Por Mariana Martins (Mari and the CIty)

A Inglaterra é um país cheio de tradições e hábitos bem marcantes. É inegável que o chá da tarde servido às 17h é um deles! Em uma viagem a Londres, parar um pouco a sua jornada turística para esse ritual é uma das melhores maneiras de vivenciar o jeito inglês de ser! O mais curioso na História desse importante hábito da identidade nacional é que ele chegou ao país, na verdade, por influência portuguesa. Mesmo que seja conhecida como uma bebida tipicamente inglesa, o chá passou por uma longa trajetória até chegar à terra da rainha. Diz a lenda que ele foi descoberto na China por volta de 2700 a.C. quando o imperador Chen Nung deixou folhas da planta Camellia sinensis caírem acidentalmente em seu bule. Ele foi levado para o Japão por meio de monges budistas e, em seguida, chegou a Europa através de missionários portugueses por volta de 1500.

O resto da Europa começou a tomar chá antes da Inglaterra e ele foi trazido para o país por conta do casamento arranjado entre o Príncipe Charles II e a Princesa portuguesa Catarina de Bragança. Ela manteve seu costume de beber chá na corte inglesa, e a bebida passou a ser servida em cerimônias e banquetes por lá. Uma outra aristocrata, entretanto, foi a responsável por tornar esse ritual tão popular: Anna Maria Russell, duquesa de Bedford. Como sentia fome entre o almoço e o jantar, sempre fazia uma refeição intermediária que sempre incluía uma xícara de chá com leite e açúcar, e algum salgado. Aos poucos, nobres e burgueses passaram a copiar esse seu hábito e aproveitar a ocasião para exibir suas peças caras de porcelana e prataria. Com o tempo, a tradição do 5 o’clock tea acabou se espalhando para outras camadas sociais e outros lugares da Europa.

Se ele não é mais servido em imponentes salões ou nos gramados de imensas propriedades pelo interior inglês como vimos na série Downton Abbey, ainda há vários lugares em que podemos aproveitar esse interessante costume. Hoje em dia, os melhores são servidos principalmente em bons restaurantes e hotéis de Londres. Veja abaixo três tradicionais experiências de chá da tarde na capital britânica!

Brown's Hotel

Brown’s Hotel

Brown’s Hotel

O Brown’s Hotel conta com uma premiadíssima experiência de chá da tarde que é servida na sua English Tea Room. Tudo encanta os clientes no lugar desde a decoração com lareiras e obras de arte originais até a música ambiente com piano. Há obviamente também uma grande variedade de opções de chá e demais acompanhamentos da refeição.

Ber

The Berkeley

The Berkeley

Para inovar nesse tradicional ritual inglês, o hotel The Berkeley resolveu usar sua criatividade para criar doces e bolos inspirados no mundo da moda. O resultado foi um sucesso e passou a atrair as fashionistas de plantão que estão em Londres na época da Fashion Week. Como os doces precisam lembrar os formatos e cores dos últimos modelos das passarelas de Prêt-à-Porter, o menu muda a cada seis meses para acompanhar as novas coleções.

Lan

The Langham

The Langham

Com decoração lindíssima, o Palm Court oferece uma experiência de chá da tarde bem sofisticada no The Langham. O hotel tem uma longa tradição em servir o 5 o’clock tea que foi iniciada na sua fundação em 1865. Perto dos teatros do West End, o local é um ótimo ponto de encontro para sentar e relaxar em um de seus sofás olhando a elegância do ambiente. Seu cardápio conta tanto com itens britânicos quanto de culinária internacional.

Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Londres:

. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.

. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui

. De ônibus. Esta é a opção mais barata – preços a partir de 25 euros – e a mais longa, 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris