Este artigo foi escrio por Eduardo do blog Da Cachaça pro Vinho.

O Hotel Negresco ( leia-se Negrrrescô ) localizado na Promenade des Anglais em Nice causa as mais diversas reações: luxuoso, brega, caro, cafona, velho, moderno, fresco, ultrapassado. Na verdade é tudo isso. E muito mais.

É um verdadeiro museu em que algumas pessoas dormem E ainda bem que entre elas, estávamos nós. Fiz questão de reservar um quarto de frente para o mar e com sacada. A vista das praias de Nice vale o arroubo financeiro.

Só a chegada já impressiona. O hall é um verdadeiro museu com várias obras-primas de pintura e de escultura com o acréscimo dos acabamentos arquitetônicos unindo o novo ao super-tradicional além dum serviço espetacular.

Fomos alojados na ala Napoleão, no quarto andar. O elevador é uma atração à parte. Todo forrado de veludo vermelho e espelhos envelhecidos (devem ser naturais), a sua porta abre sozinha, como uma porta comum e uma voz, com um sotaque real, narra teatralmente tudo o que acontece.

Os quartos são antigos com camas confortáveis e design mais antigo ainda. Tá certo: rococó! Os banheiros são demais. Todos os aparelhos sanitários são dourados. Dá pra se imaginar um imperador quando se está no trono.

Ah! A exposição de quadros do nosso corredor era de Salvador Dalí. Todos originais. Também conhecemos o bar (viu, Dodô), que é esplêndido e pra jogar o barco nas pedras, ou melhor no mar, aproveitamos pra jantar no restaurante de lá, o Chantecler. Comida de primeira com uma apresentação impecável.

É caro? Depende de como se analisa. Se for só pelo preço, sim. Se se acrescentar que é um museu e a entrade é livre; que você viaja a cada centímetro que caminha dentro do hotel; que está se hospedando no projeto dos sonhos do Mr. Henri Negresco, acaba se convencendo que o preço é mais do que justo.

Com boa vontade e um bom vinho rosé, até que é barato!

Eduardo Luz

Leiam também o primeiro artigo que escrevi sobre Nice, onde falo da Promenade des Anglais, do Negresco e do seu restaurante e outras dicas de Nice. Cliquem aqui.

A tarifa mais barato do hotel é:  247 euros.