Por Carlos Junqueira

Tudo aconteceu, é claro, porque não olhamos com atenção as instruções na parte de fora do banheiro público, se não me engano apenas em francês.

Mas depois reparamos que muitos turistas se confundem, por isso acho útil contar nossa experiência.

Estávamos caminhando na região do Trocadéro, quando minha esposa precisou ir ao banheiro. Quando isto ocorria parávamos em um café, tomávamos uma taça de vinho e utilizávamos o banheiro do estabelecimento. Mas nos deparamos com um banheiro público, que são muitos em Paris.

Para quem não sabe, são banheiros individuais grandes e totalmente automáticos.

Quando chegamos o banheiro estava ocupado. A única coisa que reparamos era que o mesmo era unissex. Minha esposa entrou imediatamente após a saída de um senhor.

A porta se fechou e foi aí que resolvi prestar atenção nas instruções no lado de fora. Afinal eu seria o próximo e algo me dizia que alguma mancada iria ocorrer, afinal era muita sofisticação. Vi o passo a passo escrito e desenhado na parte de fora dos banheiros e percebi que ela tinha entrado na hora errada.

Neste instante ouvi uns gritos, a porta do banheiro se abriu e vi minha esposa, com os cabelos molhados, desesperada levantando suas calças!

Rimos muito da situação.

Foi então que ela me contou o que ocorreu no banheiro. Ela se preparou para utilizar o vaso sanitário quando ouviu uma gravação, em francês. Obviamente ela não entendeu nada. Em seguida, ela ouviu um barulho no vaso sanitário e pensou “que chique, vão trocar a tampa, primeiro mundo é outra coisa”. Só que de repente o vaso sanitário foi recolhido na parede e lavado. Ao mesmo tempo, saiu do teto um vapor de água para higienizar todo o ambiente e consequentemente a molhou também.

Sem entender muita coisa, ela só teve tempo de reparar que não estava totalmente composta quando a porta se abriu.

Por sorte não tinha ninguém na fila, mas tive a nítida impressão que alguns franceses, sentados em uma brasserie perto, se divertiram muito com a situação.

Moral da história, os banheiros públicos em Paris são excelentes, extremamente limpos, porém tome cuidado para não entrar na hora errada!

Toilette público

Toilette público

Complemento do Conexão Paris: como usar os toilettes públicos: 

Instruções multilínguas, sonoras e em braille

Instruções multilínguas, sonoras e em braille

. as instruções de uso são em várias línguas, em braille e sonoras. A porta desliza para abrir. Não tenha medo de ficar bloqueado. No interior, existe uma saída alternativa manual. 

. se o banheiro estiver ocupado, após a saída do usuário espere que a limpeza seja feita. Tudo será lavado e desinfetado após cada utilização.

Interior do toilette

Interior do toilette

. dentro do toilette existe um porta casaco, espelho, lixo, lavabo, wc, distribuidor de sabonete, seca-mãos, distribuidor de papel higiênico.

Clique aqui para ver o mapa dos toilettes de Paris.

Fotos: Mairie de Paris.


Natal e Réveillon em ParisAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.