Hermione

Hermione

Não sei se vocês sabem, mas a França, na pessoa do Marquis de La Fayette, atravessou o Atlântico com o navio Hermione, em 1780, para ajudar os americanos na luta contra a tutela britânica.

Admiro estes projetos loucos exigindo energia, tempo e somas colossais para serem executados. Sobretudo se eles não possuem uma finalidade social evidente e admiramos, no início, simplesmente o gesto e a idéia.

Hermione sai do porto francês em direção America do Norte

Hermione sai do porto francês em direção America do Norte

Hermione foi o barco com a qual La Fayette fez a travessia do oceano. Mais tarde, em 1793, após participar de várias batalhas, o Hermione naufragou na costa francesa. Em 1984, seus restos foram encontrados. Somente a âncora e dois canões foram recuperados e expostos no castelo dos Duques de Bretagne, na cidade de Nantes.

A idéia da reconstrução do Hermione nasceu em Rochefort, onde ele foi construído em 1778. Foram necessários 18 anos para a reconstrução deste três mastros histórico.

Este empreendimento colossal foi financiado pela Estado, sponsors e mecenas. Ele contou também com a contribuição de milhões de pessoas que, durante estes 18 anos, compraram o ticket para a visita do estaleiro.

Hermione, detalhe

Hermione, detalhe

Dia 18 de abril 2015, Hermione levantou âncoras com destino a América do Norte. E, dia 5 de junho, após se anunciar com 21 tiros de canhões, ele acostou no porto de Yorktown, sua primeira etapa americana. Nesta cidade, as tropas americanas e francesas ganharam uma batalha decisiva contra os ingleses. Em seguida, o Hermione repartirá para mais algumas escalas entre elas Filadélfia e Boston.

A viagem foi financiada 50% pelos americanos, sobretudo pela associação Friends of Hermione La Fayette in America, cujo presidente de honra é o antigo secretário de Estado Henry Kissinger.

Além da beleza do barco, por que reconstruir o Hermione? Ele é sem dúvida alguma um elemento do patrimônio marítimo. E a sua reconstrução ajudou o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região.