Doisneau, O Beijo do Hotel de Ville

Doisneau, O Beijo do Hotel de Ville

Por Renata Poletto e Zildinha, guia conferencista para visitas inteligentes de Versailles e dos museus de Paris.

Quem nunca viu essa famosíssima fotografia que roda o mundo desde a sua publicação, na década de 50?

Para quem já viu e para os que conheceram agora fica sempre a dúvida: a foto foi espontânea ou com atores?

Essa fotografia foi realizada pelo ilustre fotógrafo francês Robert Doisneau nos arredores do Hotel de Ville, 4º arrondissement de Paris.

A imagem foi publicada pela revista LIFE em matéria sobre casais enamorados na primavera parisiense, destacando o romantismo francês. Doisneau, ainda desconhecido, apresentou a foto ilustrando o tema.

A imagem dá a impressão de uma foto instantânea, quando um casal enamorado é flagrado na rua beijando-se. Contudo, a coisa não é tão espontânea assim. Na realidade, o fotógrafo pagou dois jovens atores para encenarem o famoso beijo.

Anos após o sucesso e repercussão da foto, três pessoas entraram na justiça contra o fotógrafo alegando que não foram pagas para posarem. Mas Doisneau foi inocentado pela Justiça.

No segundo plano da fotografia, meio desfocado, está o Hotel de Ville. À direita do casal, um homem está sentado num café de calçada tendo diante de si uma cadeira vazia. É sob a ótica de tal freguês que toda a cena é mostrada ao observador.

O casal é jovem e descontraído, o centro da cena. O cenário desfocado, atrás do casal e no lado esquerdo, direciona os olhos do observador para o casal. O beijo em plena rua de Paris, na década de 50, reforçava a ideia de que os franceses eram românticos ao contrário dos frios norte-americanos.

O casal, que serviu de modelo, ganhou uma cópia da foto. Em 2005, Françoise Bornet, a modelo da foto já com 75 anos, leiloou a sua foto com o autógrafo de Doisneau recebendo 155 mil euros.

Doisneau

Doisneau

Ainda hoje, passeando pelas ruas de Paris, encontramos suas fotografias em forma de cartões postais. São imagens em preto e branco, criativas e divertidas revelando cenas do cotidiano dos parisienses. As encontramos nas bancas de revistas e lojas de souvenirs.

Doisneau

Doisneau

Robert Doisneau nasceu em 1912, em Gentilly, uma cidade próxima à Paris. Oriundo de uma família da pequena burguesia francesa, aos 15 anos ele aprendeu a fazer gravuras litográficas na escola Estienne. Logo em seguida começou a fazer trabalhos de impressão de rótulos.

Na vida adulta ele tentou alguns trabalhos, um deles como funcionário da sessão de publicidade da empresa Renault. O grande artista foi despedido devido à repetidos atrasos. Foi neste momento que ele se lançou como fotógrafo profissional se tornando um dos mais famosos do mundo.

Doisneau

Doisneau

Doisneau, com sua visão particular de Paris, criou um estilo inconfundível.

Veja aqui as propostas de Zildinha para você conhecer Paris da melhor forma possível.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris