Por Tatyana Mabel – texto e fotos

Os manuscritos exercem sobre nós um fascínio incomum  porque estamos diante do momento da rasura, da hesitação e da gênese das idéias dos seus criadores. Adentrar à sala do Musée des Lettres et Manuscrits  é o mesmo que ingressar num templo de construção da invenção humana ainda em convulsão, denunciada pelos cortes, asteriscos, setas que fazem suas ranhuras no texto inicial e nos apresentam o processo de partejamento das obras.

Para o Museu de Cartas e Manuscritos, a escrita em rocha, em papiro, em papel, a datilografia, a pena e o lápis não se separam. É também difícil seccionar gêneros. A música e a ciência estão juntas na mesma seção;  a enciclopédia de Diderot e D’Alembert convive com a literatura e os mestres das artes.

Como não ser movida por emoção diante:

. da primeira edição das Fábulas de La Fontaine em verso e ilustrada que você sempre conheceu antes mesmo de saber o que era.

. das colagens de Proust de pedaços de sua obra já impressa em uma espécie de cartolina, com colunas com notas manuscritas sobre o texto.

. dos desenhos do Pequeno Príncipe e de outras obras de Antoine de Sainte-Éxupery em pedaços de página, sem ambições artísticas.

. de dezenas de cartas de Victor Hugo, de Hemingway (escritas sem pretensão em papel de hotel), de Voltaire, Montesquieu…

. dos textos datilografados de Sartre, corrompidos por caneta;

. dos manifestos surrealistas por André Breton.

. do Story-board com os desenhos de Hitchcock para várias cenas do filme Stage Fright (Le Grand Alibi).

. dos desenhos e cartas de Monet, Pissarro, Manet

Estes manuscritos são verdadeiros relicários da mágica fusão entre a obra – ainda em gênese – e os rastos dos seus autores.

Mas se você acha que viu tudo, não se conterá diante:

.  do protótipo da lâmpada de Thomas Edison e seis desenhos dos seus ensaios para a criação de uma das maiores invenções humanas;

. dos manuscritos de Darwin e a primeira edição para sua obra máxima;

. dos rascunhos de Einstein para a criação da teoria da relatividade, de Kleper, de Newton, de Marie Curie.

. das partituras originais de Bizet,de  Chopin, de Bach, de Mozart.

Recomendo a visita!

Musée des Lettres et Manuscrits – 222 boulevards Saint Germain 75007 Paris.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris