Este circuito é para aqueles que já conhecem o essencial e querem flanar em outros bairros de Paris.

Eu o faço regularmente e ele faz parte das minhas caminhadas matinais para compensar os exageros gastronômicos da véspera.

Loja Baccarat na Madeleine

Loja Baccarat na Madeleine

Após uma volta na praça Madeleine e um olhar rápido nas vitrines deliciosas do Fauchon, da Hédiard, da Maison de la Truffe,  dos maravilhosos lustres Baccarat e dos trench coats Burberry, sigo o boulevard des Malesherbes até o Parque Monceau.

Gosto desta avenida elegante, dos seus prédios que datam do Barão Haussmann, do seu comércio clássico e com ares de tempos passados. Entrar na loja de chás Betjeman & Barton ou na Mettez, a marca especializada em roupas para caça, é fazer um retorno acelerado ao século XIX. Aliás, os impermeáveis Mettez são maravilhosos e me lembram personagens da literatura inglesa.

Entrada do Parque Monceau

Uma das entradas do Parque Monceau

A bela entrada do Parque

A bela entrada do Parque

Eu atravesso a praça Saint Augustin e sua igreja e ando ainda 4 ou 5 quarteirões até a primeira entrada do Parque Monceau, situada na pequena avenida Vélasquez.

Lago do Parque Monceau

Lago do Parque Monceau

Este é um dos parques mais agradáveis de Paris. Faz parte do sonho de cada parisiense ser proprietário de um apartamento com acesso direto aos seus jardins.

Monceau e suas "ruinas"

Monceau e suas “ruinas”

Monceau possui falsas ruinas romanas, detalhe bizarro que aumenta o charme.

Hora das babás e crianças

Hora das babás e crianças

No final do dia temos o ritual da última saída das babás e crianças antes do jantar em família.

Após uma volta completa, retomo a mesmo caminho e, se tenho tempo, entro no Museu Cernuschi situado na mesma avenida Vélasquez ou no Museu Nissin de Camondo, pertinho também. Estes dois museus nos revelam o interior das mansões das grandes famílias francesas da época da construção do parque.

Museu Cernuschi

Museu Cernuschi

O Museu Cernuschi foi a mansão do italiano, residente em Paris, Henri Cernuschi. Após sua morte, a Prefeitura de Paris herdou o imóvel e sua coleção de arte asiática. Este museu, inaugurado em 1898, é um dos mais antigos museus parisienses, o segundo museu de arte asiática da França e o quinto museu de arte chinesa da Europa.

Retorno pela avenida Malesherbes e, de tempos em tempos, viro boulevard Haussmann à direita para dar uma passadinha nas Caves Augé.

Aproveito para citar esta cave, uma das melhores de Paris. O proprietário, Marc Sibard, ex sommelier do Fouquet’s, se tornou o defensor de pequenos produtores que trabalham uma viticultura que produz vinhos deliciosos e longe dos sabores vigentes no mercado internacional.

Pierre Hermé do boulevard Malesherbes

Pierre Hermé do boulevard Malesherbes

E se, no caminho do retorno, a fome aperta tenho inúmero opções, entre elas um chocolate Pierre Hermé do boulevard Malesherbe.

Maison de la Truffe na Madeleine

Maison de la Truffe na Madeleine

Ou almoço na Maison de la Truffe que propõe um menu por 29 euros com amuse bouche, prato do dia e café gourmand.

Este circuto é pequeno e o faço em 1h15m. Uma variante mais longa seria sair do Parque Monceau pelo boulevard de Courcelles, andar até a praça Ternes, em seguida pegar avenida Wagram até o Arco do Triunfo na Champs Elysées. Duas horas de caminhada. Mas vale a pena!

Mettez, 12 boulevard Malesherbes 75008.

Betjeman & Barton, 23 boulevard Malesherbes 75008.

Musée Cernuschi, 7 avenue Vélasquez 75008.

Musee Nissin de Camondo, 63 Rue de Monceau, 75008.

Caves Augé, 116 boulevard Haussmann 75008. Aberta de sábado à domingo das 10h ás 19h.

Pierre Hermé, 89 boulevard Malesherbes 75008.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.