Barbie de Museu Arts Décoratifs de Paris

Barbie de Museu Arts Décoratifs de Paris

O museu des Arts Décoratifs, conhecido pela sua coleção de brinquedos, design, moda e publicidade foi o local escolhido para nos explicar o sucesso da Barbie. Esta boneca, ícone da cultura pop, se inscreve na história cultural e social dos séculos 20 e 21. Barbie, além de ser um brinquedo, é o reflexo de uma época e encarna, antes de adotar uma dimensão mais universal, o American way of life.

. Quem é a Barbie 

Barbie é um brinquedo, um suporte à disposição da imaginação da criança. Mas Barbie é mais do que um brinquedo. Ela é um personagem. Seu fabricante Matell soube criar, em torno de uma simples bonequinha, uma comunicação de star internacional. Durante mais de 50 anos, a empresa relatou – e relata ainda – a história de uma jovem mulher livre, solteira, independente e colada no seu tempo. O que explica sua longevidade no mercado internacional.

Barbie foi a primeira boneca americana a representar uma mulher adulta e não um bebê. Ela foi inspirada na boneca suiça Lilli, que existia já em 1956.

Barbie e

Barbie e Baine

. Barbie e sua rede social

Barbie não vive sozinha, ela possui uma rede social importante: amigos, amigas, namorados. E uma família com irmãos e irmãs e prima. Para atender as expectativas do jovem público que reclamava um companheiro para a Barbie, Mattel cria um boneco. O primeiro foi Ken, lançado em 1961. Ele será simplesmente seu companheiro, um acessório necessário para a criação de histórias sentimentais. A figura masculina de Mattel está longe da imagem dominante do homem como personagem central. Aliás, Barbie abandona Ken por Baine, em 2004, um belo australiano.

Barbie e Ken

Barbie e Ken

Mas em 2011, Ken modificado e modernizado, reconquista Barbie. Na vida da Barbie, os homens são um acessório.

. Barbie universal

Barbie representa um corpo filiforme, com pele branca, cabelos louros e olhos azuis. Mas Mattel tentou, durante anos, refletir a diversidade da beleza. Desde os anos 1960, as amigas da Barbie possuem outras cores de pele.

Barbie negra e Barbie loura

Barbie negra e Barbie loura

Em 1968, durante as lutas inter-raciais, Mattel propôs uma boneca afro-americana.

Barbie universal

Barbie universal

Recentemente, com a linha Fashionista, Barbie passou a ter 14 rostos diferentes, 8 cores de pele, 18 cores de olhos, 4 silhuetas e 23 cores de cabelos.

Barbie e a evolução do trabalho feminino

Barbie e a evolução do trabalho feminino

. Barbie e a vida profissional

As diversas profissões da Barbie refletem a evolução do mercado de trabalho feminino do século 20 até hoje. No início dos anos 1960 ela foi enfermeira, aeromoça, professora, secretária.

Barbie presidente

Barbie presidente

Depois ela adquiriu 155 profissões diferentes como campeã olímpica de esqui, presidente dos Estados Unidos, membro da Polícia Canadense, paleontóloga, piloto durante a guerra do Golfe, arquiteta…

Barbie aventureira

Barbie aventureira

. Barbie, espelho do seu tempo

Barbie foi e é o reflexo do seu tempo em todas as áreas. Nos anos 1950 Barbie imitava as pin-up com cintura fina e seios proeminentes. Marilyn Monroe é o modelo desta época. Jackie Kennedy encarna o modelo seguinte… e hoje sua morfologia e seus modelos já são outros.

Barbie e o filme The Birds de Hitchcock

Barbie e o filme The Birds de Hitchcock

Colada no seu tempo, Barbie reflete os grandes eventos culturais que marcaram cada época.

Barby/Andy W

Barby/Andy Warhol

Barbie X Files, Barbie O Senhor dos anéis, Barbie E o Vento Levou…

Barbie e a alta costura

Barbie e a alta costura

. Barbie e a moda

Barbie é uma boneca que deve ser vestida, por isso ela seguiu a moda e o estilo dos grandes costureitos. As roupas de Barbie são confeccionadas com a preocupação do detalhe e se inspiram principalmente em Dior, Chanel e Carven.

Barbie rainha/Barbie fada

Barbie rainha/Barbie fada

. Barbie e os sonhos

Em 1990, com a queda da popularidade da boneca, Mattel criou Barbie princesa ou Barbie fada. O rosa se torna onipresente e as Barbies de coleção representam figuras históricas como Marie Antoinette e Madame du Barry.

Cenários de filmes publicitários

Cenários de filmes publicitários

No final do percurso caimos na parte mais interessante da exposição: os cenários de realização de filmes publicitários. Neles temos uma forte impressão de realidade, com a descrição de um mundo todo em charme e requintes.

Barbies em cenários

Barbies em cenários

Por um segundo, entramos de novo no mundo mágico da infância.

Cenário atelier de costura

Cenário atelier de costura

Não perca!

Painél roupas da Barbie

Painél roupas da Barbie

E antes de sair da exposição, divirta-se diante de um imenso painél com todas as roupas da Barbie.

Musée des Arts Décoratifs, 107 rue de Rivoli, 75001 Paris. Metrô Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 e 7.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.