Para mim, brasileira, totalmente dependente do carro por razões de segurança e ausência de transporte urbano eficaz, a « vida sem carro » começou alguns anos após meu desembarque em Paris. Foi aqui que descobri a praticidade do metrô, dos ônibus e o prazer de atravessar Paris a pé.

Hoje, lendo artigos sobre diferenças de comportamento entre os jovens parisienses do século 20 e os atuais, me dou conta que além das variáveis acima, minha dependência do carro era também um comportamento datado e geracional.

No século 20, quando um jovem parisiense completava 18 anos recebia um presente clássico: o custo de obtenção da carteira de chofer.

Hoje, o ritual de entrada na vida adulta passa por um computador poderoso ou uma bicicleta.

Para a geração Y, o carro não é uma prioridade e a falta de entusiasmo que ele suscita é o reflexo de uma nova maneira de viver.

Carteira de chofer francesa

Carteira de motorista francesa. Auremar no Shutterstock

A piada atual é : quem tem o « papel rosa » não é parisiense. Nem novaiorquino. Em 2012, o New York Times mencionava que somente a metade dos jovens de 19 anos possuíam a carteira de motorista.

Posição, às vezes, acompanhada por um certo snobismo. Descartar o carro faz parte do comportamento do jovem hipster, sua bike e suas passagens de avião low cost.

Esta geração, além de possuir a consciência da poluição urbana, se desloca menos graças ao numérico e faz uso das inúmeras formas de mobilidade: caminhar, ônibus, metro, tramway, bike, scooter, bike elétrico, carpooling. E claro, ela privilegia o uso do BlaBlaCar, empresa de carpooling que por 7 euros faz o trajeto Paris/Normandia.

A mudança de mentalidade é visível e tudo isto retarda a compra do primeiro carro que deixou de ser, para esta geração, um sinal de status.

O carro passou a ser visto como um objeto complicado, pesado, mais um problema do que um prazer. A relação afetiva entre o consumidor e o carro está sendo lentamente destruída. E o uso do carro na cidade, caindo em desuso.

Este fenômeno se aplica somente aos grandes centros urbanos. Nas pequenas cidades, nas áreas rurais e nas periferias das grandes aglomerações, o carro ainda é o « grande » meio de transporte.

Veja também:

  • Ao visitar Paris, descubra a cidade em um dos nossos passeios de bike. Aqui.

Este post foi inspirado pela leitura do artigo publicado no jornal Le Monde do 18 de setembro de 2015.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris