Berlim: mercado de Natal

Berlim: mercado de Natal. Crédito Christian Demarco

Por Renata Motta

Em dezembro, um programa delicioso em Berlim são os Mercados de Natal. É um furor! Há tantos mercados de natal, que não temos tempo para conhecer todos. Durante a semana, é muito comum combinar um “happy hour vinho quente” com os colegas de trabalho. E no final da semana, o mercado de Natal é o programa típico familiar ou entre amigos.  Além disso, é ótimo para fazer compras e ainda melhor para comer.

Berlim: Alex

Berlim: Alexanderplatz. Créditos Christian Demarco

Os mercados mais conhecidos são localizados em pontos históricos e turísticos, e portanto, de fácil acesso: Gendarmenmarkt, Castelo de Charlottenburg, na Ópera, Gedachtniskirche, Spandau, Alexanderplatz.

Berlim

Berlim: Castelo de Charlottenburg

Destes, o que eu mais recomendo é o do Castelo de Charlottenburg. É um pouco afastado, por isso também menos cheio e mais agradável. É menos turístico e mais tradicional. E o castelo forma um cenário maravilhoso.

Mercado de Natal

Mercado de Natal: Castelo de Charlottenburg

As comidas

Elas são deliciosas. Além das tradicionais salsichas, há porções de cogumelos, sanduíche com pernil, sanduíche de peixe defumado. Os cheiros são irresistíveis.

Berlim: Mercado de Natal

Berlim: Mercado de Natal

Os doces de natal

Nos mercados de natal há doces natalinos, como Lebkuchen (tipo um pão de mel), amêndoas e castanhas caramelizadas, barras de marzipan e de nougat. Eu sempre compro para levar para a casa ou dar de presente. Os doces são, em muitos casos, feitos na hora ou artesanais, vendidos pelos próprios artesãos.

Berlim: Mercado de Natal

Berlim: Mercado de Natal

Berlim: Mercado de Natal

Berlim: Mercado de Natal

Eu comprei, no mercado de natal do Castelo de Charlottenburg, uma barra de marzipan com pistache e uma barra de nougat com amêndoas defumadas. Simplesmente deliciosas!

Berlim: Mercado de Natal

Berlim: Mercado de Natal. Créditos Christian Demarco

Opções para crianças

Em alguns mercados de natal, há pista de patinação no gelo, carrossel e brinquedos para crianças. Há também bebidas quentes adaptadas à meninada.

Berlim: Mercado de Natal

Berlim: Mercado de Natal

Compras

Mercados de natal são ótimos locais para comprar luvas, tricô, meias e roupas de inverno em geral. Decoração natalina artesanal também é vendida nestes mercados e foge um pouco do que se acha nos centros comerciais tradicionais. Se vende muito velas, sabonetes, presentes diversos, brinquedos e comestíveis como mel, chutneys e especiarias natalinas.

Berlim

Berlim: novas tendências

Novas tendências dos mercados de natal em Berlim

Mercados de natal são tão na moda em Berlim que, este ano, há uma série de mercados com novas tendências: mercado de natal com motivo design e street food, mercado de natal com motivo comidas orgânicas e vegetarianas, mercado de natal japonês, mercado de natal slow food. Veja post aqui.

Espero que tenha inspirado os leitores do Conexão Paris para conhecer Berlim na época do Natal. Venham tomar um vinho quente conosco!

Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Berlim

  • Avião: a viagem de avião dura 1h40. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 8h10 de duração mas pode variar dependendo da época, hora e dia da vigem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando pela Bélgica e depois cidades como Colônia e Dortmund na Alemanha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.