Uma gracinha, o Robuglass.

robuglass

Robuglass limpando a pirâmide do Louvre (foto:no Shutterstock)

Foi maior sorte passar ao lado da pirâmide exatamente durante a sua jornada de trabalho. Mais tarde, lendo o Le Figaro, descobri que este robô criado especialmente para o Louvre limpa, uma vez por mês, 670 placas de vidro.

Porque limpar a pirâmide é um verdadeiro desafio. Nestes meus longos anos de vida parisiense já presenciei alpinistas executando esse trabalho. Não sei se o robô foi inventado após a fase alpinistas ou se eles foram um episódio de curta duração durante férias merecidas do Robuglass.

As paredes da pirâmide são inclinadas e estocam muita poeira. Para complicar o vento oeste traz com ele a terra do jardim Tuileries. Como se não bastasse as fontes projetam sobre as placas de vidro água carregada de calcário. Mas Robuglass dá conta do recado direitinho.

E para o lado interno da pirâmide? Uma vez por ano funcionários suspensos em cabines especiais limpam as placas em operação que dura quatro semanas.

Na época da construção da pirâmide ninguém pensou neste detalhe. Hoje, o arquiteto contratado seria obrigado a solucionar o problema.


No site Minha Viagem Paris você encontra ingressos para o Museu do Louvre, um guia para você percorrer sozinho suas principais obras e uma super interessante visita guiada com uma guia brasileira. Clique aqui, aqui e aqui para saber mais.