhecê-la.

Sèvres reedita peças antigas e históricas, as mais famosas ou ícones do seu acervo.

Bol/seio criado para Maria Antonieta

Bol/seio criado para Maria Antonieta

Como por exemplo o famoso bol/seio criado para Marie Antoinette, à pedido de Louis 16. Neles a rainha bebia leite no seu castelo de Rambouillet. Diz a lenda que a forma do bol foi feita a partir de um molde do seio real. Este objeto fascina pelo seu duplo aspecto, erótico e humorístico.

O bol/seio fica pousado em um tripé ornamentado com a cabeça de um bode, animal preferido de Marie Antoinette. Ele está à venda na botique de Paris.

Bol do aparelho Sen de

Bol do aparelho Sen de Antoine Boudin

Bol/seio contemporâneo

Bol/seio contemporâneo

A Manufacture de Sèvres dedica também um grande espaço à arte contemporânea e possui várias parcerias com os maiores designers e artistas atuais. Em 2011 Sèvres convidou o designer Antoine Boudin para criar um aparelho de chá e café e ele imaginou a coleção Sen, inspirado na forma do bol/seio. O bol da coleção Sen, se mantém de pé graças ao bico do seio que se encaixa no pires.

Coupe de champagne moldadas no seio de Kate Moss

Coupe de champagne moldadas no seio de Kate Moss

A influência do bol/seio de Sèvres está também presente no evento people da coupe de champagne moldada no seio de Kate Moss. A idéia veio da artista Jane MacAdam Freud, filha do pintor Lucian Freud e bisneta de Sigmundo Freud. Se inspirando no passado, Jane propôs à top model a “honra” de seguir os passos daquela que Sofia Coppola transformou em rainha do luxo e da festa. Esta coupe foi realizada para o 34 Restaurant, um endereço hype de Londres na ocasião do 40º aniversário da modelo e foi inaugurada com champagne Dom Pérignon de 1998.

Entrem na loja da Manufacture de Sèvres, vale a pena conhecê-la.

Manufacture de Sèvres: 4 place André Malraux, 75001 Paris. Metrô Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 ou 7.

MinhaViagemParis1Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.