O quarto de Van Gogh em Arles, cidade francesa situada na Provence, é sem dúvida alguma o mais famoso da história da arte. O artista pintou três telas representando esse quarto. O Art Institute of Chicago reúne, pela primeira vez na América do Norte, as três versões.

Entre 1888 e 1889, o artista pintou três telas representando seu quarto, obras que foram também importantes na vida do pintor. Van Gogh mudou de casa 37 vezes nos 37 anos da sua existência. O quarto de Arles foi, para ele, a representação do desejo de um lar.

 

A primeira foi pintada logo após a instalação de Van Gogh na sua querida Casa Amarela de Arles. Este foi um momento feliz da sua vida. Ele estava contente com o resultado do seu trabalho e com a presença do seu amigo Gauguin. Este primeiro quadro apresenta cores vivas e pinceladas fortes e é a representação fiel do seu pequeno quarto.

Ele apreciava tanto esta obra, hoje fazendo parte da coleção do museu Van Gogh de Amsterdam, que ele executou uma segunda versão durante sua hospitalização no asilo de Saint Rémy. Tendo perdido seu « quarto protetor », sozinho e deprimido no asilo, Van Gogh realiza uma obra idêntica quanto ao tamanho, mas distinta da primeira. Esta segunda versão pertence ao Art Institute de Chicago.

Algumas semanas mais tarde, já morando perto de Paris na cidade de Auvers sur Oise, ele pintou a terceira versão, um quadro menor que foi oferecido à sua mãe e à sua irmã. Este é o quadro que se encontra no Museu Orsay, em Paris.

As três pinturas parecem quase idênticas, mas observando de perto descobrimos detalhes únicos. O trio marca a evolução da sua pintura e do humor do artista.

Primeira versão. Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1888), Van Gogh Museum, Amsterdam (Vincent van Gogh Foundation)

Primeira versão. Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1888), Van Gogh Museum, Amsterdam (Vincent van Gogh Foundation)

A primeira versão oferece um sentimento de ordem e de paz com suas cores vivas controladas.

Segunda versão. Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1889), The Art Institute of Chicago, Helen Birch Bartlett Memorial Collection

Segunda versão. Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1889), The Art Institute of Chicago, Helen Birch Bartlett Memorial Collection

Terceira versão: Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1889), Musée d’Orsay, Paris, sold to national museums under the Treaty of Peace with Japan, 1959

Terceira versão: Vincent van Gogh, “The Bedroom” (1889), Musée d’Orsay, Paris, sold to national museums under the Treaty of Peace with Japan, 1959

Alguns meses mais tarde, após sua briga com Gauguin, sua auto-mutilação e instalado no asilo, Van Gogh utiliza traços mais agitados e cores mais escuras. Os quadros pendurados na parede caem para a frente e estão mal ajustados. Na primeira versão, os retratos representavam pessoas conhecidas e amigas do pintor. Quando Van Gogh se intalou em Arles, ele pensou criar uma comunidade de artistas e estes retratos encarnam o espírito de amizade que ele imaginava desenvolver. Nas outras versões ele retrata pessoas desconhecidas. Neste momento ela já tendo interiorizado o fracasso do seu projeto e sua incapacidade de criar um círculo de íntimos.

Ilustrando a Van Gogh’s Bedrooms, o museu de Chicago encomendou à Airbnb um quarto real e idêntico ao do artista. Ele está montado no 29º andar de um imóvel do centro da cidade. A diária custa 9 dólares. A única diferença entre o quarto Airbnb e a Casa Amarela é o tamanho da cama. A de Van Gogh era pequena demais para os padrões contemporâneos. Clique aqui para fazer sua reserva.

Aproveitando o tema, mostro para você o último vídeo do projeto Loving Vincent, filme de animação contando a vida do pintor baseado nos seus quadros e nas 800 cartas que ele enviou á sua família.

Na nossa plataforma de reservas de passeios em Paris, Minha Viagem a Paris, temos um emocionante passeio que visita as cidades de Arles e Saint-Rémy além de outros locais retratados nas famosas obras de Van Gogh. Clique aqui para mais informações e reservas.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.