Amigos,

Em 15 dias, foram publicadas 1080 fotos para concorrer no concurso Fotografe as Pontes de Paris. Como sempre, a escolha foi difícil, muito difícil.

De todas as pontes, a Pont des Arts e a Pont Alexandre III foram  as mais fotografadas.  Acabamos selecionando uma foto de cada uma delas.

A Alexandre III é a ponte mais fotogênica de Paris. Primeiro porque é única na riqueza de ornamentos e esculturas: cavalos alados nas 4 torres, querubins, ninfas e, para completar, luminárias Art Nouveau.

Construída para a Exposição Universal de 1900 para celebrar a aliança franco-russa (daí a origem do nome), foi considerada à época uma das maravilhas da engenharia pois trata-se de um único arco, de seis metros de comprimento, de ferro.

Para completar, a ponte foi concebida para não atrapalhar a vista que se tem dos Invalides até a Avenida Champs Elysées.

Palmas para a ponte Alexandre III! E para a foto de Tina Lopes,  que captou um momento tão comum de ser ver na ponte: noivos sendo fotografados. Mas adoramos o ângulo: os noivos ficaram pequenos diante da grandiosidade da ponte. E parecem estar em um altar, não é?

Noivos posam para fotógrafo na Pont Alexandre III

Noivos posam para fotógrafo na Pont Alexandre III. Foto de Tina Lopes.

A Pont des Arts é quase uma antítese da Alexandre III. Construída inicialmente em 1802, sob Napoleão I, foi a primeira ponte metálica em Paris. Com 9 arcos, foi concebida para ser uma ponte para pedestres. Após sofrer danos durante as guerras, acabou sendo destruída em 1980 por questões de segurança. E uma nova ponte foi construída em seu lugar, igual à original mas com 2 arcos a menos para alinhar com os arcos da Pont Neuf, logo atrás. A elegância e leveza do desenho dos arcos é o que chama atenção.

E, desde 2008, a Pont des Arts passou a ser também a ponte do amor, invadida por cadeados deixados por casais do mundo inteiro à procura do amor eterno.

Achamos a foto de Ana Sofia Mel de uma delicadeza imensa. Primeiro, o momento: o pôr do sol e as sombras dos namorados sobre a ponte. Segundo: de longe, os cadeados formaram uma espécie de renda, tornando tudo ainda mais romântico. Foram muitas fotos de cadeados, mas adoramos vê-los de longe nessa foto, quase imperceptíveis.

Pont des Arts sob o pôr do sol. Foto de Ana Sofia Mel

Pont des Arts sob o pôr do sol. Foto de Ana Sofia Mel

Para finalizar: um dos espetáculos mais bonitos das pontes em Paris é quando caminhamos nas berges, às margens do Sena. Ao passar sob as ponte, vemos Paris de um outro ângulo. As pontes se tornam molduras para as paisagens que se descortinam. A foto de Eliane Buran mostra um desses momentos. Apesar de não estar no nível do Sena,  a ponte de Bir Hakeim é moldura perfeita para a Torre Eiffel.

A Torre Eiffel emoldurada pela Pont de Bir Hakeim

A Torre Eiffel emoldurada pela Pont de Bir Hakeim. Foto de Eliane Buran

Obrigada a todos por compartilhar  tantas e tão lindas fotos. E parabéns para os ganhadores!

ParisParaAmarParisEliane Buran, Tina Lopes e Ana Sofia Mel, vocês receberão em casa o guia Paris para Amar Paris, da Pulp Edições, escrito por Vicente Frare. Tenho certeza que o guia as ajudará a conhecer novos lugares e fazer fotos ainda mais lindas em Paris.

Na próxima segunda, lançaremos um novo tema. Aguardem!

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.