O Paradis Latin, talvez seja o cabaré parisiense menos conhecido pelos turistas brasileiros. Apesar do que o nome sugere, ele não é especializado em espetáculos latinos de salsa, merengue ou samba. Seus shows vêm da tradição francesa do vaudeville e do cancan.

foto2

O cancan do Paradis Latin.

O lugar é cheio de história e sua evolução está intimamente ligada à cidade de Paris. Os alicerces do prédio atual são os mesmos da muralha de proteção erguida por Philippe Auguste no fim do século 12 ao redor da cidade. O primeiro teatro foi ali construído a mando de Napoleão Bonaparte que o inaugurou em 1803 com o nome de Théâtre Latin. Algum tempo depois, com a guerra franco-prussiana, o prédio foi demolido e o quartier esquecido. Somente em 1887, com as preparações para a Exposição Universal de 1889, foi que a região e o teatro foram reconstruídos, dessa vez por ninguém menos que Gustave Eiffel. (Re)Nascia assim em 20 de janeiro de 1889, o Paradis Latin. Sua glória durou até os anos 30 quando foi à falência e o prédio virou depósito. Nos anos 70, ele foi vendido a Jean Kriegel que, ao iniciar os trabalhos de demolição, descobre a cúpula do mezanino. Imediatamente o prédio é tombado e Kriegel se associa a Jean-Marie Rivière para abrir o Paradis Latin que conhecemos hoje.

No dia da minha visita, além dos clientes comuns (entre eles um grupo de cerca de 50 mulheres de Israel) havia também um batalhão de bombeiros do norte da França que estava em Paris para o desfile do 14 de julho. Ao entramos no teatro, os bombeiros ocuparam uma metade do espaço e o restante do público a outra metade. O que aconteceu em seguida foi uma dança do acasalamento musical: os bombeiros cantando seus hinos e canções e as israelenses respondendo com outras músicas. E o show em si ainda nem havia começado…

foto1

Espetáculo do Paradis Latin.

O espetáculo é apresentado e conduzido pelo divertido e carismático mestre de cerimônias Jean-Louis Pello. Ele introduz os números artísticos e faz comentários em francês e em inglês. Isso deixa o show menos frio e cria uma conexão com a plateia. Apesar de haver bastante semi-nudez e “sensualização” – democraticamente tanto das bailarinas quanto dos bailarinos (as israelenses deliraram, os bombeiros se contiveram) – o espetáculo tem um tom leve e familiar. Todo o corpo de baile tem físico absolutamente perfeito e invejável. Além dos vários números de dança temáticos com figurinos e cenários elaborados, há ainda números de acrobacia hipnotizantes, uma cantora fofa e o famoso número do cancan francês. Robertinho, um brasileiro de muita personalidade, faz a ponte entre público, artistas e apresentador. 

Para mais informações, ver preços e reservar seu lugar, clique aqui e acesse o site Minha Viagem Paris.

Paradis Latin28 rue du Cardinal Lemoine, 75005 Paris; metrô linha 10 estação Cardinal Lemoine


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.