Visitar a Fundação Louis Vuitton é sempre um bom passeio. Mesmo que lá não esteja acontecendo nenhuma exposição ou que a exposição em cartaz não seja muito interessante, o prédio em si é uma obra de arte linda e complexa. Apesar de já termos ido à FLV várias vezes, a cada nova oportunidade um detalhe ou uma curiosidade do edifício se revela. Para quem gosta de arquitetura ou quer conhecer mais sobre o prédio há micro-visitas guiadas todos os dias, a cada meia hora (mais informações no balcão de recepção da Fundação).

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

Durante todo o ano de 2016 a FLV estará focada nos artistas contemporâneos chineses, são 2 exposições – já em cartaz – além de performances, filmes, apresentações musicais e de poesia. Veja a programação completa aqui.

Recentemente fomos convidados para o evento #emptyFLV, uma visita guiada privativa ao prédio e às exposições em cartaz, que acontece antes do local abrir para o público. De todas as exposições que já visitamos na FLV essa foi, sem dúvida, a melhor e merece ser visitada sem pressa e com atenção.

As exposições

Ocupando praticamente todo o museu, do térreo ao 2° andar, temos a “Accrochage: uma seleção de obras chinesas da Coleção”. Como o próprio nome indica, são obras de 11 artistas chineses contemporâneos pertencentes ao acervo da FLV. Accrochage é o nome dado pela Fundação a todas as mostras com obras pescadas da sua própria coleção. Acontecem duas “accrochages” por ano com temas variados.

IMG_5177

“Victory of Samothrace and Bodhisattva” de Xu Zhen

No geral, as obras tratam de questões como a diferença gritante entre o passado tradicional chinês, seu presente caótico e um futuro nebuloso; o comunismo e o consumismo presentes na sociedade chinesa contemporânea; a desigualdade social; o fake e o real.

IMG_0577

“Tree” de Ai Weiwei. Árvore feita com pedaços de outras árvores compradas em mercados chineses

O percurso começa no 2° andar com obras monumentais de artistas como o famosinho e polêmico Ai Weiwei, além de Zhang Huan, Xu Zhen, entre outros.

IMG_5170

“Sudden Awakening” de Zhang Huan: Buda feito de cinzas de icensos.

No subsolo acontece a “Bentu: os artistas chineses na turbulência das mutações”. Aqui 12 artistas chineses de diferentes gerações discutem o local e o global e como um afeta o outro. As obras ultrapassam o universo da China e discutem questões mundiais.

IMG_0585

“The Soldier of Marathon Announcing Victory, a Wounded Galatian” de Xu Zhen

As duas exposições se complementam e se relacionam havendo uma interseção de artistas e temas. Apesar das obras serem visualmente lindas e impactantes, é interessante ler as informações sobre elas para melhor compreender as influências, implicações e intenções dos artistas. Ou não. A livre interpretação das obras é parte importante da arte e algo sobre o qual o artista não tem controle.

Accrochage: uma seleção de obras chinesas da Coleção – de 27/01 a 29/08

Bentu: os artistas chineses na turbulência das mutações – de 27/01 a 02/05

Fondation Louis Vuitton: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne 75116, Paris. Metrô Les Sablons, linha 1.


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris