Tenho amigos professores de história do cinema na Universidade Paris 8. Em conversa informal, pedi que me citassem os grandes clássicos do cinema francês.

. L’Atalante, 1934, de Jean Vigo com Michel Simon, Dita Parlo e Jean Dasté. Resumo: para fugir da vida monótona de cidade do interior, Juliette se casa com Jean e entra em esquema complicado de viver dentro de um barco com marido e sogro. Cansada deste esquema ela foge para Paris e Jean cai na depressão. Meses mais tarde Jules, o sogro, a traz de volta ao barco Atalante.

. La Règle du Jeu, 1939, de Jean Renoir com Roland Toutain, Nora Gregor,Marcel Dalio, Jean Renoir. Resumo: longo filme onde aristocratas e plebleus se amam e se detestam em um fim de semana de caça em castelo do interior da França.

. À Bout de Soufle, 1960, de Jean Luc Godard com Belmondo, Jean Seberg e Daniel Boulanger. Resumo: Marcel rouba um carro em Marseille e “sobe” até Paris. Na estrada, ele mata por acidente um policial. Em Paris ele encontra estudante americana e tenta escapar da polícia.

. Le Mépris, 1963,  de Jean Luc Godard com Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance e Fritz Lang. Resumo: um cenarista parisiense e sua esposa encontram  Fritz Lang na villa Malaparte em Capri. Sublimes diálogos com atores maravilhosos.

. L’Assassin habite au 21, 1943, de Henri-Georges Clouzot com Pierre Fresnay, Suzy Delair Jean Tissier. Resumo: um misterioso assassino terroriza Paris e assina o crime deixando um cartão de visitas no nome de M. Durand. As investigações do comissário Wens o conduz até uma pensão. O culpado se encontra entre os pensionistas.

. Les enfants du paradis, 1945, de Marcel Carné com Pierre Brasseur, Arletty, Jean Louis Barrault, Maria Casarès. Resumo: maravilhosa história de amores e desamores entre artistas de teatro, um mímico e um aristocrata.

Para você, quais são os clássicos do cinema francês?

Atualização: nossos leitores deram excelentes contribuições e a lista dos clássicos do cinema francês está bem mais completa agora. Un grand merci.

. Au Revoir les Enfants, de Louis Malle

. La Cage aux Folles, de Édouard Molinaro

. Z, de Gavras

. A Grande Ilusão, de Jean Renoir

. Ano Passado em Marienbad, de Alain Resnais

. Plein Soleil, de René Clément

. Le Feu Follet, de Louis Malle

. Et Dieu…Créa La Femme, de Roger Vadim,

. Hiroshima Mon Amour, de Alain Resnais

. Mon Oncle d’Amerique, de Alain Resnais

. La Nuit Americaine, de François Truffaut

. Les Parapluies de Cherbourg, de Jacques Demy

. Pierrot le Fou, de Jean Luc Godard

. Alphaville, de Jean Luc Godard

. Ascenseur pour l’échafaud, de Louis Malle

. Lacombe Lucien, de Louis Malle.

. A regra do jogo, de Renoir

. Sob os tetos de Paris, de René Clair

. Noite e Neblina, fimado em Auschwitz, de Alain Resnais

. Paris está em chamas, de René Clément

. Jules et Jim, de François Truffaut

. As Diabólicas, de Clouzot

. Borsalino, de Jacques Deray

. Le Ballon Rouge, de Albert Lamorrise


Concertos gratuitos em ParisNo nosso site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.