Até o dia 2 de setembro 2013, o museu do Louvre expõe algumas obras do artista italiano Michelangelo Pistoletto.

Como o castelo de Versailles, o Louvre gosta do confronto entre suas obras e a arte contemporânea.

Michelangelo Pistoletto, no Louvre

A pirâmide do Louvre recebeu uma intervenção do artista

Não podemos dizer que a presença de Pistoletto, neste memorável lugar, seja discreta!  Ela começa com força na principal fachada da pirâmide. Eu não sei qual significado o artista italiano deu à este signo. Com toda certeza você encontrará a explicação no link que fornecemos abaixo. Pensei, no primeiro instante, nas orelhas do Mikey. Provavelmente  o artista terá alguma explicação esotérica.

No hall de entrada, pegue um folheto com a indicação do percurso das intervenções de Pistoletto. Ou baixe o folheto e imprima-o em casa (clique aqui). De todas as maneiras suas obras estão ao lado das principais do Louvre. Obrigatoriamente você as verá.

A primeira se encontra na sala das antiguidades gregas e romanas. Lá, entre as maravilhosas esculturas antigas, temos a Vênus dos Retalhos de Pistoletto.

Michelangelo Pistoletto, no Louvre

Vênus dos retalhos, de Michelangelo Pistoletto

Em seguida, logo após a Vitória de Samotrácia, topamos com a série mais interessante do artista. São figuras humanas gravadas em espelhos que provocam uma interatividade divertida entre obra e o público. Estamos todos alí observando a obra do homem que observa as obras que na realidade são um reflexo da parede oposta.

Michelangelo Pistoletto, no Louvre

Michelangelo Pistoletto retrata o público que observa a obra

As pessoas passam e olham a própria imagem em movimento na obra dos “homens em movimento.”

Tiramos fotos dos famosos quadros e tiramos nossas fotos refletidas na obra da “moça tirando fotos dos quadros famosos”.

Michelangelo Pistoletto nasceu em 1933 em Biella na Itália, onde vive e trabalha. Se você quiser saber mais sobre o artista e suas obras, sugiro a leitura do seu site oficial.

Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.