Chagall : la bande-annonce por Rmn-Grand_Palais

Veja o percurso numérico da exposição, preparado pelo Musée du Luxembourg. Clique aqui.

Não perca a exposição Marc Chagall no Musée du Luxembourg em Paris.
Chagall nasceu em 1887 na Biélorussia do Tsar, estudou na Belas Artes de Saint Petersbourg, se instalou em Paris em 1910 e presenciou o fauvismo, cubismo, surrealismo. Após a primeira guerra ele executou as pinturas murais do Théâtre Kamerny de Moscou. Durante a segunda guerra mundial ele se refugiou no sul da França. Preso em 1941, conseguiu escapar do nazismo porque fez parte daqueles que foram salvos por Varian Fry.Ele se exilou em New York e a partir deste momento a Crucificação – símbolo universal do sofrimento humano – se tornou um elemento importante do seu universo. Após a guerra, ele viveu até sua morte no sul da França, em Saint Paul de Vence.
Em 1964 ele pintou o teto da Opera de Paris, em 1973 foi inaugurado o museu Chagall em Nice e, em 1974, ele pintou os vitrais da catedral de Reims.
Chagall morreu em 1985, quase centenário. Ele atravessou o século XX sem negar o figurativo criando um mundo próprio povoado de anjos, circos, cabras e os horrores das guerras.
Chagall, entre Guerre et Paix, de 21 fevereiro até 21 julho 2013 – Musée du Luxembourg, 19 rue de Vaugirard 75006 Paris. Métro Saint-Sulpice ou Mabillon. Aberto todos os dias de 10 às 19.30h. Fechado dia 1 de maio.
Musée du Luxembourg, 19 rue de Vaugirard 75006 Paris