Carro em Paris é um grande transtorno. Difícil achar vaga para estacionar e as principais vias de circulação estão sempre congestionadas. Nesta cidade temos que ser pedestres e pegar metrô ou ônibus ocasionalmente, quando já estamos exaustos.

Mas em certas circunstâncias sentimos falta de um carro. Às vezes, na saída de um restaurante tarde da noite, alguém propõe: e se fôssemos ver a torre Eiffel cintilar? É neste momento preciso que o Autolib é um serviço genial. Você pode obter um carro a qualquer momento, de madrugada, domingo à tarde…

Mas para pegar um carro assim de repente é preciso ter no bolso um cartão de inscrição ao serviço. Esta inscrição custa apenas 10 euros. Chegue em Paris, obtenha este cartão e fique preparado para alugar um carro quando quiser e onde você estiver.

A inscrição – abonnement – pode ser feita por:

1. internet

2. nos espaços/inscrição do serviço Autobib, umas bolhas de vidro  espalhados pela cidade

3. no Centro de Informações que se encontra entre a Opéra e a Madeleine no 5 rue Édouard VII, 75009.

Nos espaços/inscrição você dialoga em vídeo/conferência com um atendente em francês, inglês ou espanhol. Eu preferi o contato direto com os funcionários do Centro de Informações, por sinal extremamente atenciosos. Você vai precisar do passaporte, da sua carteira de motorista e do seu cartão de crédito internacional. A inscrição é uma etapa relativamente longa mas com ajuda dos atendentes a coisa fica fácil. Você deve preencher um  formulário, escanear os documentos para obter no final o seu cartão de inscrição, o abre-te sésamo dos totens dos pontos de estacionamento.

Com este cartão, carte d’abonnement, você procura o ponto de estacionamento do Autolib que desejar e aluga um carro passando o cartão na tela do totem. Em seguida, basta seguir as instruções. Você vai encontrar o carro fechado e ligado ao cabo de alimentação que deve ser desligado.

Você abre o carro e a tampa da alimentação passando o mesmo cartão 1) na janela do lado do condutor e 2) no totem. Uma vez a tampa aberta você coloca o bico da mangueira de alimentação no seu lugar.

Os carros são elétricos e a chave está no interior presa por um fio preto. Quando ligar o carro você não escuta barulho pois o veículo é silencioso. Todos os carros são equipados com GPS e são automáticos.

Quando for devolver o carro, feche os vidros e retire a chave que ficará pendurada pelo fio. Em seguida ligue o carro de novo no totem de alimentação. Para isso abra a tampa do totem passando seu cartão, puxe a mangueira e ligue-a ao carro. Para trancar o carro, passe o cartão na janela – como para abrir.

Você vai receber um SMS confirmando que a locação terminou.

A área de circulação dos carros Autolib é pequena. Basicamente Paris. Você não pode ainda usar este serviço para ir a Versailles ou fazer compras no Vallée Village. Nós o alugamos para um passeio noturno, quando o trânsito está fluido e Paris toda iluminada. Excelente programa.

A tarifa é 7 euros por 30 minutos mais 10 euros de inscrição. Nós rodamos Paris durante duas horas e gastamos 38 euros. Mais barato, mais divertido e mais confortável que um táxi.

No site do serviço você tem o mapa com todos os estacionamentos e pontos de inscrição. Clique aqui.

 

Car Rental


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.