Por Rodrigo Lavalle

Super em alta nos anos 70 o uso da barba foi diminuindo à medida que a década chegava ao fim. O que restou dela nos anos 80 foi o bigode à la Freddie Mercury usado, na grande maioria, por homens mais velhos. Nos anos 90 a juventude adotou o cavanhaque, uma moda que não chegou a durar muito tempo pois foi engolida pelos metrossexuais e sua obssessão em depilar todas as partes do corpo.
No meio dos anos 00, nova década, novo século, novo milênio, a barba volta à cena. Dizem os especialistas que foi tudo culpa do filme ‘The Notebook’ e do personagem interpretado pelo ator Ryan Gosling: um rapaz meio cool, meio eremita, meio marceneiro. O filme é uma grande história de amor, daquelas que, teoricamente, os homens não gostam de ir ao cinema assistir. Porém esse personagem fez surgir neles a vontade/necessidade de voltar a um tipo de masculinidade mais “rústica” em reação ao metrossexualismo vigente até então. A partir daí a barba foi adotada pelos moderninhos novaiorquinos do Brooklyn e se espalhou pelo mundo.
Em Paris, talvez pela cidade misturar pessoas de diferentes lugares, culturas e religiões, a barba é bem popular. Homens de todas as idades e estilos a usam. Alguns são bem ousados ostentando bigodes que fariam Salvador Dali morrer de inveja.
Na esteira dessa moda as tradicionais barbearias, que até então estavam desaparecendo, voltaram a ser procuradas pela nova geração que quer cuidar de suas barbas e bigodes. Novos locais que misturam a tradição das antigas barbearias (cadeiras de couro reclináveis, navalhas e toalhas quentes) com as últimas novidades da coméstica (pomadas, cremes e shampos especiais para os cabelos masculinos, barbas e bigodes) também começaram a surgir. O principal desafio que essas barbearias enfrentam nos dias de hoje é a falta de mão de obra especializada: pessoas habilidosas no uso da navalha e que saibam fazer diferentes estilos de barba e bigode.
Algumas barbearias interessantes em Paris são:

•    Alain Maître Barbier Coiffeur – 8 rue Saint Claude, 75003
O endereço mais tradicional na cidade. Aqui você pode cortar e raspar o cabelo ou a barba a l’ancienne, ter lições e dicas de como raspar e manter a forma da barba e do bigode ou escolher, entre inúmeros tipos, aquele da sua preferência. A barbearia também funciona como um museu da história da profissão com vários apetrechos antigos expostos pelas paredes.

•  L’atelier Gentlemen – 17 rue Caulaincourt,
75018
No bairro de Montmartre, essa barbearia de decoração sóbria com toques vintage é especializada na técnica tradicional francesa de barbear. São de 7 à 8 etapas com duração total de uma hora e meia. Um verdadeiro momento de relaxamento e bem-estar.

•    Les Mauvais Garçons – 60 rue Oberkampf, 75011
Ambiente descontraído e cool com decoração vintage.

Rodrigo Lavalle é Consultor Compras indicado pelo Conexão Paris. Clique aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.