Rua Cortot, onde está o Museu de Montmartre

Rua Cortot, onde está o Museu de Montmartre

Moro em Paris desde 1983 e domingo passado visitei pela primeira vez o Museu de Montmartre. Tinha informações sobre seu acervo e nunca senti a necessidade de liberar tempo para vê-lo.

O conheci graças à um amigo que, aproveitando o dia ensolarado, nos propôs um circuito cultural que começou em Montmartre e teve ponto final no Jardin des Tuileries.

Jardins do Museu de Montmartre

Jardins do Museu de Montmartre

Fiquei fascinada pelo museu. Ele se esconde em uma ruela de Montmartre, perto dos endereços ícones do bairro como o vinhedo, a Maison Rose e o antigo cabaré Lapin Agile. Mas atenção, vale a pena conhecê-lo sobretudo durante as exposições temporárias. Nestes momentos o público tem acesso ao conjunto de todos os prédios integrados ao museu.

O que é o Museu de Montmartre

Museu Montmartre. Acervo

Museu Montmartre. Acervo

O museu é a reunião de várias casas, ateliês e jardins onde, séculos passados, moraram e trabalharam artistas de renome: Renoir, Maurice Utrillo, Suzanne Valadon, André Utter, Émile Bernard, Raoul Dufy…

O acervo do museu ocupa uma destas casas – Maison du Bel Air – onde encontramos alguns quadros, posteres e desenhos de Toulouse Lautrec, Modigliani, Valadon, Utrillo, Kupka. Este acervo nos revela parte da antiga efervescência artística de Montmartre, da sua vida noturna com seus famosos cabarés e do aparecimento do French Cancan. Montmartre foi, e é ainda, uma das áreas mais festivas da cidade.

Musée de Montmartre. Hôtel Del

Musée de Montmartre. Hôtel Demarne

Outra casa chamada Hôtel Demarne é ocupada pelas exposições temporárias e pelo apartamento-atelier de Valadon e Utrillo. O que o Museu de Montmartre possui de mais interessante é a visita do local onde trabalharam e moraram a pintora Suzanne Valadon e seu filho Utrillo. Valadon é famosa por ser uma das primeiras mulheres pintoras. Quanto à Utrillo, ele é o grande pintor de Montmartre e nos legou várias obras que retratam o bairro. O atelier é a grande janela do último andar, à direita da foto acima.

Atelier Valadon Utillo

Atelier Valadon Utillo

Atelier Valadon Utrillo

Atelier Valadon Utrillo

A reconstituição de ateliers nos mergulha no espaço de inspiração e de trabalho dos artistas. A luz, a vista da janela, os objetos de decoração e do cotidiano nos revelam segredos.

Atelier Valadon Utrillo

Atelier Valadon Utrillo

Apartamento Valadon Utrillo

Apartamento Valadon Utrillo

Mãe e filho trabalhavam neste atelier colado em um pequeno apartamento onde viviam. Uma das salas guarda a mesma decoração e nela encontramos a inspiração de vários quadros de Valadon.

Neste mesmo apartamento viveram escritores e pintores, entre eles Émile Bernard, companheiro de Gauguin, e Raoul Dufy.

Os jardins de Renoir

Os jardins de Renoir

Para completar o espírito campestre e romântico, o museu restaurou os Jardins de Renoir em memória ao pintor Auguste Renoir que aí viveu entre 1875 e 1977. Renoir, durante os anos em que morou neste endereço, pintou o Baile do Moinho La Galette e O Balanço do Jardim da rua Corot. Balanço que se encontra no mesmo lugar.

Musée de Montmartre e o balanço de Renoir

Musée de Montmartre e o balanço de Renoir

Estes jardins com bancos, mesas e cadeiras tornam a visita do museu extremamente agradável. Não nos sentimos em espaço público e oficial e sim na casa de campo de amigos. Os visitantes se instalam para tomar sol, fazer piquenique e conversar. A visita do acervo e das exposições temporárias é livre, podemos tirar fotos, filmar, nos aproximarmos das obras. Não somos vigiados como em todos os outros museus. Mais uma vez, nos sentimos como se estivéssemos na casa de amigos admirando a decoração com seus quadros e bibelôs.

Para completar, dos jardins podemos ver o vinhedo de Montmartre e, ao longe, a planície norte de Paris.

Musée de Montmartre, 12 rue Cortot, 75018, Paris. Museu aberto todos os dias, o ano todo, das 10h às 18h. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro o museu abre das 11.30h até 17.15h. Na primavera e verão aberto das 10h até 19h.

As próximas exposições temporárias são: Artistas à Montmartre, de Steinlen à Satie, de 15 de abril 2016 até 25 setembro 2016. Bernard Buffet do dia 20 de outubro 2016 até 6 de março de 2017.

capa

O guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’ é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no nosso site Minha Viagem a Paris. Acesse para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.