Carro em Paris é um grande transtorno. Difícil achar vaga para estacionar e as principais vias de circulação estão sempre congestionadas. Nesta cidade temos que ser pedestres e pegar metrô ou ônibus ocasionalmente, quando já estamos exaustos.
Mas em certas circunstâncias sentimos falta de um carro. Às vezes, na saída de um restaurante tarde da noite, alguém propõe: e se fôssemos ver a torre Eiffel cintilar? É neste momento preciso que o Autolib é um serviço genial. Você pode obter um carro a qualquer momento, de madrugada, domingo à tarde…
Mas para pegar um carro assim de repente é preciso ter no bolso um cartão de inscrição ao serviço. Esta inscrição custa apenas 10 euros. Chegue em Paris, obtenha este cartão e fique preparado para alugar um carro quando quiser e onde você estiver.
A inscrição – abonnement – pode ser feita por:
1. internet
2. nos espaços/inscrição do serviço Autobib, umas bolhas de vidro espalhados pela cidade
3. no Centro de Informações que se encontra entre a Opéra e a Madeleine no 5 rue Édouard VII, 75009.
Nos espaços/inscrição você dialoga em vídeo/conferência com um atendente em francês, inglês ou espanhol. Eu preferi o contato direto com os funcionários do Centro de Informações, por sinal extremamente atenciosos. Você vai precisar do passaporte, da sua carteira de motorista e do seu cartão de crédito internacional. A inscrição é uma etapa relativamente longa mas com ajuda dos atendentes a coisa fica fácil. Você deve preencher um formulário, escanear os documentos para obter no final o seu cartão de inscrição, o abre-te sésamo dos totens dos pontos de estacionamento.
Com este cartão, carte d’abonnement, você procura o ponto de estacionamento do Autolib que desejar e aluga um carro passando o cartão na tela do totem. Em seguida, basta seguir as instruções. Você vai encontrar o carro fechado e ligado ao cabo de alimentação que deve ser desligado.
Você abre o carro e a tampa da alimentação passando o mesmo cartão 1) na janela do lado do condutor e 2) no totem. Uma vez a tampa aberta você coloca o bico da mangueira de alimentação no seu lugar.
Os carros são elétricos e a chave está no interior presa por um fio preto. Quando ligar o carro você não escuta barulho pois o veículo é silencioso. Todos os carros são equipados com GPS e são automáticos.
Quando for devolver o carro, feche os vidros e retire a chave que ficará pendurada pelo fio. Em seguida ligue o carro de novo no totem de alimentação. Para isso abra a tampa do totem passando seu cartão, puxe a mangueira e ligue-a ao carro. Para trancar o carro, passe o cartão na janela – como para abrir.
Você vai receber um SMS confirmando que a locação terminou.
A área de circulação dos carros Autolib é pequena. Basicamente Paris. Você não pode ainda usar este serviço para ir a Versailles ou fazer compras no Vallée Village. Nós o alugamos para um passeio noturno, quando o trânsito está fluido e Paris toda iluminada. Excelente programa.
A tarifa é 7 euros por 30 minutos mais 10 euros de inscrição. Nós rodamos Paris durante duas horas e gastamos 38 euros. Mais barato, mais divertido e mais confortável que um táxi.
No site do serviço você tem o mapa com todos os estacionamentos e pontos de inscrição. Clique aqui.
35 Comentários
Marco Aurélio Soares
Com a comodidade do metro de Paris, nem consigo imaginar alugando carro, mas vale a experiência para ter a ideia de como é dirigir em Paris.
Alba Trede
Oi! Chego amanhã. Quem sabe eu precise, né?! Ótima dica! Bj!
Maurício Christovão
Boa dica. Melhor ainda a de dirigir à noite, com pouco trânsito.
Sabrina
Autolib é muito design mesmo! Meu sonho é viver em uma cidade grande e não precisar ter um carro! Sou super a favor desses meios de transportes inteligentes!
Sempre leio o blog, adoro! Alimenta cada vez mais minha vontade de morar em Paris. Se Deus quiser, ano que vem estou aí!
Bisous
Cesar Aragão
Verdade,Sabrina,Paris tem tantos atrativos que só aumenta em nós o desejo de morar nela…
Pati Venturini
Post extremamente útil! Gostei da idéia de uma volta noturna de Autolib. Durante o dia deve ser extremamente estressante para quem não está habituado a dirigir na cidade… Mas para o dia temos o Vélib e voilà!
Marcelo - Cybermod
Sei que não tem nada a ver com o tema, mas, por favor, tirem de mim essa dúvida cruel: o preço do ônibus noturno (noctilien) é o mesmo do ônibus normal? Se sim, posso usar o ticket T+ normalmente ou só posso pagar em dinheiro? Estou indo na quinta que vem (26) e não andei de noctilien na primeira vez. Mais uma vez agradeço de coração a grande ajuda de vocês. Obrigado.
José Rodrigues
É uma idéia muito boa e muito útil e rodar por Paris a noite é uma delícia.
Só não acho que tenha tanto trânsito assim.
Denise C.
Lina,
Muito boa a ideia…mas uma dica p/o caderninho.
Por quanto tempo vale os 10 euros pagos pela inscrição, abonnement,?
Como só vou em 2013, fui em março de 2012, posso fazer agora pela internet a inscrição e só usar em 2013?
Abs;
De
Lina
Denise
Agora me apertou. Não sei a validade de inscrição.
Marcelo - Cybermod
Consegui: http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20530/noctilien-bus-de-nuit/
Marcelo
Eu gostaria muito de usar o serviço, mas não sei o que é essa tal de carteira de chofer. O que é isso e onde consigo?
Lina
Marcelo
Não sei se está falando sério ou não. Também não sei se usei o termo correto ou não. Morando em Paris desde 1983, às vezes invento palavras.
Mesmo com tantas dúvidas, te respondo.
Carteira de chofer é o documento que te permite dirigir.
Cláudia Oiticica
Bem, Lina, depois dessa verdadeira aula, tudo fica bem mais simples. Uma ajuda e tanto. Obrigada!! Post para arquivar.
Um carro em Paris, em certas circunstâncias, é ótimo!! E para quem está acostumado a dirigir no Brasil, não tem mistérios. Só os estacionamentos é que são bem carinhos.
Beth
Continuo achando mais prático pegar um radio-taxi!
Ele me pega onde estou, roda por onde quero e finalmente me entrega exatamente onde quero!
Sou comodista de carteirinha, rsrs
Beth
PS. Meu tempo de adorar dirigir por Paris já passou faz tempo!
Hoje prefiro ser confortavelmente transportada….
Beth
Marcelo
Basta a sua carteira nacional de habilitação .
Se vc for daqueles mais precupados, faá uma internacional…
Simples e fácil, informr-se nor órgãos competentes…
Abs.
Adriana Pessoa
Parabéns pelo post Lina!
Super didático e esclarecedor.
Sandra Carvalho
Olá Lina , descobri seu blog e resolvi te escrever , pois meu marido e eu vamos fazer um tour pela CVC : Sairemos do Rio de Janeiro ,vamos para Lisboa ,de Lisboa faremos uma conecção para Paris, chegaremos por volta do Meio dia e esse dia ficaremos sem guia ,pois meu marido pediu mais um dia no pacote .Gostaria de umas dicas suas para nos podermos aproveitar melhor o dia. Estamos receisos pois nao falamos bem o Francês .Fizemos um cursinho rápido na Aliança francesa de dois meses ,mas acho que foi insuficiente . Me ajude como proceder para nós aproveitarmos esse dia ? No dia seguinte aí teremos o guia que irá nos recepcionar ,voltaremos de ônibus por Madri e outras pequenas cidades até Lisboa , onde encontraremos nosso filho pois ele mora lá. Desde de já lhe agradeço e espero ansiosa sua resposta. um abraço.
Lina
Sandra
Neste dia conheça a região da avenida Champs Elysées.
http://www.voyages-sncf.com/
Faça o roteiro do primeiro dia. Leia os artigos acima.
Ana Beatriz Goulart Pereira
“Adorei esta dica, pois não sabia da praticidade deste serviço. E pra primeira viagem a Paris, com a familia, será bacana demais pra passeio noturno. Volto pra comentar…”
Marcio Spimpolo
Boa dica. Muito didática como sempre Lina. Abs e obrigado.
Marcia Castro
Sabrina parece que temos o mesmo sonho, a única coisa que ainda me impede de realizá-lo é a família, meus filhos que moram aqui no Rio, enfim, mas a vontade continua e cresce.
Ana Carolina
Oi Lina, parabéns pelo blog. EXCELENTE!!
O autolib funciona sem problemas, mesmo?! Estou indo para Paris no próximo feriado e fiquei interessada. Sabes se alguém já teve problemas? Obrigada.
Lina
Ana Carolina
Nunca li nada sobre problemas com o autolib. Acho a proposta maravilhosa.
Lilian
Lina, adorei a dica!
Preciso de dica de hospedagem.
Algo charmoso, perto dos parisienses, com restaurantes e bares, porém barato.
Alguma ideia??? Pelo distrito 7??
Lina
Lilian
A noção de barato é relativa. Por isso te aconselho olhar a categoria Dormir. Lá comece lendo os hotéis 2 estrelas e em seguida os 3 estrelas. Faça uma pré seleção e depois ta ajudo na escolha final.
Carolina
Lina, parabéns pelo blog!
Estou indo de carro a Paris, partindo da Alemanha. Li que é bem chatinho de estacionar. Você tem alguma dica boa para quem vem dos países vizinhos e pretende chegar à cidade pela rodovia? Não me importo de circular pela cidade de bike ou outro meio, desde que o carro alugado esteja seguro… abraço!
Lina
Carolina
Quase impossível estacionar nas ruas em Paris. Elas possuem um sistema de pagamento por hora e o tempo máximo é curto. Não sei exatamento quanto…
Em todos os bairros você encontrará estacionamentos subterrâneos. Escolha um perto do seu hotel e deixe-o lá.
Olhe o mapa dos estacionamentos de Paris. Você pode fazer uma reserva online.
http://www.parkingsdeparis.com/reservation-voiture-carte.php
Regina
Lina, muito interessante as dicas. Gostaria de saber o horario de funcionamento do autolib e quantas pessoas cabem no carro.
Bjs
Regina
Rodrigo Lavalle
Regina, o serviço Autolib funciona 24 horas por dia. Os carros ficam disponíveis em centenas de pontos espalhados pela cidade (existe um aplicativo para iPhone que mostra a localização desses pontos). No carro cabem 5 pessoas.
Abraços.
Fernando Vasconcelos
Dirigir em Paris ano passado foi um experiência única, até porque como fui com família e amigos alugamos uma minivan ( nem tão mini assim ) que tornou uma aventura em encontrar vagas pra um carro de quase 2 metros de altura e com mais de 5 metros, felizmente encontrei um estacionamento fantástico na na Reamur com Dussoubs perto de tudo e fácil acesso pra chegar e sair, foi uma excelente forma de rodar pelo Vale do Loire 🙂 Apenas como dica, ao fazer todo o cadastro na Europcar antes de sair do Brasil, ao alugar os carros na Europa bastou a apresentação do numero fidelidade para ter todo o processo encurtado em um tempo substancial
Luísa
Olá Lina,
Você sabe me dizer se o autolib tem a cobrança do caução, assim como velib?
Beijos e obrigada!
Luciana
Autolib é tudo de bom, uso sempre! ainda tem a facilidade de reservar um carro pela internet no ponto da sua preferencia…
assim como tbm podemos reservar uma vaga para a devoluçao num ponto especifico, tudo funciona perfeito! 🙂
Rafaello
Alguma atualização? Como esta o serviço autolib 5 anos depois do post?