A Igreja Madeleine em Paris chama atenção pelo sua arquitetura inspirada nos templos greco-romanos. Pela sua localização e história, vale a pena conhecê-la.

Quando caminhamos pelo centro histórico de Paris e descobrimos pela primeira vez a Igreja Madeleine ficamos intrigados. Seu aspecto exterior é mais próximo de um templo grego romano do que dos outros edifícios religiosos da cidade.

Église de la Madeleine

Igreja Madeleine

Mais intrigados ainda ficamos quando viramos as costas para a Madeleine e percebemos, do outro lado do Sena, uma construção similar com colunas na fachada.

A construção da Madeleine durou 85 anos por causa dos problemas políticos da época. O projeto inicial foi de uma igreja, mais tarde templo dedicado à gloria das Forças Armadas, em seguida quase virou estação ferroviária, e no final, em 1845, Napoleão retornou à primeira proposta.

Assembléia Nacional vista da Madeleine. Tim Lam no Flickr

Assembléia Nacional vista da Madeleine. Tim Lam no Flickr

A decisão do estilo inspiração romana foi de Napoleão. E foi ele também que mudou a fachada da Assembléia Nacional dando à ela a mesma configuração arquitetônica. Foi criado assim, dos dois lados do Sena, rive droite e rive gauche, um face a face histórico entre as colunas dos dois monumentos.

Fahada. Damien Roué no Flickr

Fahada. Damien Roué no Flickr

No exterior, além das colunas, o frontão monumental da Madeleine também chama atenção: D.O.M. SVB. INVOCAT S. MAR. MAGDALENÆ, “Deus todo podereso e grande, sob a invocação da Santa Madalena”. Ele descreve o último julgamento, com Maria Madalena ajoelhada à direita de Cristo.

Altar da Madeleine. Foto arquivo do Conexão Paris

Altar da Madeleine. Foto arquivo do Conexão Paris

O opulento interior da igreja contrasta com a severidade do seu exterior. A planta interna lembra a arquitetura de templos e termas romanas.

Interior da Madeleine. Os Rúpias no Flickr

Interior da Madeleine. Os Rúpias no Flickr

Seu afresco é reconhecidamente uma bela pintura da época. Ele represena a história do cristianismo com o personagem central presidindo, à direita a história oriental e, à esquerda, a ocidental.

Orgão Madeleine. Thomas Favre-Bulle no Flickr

Orgão Madeleine. Thomas Favre-Bulle no Flickr

Seu famoso orgão tornou a Madeleine um dos lugares privilegiados para concertos de música sacra.

Lateral exterior da Madeleine. Foto arquivo do Conexão Paris

Lateral exterior da Madeleine. Foto arquivo do Conexão Paris

A Madeleine se encontra em um dos pontos mais importantes de Paris, nas proximidades do Palácio do Governo e da Embaixada dos USA, implantada na praça mais gastronômica da cidade, perto da Opéra Garnier e do centro de consumo de Paris, o boulevard Haussmann.

Por sua história e pelo lugar que ela ocupa no espaço urbano parisiense, Madeleine deve ser visitada.

Clique aqui e leia nosso artigo cheio de dicas da região onde a Igreja Madeleine fica.


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris