Os hotéis franceses pedem, no momento da reserva por internet, fax ou telefone, o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o código de segurança (três dígitos no verso do cartão). Esta prática seria uma forma de obrigar o cliente a respeitar a reserva e cancelar em caso de desistência.
Acabei de ler um artigo interessante. Uma pessoa reservou um quarto em um hotel em Paris e não apareceu nos dias reservados, não se preocupando também em anular a reserva. O hotel enviou ordem ao banco solicitando o débito de 780 euros da conta do cliente.
Surpreso com este débito, o cliente pediu ao banco a devolução do seu dinheiro. O pedido foi recusado e o cliente entrou com processo judicial. Passo para vocês a sentença que acabou de sair:
1 – no contrato cartão Visa Premier está estipulado que em caso de reclamação, o cliente deverá ser reembolsado em todas as vezes que sua reclamação for justificada. O banco errou uma vez ao não verificar se a queixa era ou não pertinente;
2 – errou uma segunda vez ao executar de olhos fechados a ordem dada pelo hotel. O fato do hotel possuir os dados do cartão de crédito não é prova de nada;
3 – o cliente deve ser reembolsado porque uma simples reserva de quarto não constitui, juridicamente, uma ordem de débito em conta.
Este julgamento é importante para ser utilizado como argumento em casos de problemas com nossas reservas. Já me aconteceu um caso similar. Tinha uma reserva em um hotel, não pude chegar no dia marcado e não tinha nenhum meio de comunicação para anular o quarto reservado. O hotel não debitou a soma total, como o exemplo acima, e sim o valor de uma diária. Não disse nada porque julguei este procedimento legal.
Duvido muito que os hotéis abandonem esta prática, mas pelo menos sabemos que não tem fundamento jurídico e que podemos reclamar.
Informação lida no: www.lepoint.fr
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96 Comentários
Sarah
Olá! Fiz uma reserva para uma temporada de 15 dias em Paris no Le Lapin Blanc. Poucos dias depois, após consultar a Política de Cancelamento informada no ato da reserva, pedi para cancelar a estada. Quando fui informada de que o valor total seria cobrado porque a tarifa não era reembolsável, para não criar caso, pedi para manter a reserva. Fiquei sem o $, sem o quarto e sem satisfação.
Cândida Ferraz
Bom dia. Estou a fazer uma reserva de um quarto através do booking e pediram-me os dados do cartão de crédito. No entanto dizem que não é necessário o código CVV. É normal? Pois em todas as reservas que tenho feito os hoteis pedem sempre esse código.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Cândida, sim, é normal.
Nice
OI Rodrigo!! Vc poderia me falar se esse Ibis: ibis Styles Paris Tolbiac Bibliotheque, e bom e se sua localização tb.Obrigado
Rodrigo Lavalle
Nice, a região é boa e segura mas meio sem graça e afastada do centro turístico de Paris. Sugiro que você fique em um dos ibis citados no seguinte artigo: 13 hotéis Ibis em Paris bem localizados.
Vivih
Fiz uma reserva no meu nome mais usei o cartao de minha amiga,e foi pago na hora..tem algum problema se caso eu nao tiver o cartao na hora do check in
Rodrigo Lavalle
Vivih, sugerimos que você entre em contato com o hotel e esclareça essa dúvida.
Nice
Rodrigo ,estou pesquisando os hotéis em Paris e muitos dizem que o pagamento e no Hotel.a minha dúvida e se esse pagamento pode ser feito em dinheiro
Rodrigo Lavalle
Nice, isso depende do hotel, sugiro que você entre em contato com o(s) hotel(is) que você escolher e se informe.
Wagner Pires
Boa noite,
Fiz uma reserva no booking.com coloquei meu cartao e deu invalido, mesmo assim o site diz que minha reserva foi feita e que tinha 24h pra por outro cartao, porem nao tenho outro cartao e essa reserva era nao reembolsável.
Por motivo de nao ter outro cartão pra estar dividindo a viagem em alguns meses gostaria de cancelar. Como posso proceder? Se deixar passar as 24h o cancelamento da reserva sera altomatico sem ter que pagar nada, pelo fato do cartao nao ter sido validado?
Rodrigo Lavalle
Wagner, se o cartão deu inválido não há como a cobrança ser feita. De qualquer forma sugerimos que você entre em contato com o hotel.
Jennifer Souza
ME AJUDEEM
Fiz uma reserva de um hotel no Booking a mas ou menos uns 5 meses , logo apos a reserva recebi um email de confirmação da reserva ETC . Hoje recebi um email dizendo que minha reserva não foi autorizada pelo meu cartão e que eu deveria ligar na seguradora pedindo o desbloqueio .
1º é correto 5 meses depois fazerem este questionamento do cartão sendo que ja havia recebido uma confirmação por email ?
2º O regime da minha reserva era de SEM CANCELAMENTO , porém ja que o cartão não passou se eu desejar cancelar para fazer a reserva em outro hotel eu posso ?
Obrigadoo !!!
Rodrigo Lavalle
Jennifer, é possível fazer a reserva no mesmo hotel? Creio que esse seja o caminho mais simples de resolver a questão.
Fernanda
Eu fiz uma reserva em um hotel pela internet com uma promoção que era debitado o valor total no ato da reserva e lá dizia que o cancelamento não era reembolsável. Ao fazer a reserva dei os dados do meu cartão de crédito, porém vi que ele não tinha limite para o valor da reserva. Mesmo assim o hotel me enviou confirmação da reserva. Em menos de 24 horas fiz o cancelamento da mesma, pois aconteceu imprevistos. Como meu cartão não autorizou o valor. Tem como o hotel me cobrar isso depois?
E se o cartão não autorizou o hotel não deveria ter concluído a reserva já que a mesma deveria ser paga no ato. Certo?
Ângela Perotti
Olá!
Fiz uma reserva de hotel em Paris via Booking através do cartão de crédito, onde forneci todos os meus dados. Acontece que quero pagar lá com outro cartão, o pré pago. Há algum risco de eu pagar com o pré pago e o hotel também descontar do cartão que usei na reserva?
Rodrigo Lavalle
Ângela, ao chegar ao hotel diga que você irá pagar com outro cartão e não com o que está no banco de dados do hotel.
Gilmar
Desculpe meu querido, a mensagem que recebi da reserva foi em meu celular.
A cobrança ficou para o mês seguinte.
Aí eu mandei cancelar o cartão.
E me veio outro.
Rodrigo Lavalle
Gilmar, sugiro que você entre em contato com o Booking ou com o hotel reservado.
Gilmar
Bom dia!No mês de maio recebi uma mensagem de reserva pelo booking
meu cartão de crédito.
Mandei cancelar o meu cartão.Pois o mesmo foi clonado
Quero saber se a possibilidade da empresa cobrar algo?
Pois o cartão está cancelado!
E o banco fez o estorno para o meu cartão de crédito.
FREDERICO
Bom dia. Gostaria de saber se uma quando realizo a reserva do hotel e passo meus dados do cartão de crédito, o débito é realizado no ato da reserva ou é realizado no ato do checkin/checkout?
Como vou viajar apenas no fim do ano, gostaria de realizar a reserva agora, porém só queria pagar na época da viagem.
Rodrigo Lavalle
Frederico, depende do hotel. Eu já reservei hotéis com tarifas promocionais onde meu cartão foi debitado no ato da reserva. Em outras vezes só paguei ao fazer o check-in ou o check out.
Geralmente isso é dito no site do hotel. Caso contrário, entre em contato com eles.
Viviane
Tenho uma reserva com tarifa não reembolsável no Novotel gare de Lyon, para passar Natal e Reveillon deste ano. Estou tentando contato com eles e não estou conseguindo.
Gostaria de saber se existe alguma lei ou algo que façam os hotéis reembolsarem os clientes que quiserem cancelar por conta dos recentes atentados terroristas?
Pois acredito que essa situação deveria ter uma exceção!
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Viviane, não existe uma lei assim. Negocie com o hotel um adiamento da reserva ou crédito em outra cidade onde a rede também tenha hotéis.
Abraços.
Lohaynne Barcellos
Ola, creio que possam me esclarecer algumas duvidas, a reserva feita pelo cartão e parcelada e necessario levar o cartão para check in s?!
Rodrigo Lavalle
Lohaynne, não sabemos lhe informar. Entre em contato com o hotel.
Abraços.
Sofia Santos
Comigo aconteceu uma outra situação. Reservei um hotel em Paris, o Ibis Budget perto de Orly e reservei um quarto em que nas condições está bem especificado que não posso cancelar nem anular a reserva, pois será debitado o valor da mesma. Para mim não havia problema porque estava mais que certo que iria. O problema é que no momento que fiz a reserva, no momento do pagamento, tive um erro e nunca, em momento algum, me apareceu uma mensagem dizendo que estava confirmado nem o código da reserva. Mas como fiquei receosa que a mesma tivesse sido realizada, esperei dois dias para estar certa que o e-mail de confirmação não chegaria atrasado. Nada de e-mail. Apenas um com ofertas promocionais. Logo deduzi que não estaria reservado. Como usei cartão de débito, pensei que o problema seria obviamente do cartão e resolvi reservar com um outro cartão. Assim o fiz. Quando paguei, apareceu uma mensagem a dizer que após a aprovação do banco, iria receber um e-mail da confirmação da reserva. passaram horas e nada de e-mail. Foi então que liguei diretamente para o hotel. Foi quando me informaram que a reserva tinha sido feita e que havia uma outra em meu nome para os mesmo dias!!! Gelei!!!! Não podia ser! Então fazem reserva e não confirmam com o cliente? Fazem de propósito? Eu expliquei a situação e ele disse que não podia fazer nada, pois nas condições do quarto está bem escrito que não dava para anular/cancelar. E para eu contactar o site de reserva (Accorhotels) que pertence à mesma cadeia de hoteis, lol. E pelo meio já me estava a dizer que a culpa era da booking (e eu sem ter contactado a booking). E eu disse que não estava a anular nada mas sim a tentar resolver um problema, pois o meu objectivo era ficar com a reserva, mas apenas uma. Enfim, falei com o responsável a mesma resposta. E propus uma outra solução: mudar a data da reserva. Assim não havia anulação e o meu problema estava resolvido. Ao que o empregado me disse que não podia fazer porque nas condições também estava escrito que não se podia mudar as datas. Mas será que ele não estava a perceber que não eram condições normais? Era um erro provocado por eles? E, no entanto, isso também não estava escrito no momento da reserva. Apenas que não se podia anular nem reembolsar o quarto! Que finos… Já tinham o dinheiro com eles e isso só provava que se estavam a a lixar para a minha situação. Tudo isto devido a um erro provocado por um site e pelo erro deles, pois não me enviaram nenhum e-mail a confirmar, algo que estão obrigados, ou só interessa as exigências deles e os turistas não têm direitos? Além disso, como alguém comentou, se não há e-mail de confirmação, não existe “contrato” entre o turista e o hotel pois eu não me encontrava informada. Sendo o erro que originou isto tudo. Eles não me podem cobrar. Mas já o fizeram. Fiz uma participação à VISA de forma a me reembolsarem. Mas eles vão entrar em contacto com o hotel para me tentarem reembolsar. Mas espero que também me contactem a mim para constatarem que eu não recebi nenhum e-mail. E sempre que falei do e-mail que eles NAO ENVIARAM (apenas e-mails com publicidade), eles nem comentam a situação, nem se desculparam nem justificaram a situação. Estou desesperada. Acho que em França não existe livro de reclamações nem entidades que defendam os direitos dos consumidores. O que faço? Ajudem-me por favor!
Rodrigo Lavalle
Sofia, existe essa associação: http://www.clcv.org/. Em princípio o indicado seria resolver com a empresa.
Abraços.
ana karina
fiz uma reserva em um site de viagens para um hotel e digitei uma letra do nome da pessoa errado tem algum problema para mim no dia da entrada no hotel
Rodrigo Lavalle
Ana, não sei lhe informar. Entre em contato com o hotel.
Abraços.
Reginaldo
viajarei para o Canada em julho, ja com todos os hotéis reservados, entretanto costumam pedir o cartão de credito, no momento do check in para abrir uma conta para eventuais despesas.
Como posso ter certeza de que no fim da minha estadia, o hotel de fato estornará a conta caso eu não tenho gasto nada ? Existe algum comprovante deste procedimento?
Rodrigo Lavalle
Reginaldo, a garantia é a credibilidade hotel. Não existe garantia concreta.
Abraços.
Mari
Me desculpem, não li todos os comentários. De repente alguém já tenha feito essa pergunta.
Esse tanto de informações que temos que fornecer para a reserva não é exagero? Com esses dados, o hotel ou algum funcionário mal intencionado pode fazer qualquer compra em meu nome. Me parece meio perigoso…
Pedro Rocha
Boa noite , fiz uma reserva num hotel em Paris para dia 6 de maio , e recebi a confirmação por email mas hoje por questoes de segurança enviei mail para o hotel e estes disseram-me que nao tinham nenhuma reserva no meu nome :S estou em panico porque ja tenho tudo marcado com antecedencia e nao sei o que fazer podem me ajudar. respondam para o meu email por favor , pedrochinha@hotmail.com agradeço imenso se o fizerem
Rodrigo Lavalle
Pedro, sugiro que você faça a reserva em outro hotel. A reserva foi cobrada? Nesse link você encontra nossas dicas de hotéis em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/.
Abraços.
sonia
Ola preciso de ajuda,fiz reserva d hotel pela booking,nao forneci numero de cartao,cancelei minutos depois e recebi email com valor do cancelamento.Quero saber como vao me cobrar esse valor pq pelo codigo do consumidor eu posso desistir da compra dentro de 7 dias,embora no meu caso foi de minutos.Acesso ao meu cartao nao tiveram,como.resolvo isso.Grata
Rodrigo Lavalle
Sônia, não sei te informar. Como você não forneceu o número do cartão de crédito não sei como eles poderiam lhe cobrar. Acredito que se você aceitou os Termos de Serviço do site na hora de fazer reserva e nesse documento estava escrito que o cancelamento seria cobrado, a empresa tem razão em cobrar.
Abraços.
liliana freitas
Li o artigo e alguns dos comentários aqui deixados e achei por bem esclarecer algumas questões já que trabalho como rececionista num hotel, não em França, mas em Portugal, mas nesta questão os procedimentos são os mesmos.
– Nunca reservem por telefone, mesmo que faça uma reserva por telefone peça sempre uma confirmação por email, com todos os detalhes e condições. E apenas finalize a reserva depois de ver se todas as condições são do seu agrado.
– é norma em toda a Europa que em caso de cancelamento entre 24h a 48h ou no caso de não comparecência a cobrança da primeira noite de estadia- salvo quando a regra do hotel é outra.
– a aceitação por escrito (incluindo email) de uma reserva é o mesmo que um contracto, ao aceitar as regras do hotel o cliente tem de aceitar as consequências.
– leia atentamente todas as condições do site que está a utilizar, o site é um intermediário entre você e o hotel, e em ultimo caso são as regras do site que prevalecem; inclusive na questão logística- é a nacionalidade do servidor que conta em caso de um processo no tribunal.
– veja bem a tarifa que está a reservar, em regra as tarifas mais baixas são não-reembolsáveis o que significa que não existe reembolso em caso de cancelamento. Como disse anteriormente a aceitação das condições é contratual portanto neste caso a lei está do lado do Hotel. No caso do cancelamento por força maior não atribuída ao cliente, alguns sites têm clausulas excecionais que permitem reembolso, verifique com o site em que reservou. Em caso de motivos pessoais não há reembolso segundo as regras- neste caso contacte o Hotel, alguns hotéis (expeto cadeias hoteleiras- esses são inflexíveis) aceitam alterar datas ou dão-lhe crédito para usar em outra estadia a definir.
– sites de venda direta ao cliente (exemplo Booking) não fazem cobranças, são os hotéis que cobram (o site envia os seus dados de cartão ao Hotel), portanto não usar cartões de débito, cartão de crédito para uso online (tipo pré-pagos)ou MBnet (cartão de crédito eletrónico) senão poderão ter a vossa reserva recusada por dados inválidos. E evitar uso de cartão de terceiros, alguns hotéis têm express check-in feito com máquinas que apenas funcionam com o cartão de crédito com que foi feita a reserva. Caso não tenha cartão de crédito contacte o Hotel e tente encontrar uma solução alternativa.
– existe preconceito contra o cliente brasileiro, quando a reserva é para mais de uma semana, pois o hotel pensa que apenas está a reservar para emissão de visto. neste caso aconselho a reservar por uma agência de viagens (a que tiver a taxa de cancelamento mais baixa).
– se tentarem esquemas (como cancelar o cartão ou usar cartões cancelados) para fazer uma reserva podem ver a vossa reserva cancelada.
– Em regra os hotéis conseguem fazer cobranças em todos os cartões de crédito, mesmo sem o CCV (código das traseiras do cartão).
– por vezes quando a reserva é de cancelamento gratuito o hotel faz uma pré autorização de cartão semelhante a uma cobrança. O valor apenas fica retido, nunca sai da sua conta. É a única forma do hotel verificar se o cartão que usou para fazer a reserva pode ser cobrado em caso de ser necessário (cancelamento ou no-show) sem retirar o valor da sua conta. quando o valor é desbloqueado a operação simplesmente desaparece do histórico, não aparecerá nenhuma operação de devolução.
Espero que tenha respondido a todas as questões e mais algumas.
Simone S
Achei muito estranho eu ter feito uma reserva no booking.com e o hotel (de Aix-en-Provence) ter debitado o valor antecipadamente sem eu ter digitado o código de segurança! Passei apenas o número do cartão, sem o código.
homemjusto
Em uma hipótese dessas, acredito que o ideal a fazer é cancelar o cartão de crédito para não pagar juros, e não pagar a fatura. Tentar resolver isso de uma forma amigável, sem dar dinheiro para a empresa. Vão entrar em contato com você, te cobrando o valor da fatura, nesse momento, a pessoa deve se manter incisiva e informar que só pagará o que achar justo. Se não concordarem você deverá entrar em contato com o PROCON imediatamente, pois vão negaticar o seu nome. Não havendo acordo, deverá dar entrada em processo judicial, pedindo danos morais. No caso de negativação, tente fazer uma compra parcelada para receber a negativa do estabelecimento, desta forma, terá mais argumentos para pedir uma indenização de danos morais maior, além do resssarcimento é claro. É claro que a probabilidade de perder a causa é grande, mas se todos cobrassem os seus direitos incisivamente, não valeria a pena para as empresas ferir o código do consumidor.
Neftalí
Oi Danielle. Você não vai recuperar o seu dinheiro. E me desculpe, mas é com razão, pois no momento da reserva as regras são muito claras. As tarifas mais baratas não permitem cancelamento. Quem não está seguro da viagem, deve reservar a tarifa mais cara, passível de cancelamento. Todas as redes de hóteis operam assim. O que não pode é se sentir injustiçado, com todo o respeito.
Kiki
Enfrento um sério problema com o Hotel Adagio Montrouge.
Escolhi a Accor pela idoneidade da rede, fiz a reserva via call center e troquei uma parte por pontos multiplus. Infelizmente o hotel cobrou o valor cheio, isto é, sem a troca (pontos multiplus). Entrei em contato com o hotel e eles foram intransigentes. Tenho o email da reserva e o resumo da fatura do cartão. Estou tentando contato com a Accor, se não tiver sucesso vou acionar judicialmente.
São infortúnios que não deviam acontecer, afinal, nós somos os hóspedes, clientes e turistas, devíamos ser mais respeitados.
Rodrigo Lavalle
Kiki, realmente é uma situação bem desagardável. Espero que você consiga ser ressarcida.
Abraços.
Danielle
Ola, preciso muito da sua ajuda! Reservei o hotel Adágio La Vilette em julho para uma viagem que aconteceria em dezembro. O valor foi debitado do meu cartão de credito no ato e por problemas pessoais eu nao poderei mais viajar. Tentei fazer o cancelamento e eles me disseram q perderei todo o dinheiro porque minha reserva era aquelas que não podem mudar. Eles podem mesmo fazer isso? Mesmo que eu cancele antes e não vá utilizar o serviço?
Rodrigo Lavalle
Danielle, creio que não. Entre em contato com a sua operadora de cartão de crédito e volte e conversar com o hotel.
Abraços.
Paulo
Costumo reservar hoteis na Rede Accor, aqui no Brasil já não se obriga usar cartão para reserva, porém no site fica claro que o checkin é até 18h, senao perco ela automaticamente.. Porem precisei exceder esse horario e liguei no hotel, e eles seguraram sem problemas.. Na rede Accor em Paris o cartão é obrigatorio e se não chegar até anoite eles cobram.. Em Londres perdi meu trem e cheguei no hotel 23h, aproximadamente 20h recebi um SMS de debito no cartao, pois tinha garantido com o cartão.. Preocupado em ter perdido a reserva, chegando em Londres o recepcionista somente debitou a diferença no cartão e peguei o quarto sem problemas..
Agora também existem reservas q vc paga uma porcentagem no ato da reserva, e no checkin paga o resto.. E se cancelar a reserva, o valor é estornado do cartão.. Aconteceu quando precisei cancelar uma reserva em Las Vegas..
Odilon Thomaz
Fiz uma reserva com cartão nacional de um quarto na Itália. O hotel tem a política de cobrar uma tarifa de 30% para cancelamento. Mesmo com cartão sendo nacional eles conseguem cobrar?
Rodrigo Lavalle
Odilon, não sei te responder essa pergunta. Sugiro que você entre em contato com o seu banco ou operadora de cartão de crédito.
Abraços.
Aline
Olá,
Gostaria de saber se é seguro reservar diretamente do site do Ibis e qual é melhor Ibis Torre Eifell ou Bastille?
Rodrigo Lavalle
Aline, com certeza que é seguro, é o site oficial da empresa. Não sei qual dos dois é o melhor. A região da Torre Eiffel é mais sofisticada e tranquila; a da Bastille é mais central e animada.
Abraços.
Ralph
Se vc perceber que não vai conseguir comparecer no hotel no dia previsto e nem realizar o cancelamento, o melhor a fazer é ligar no banco e pedir o bloqueio do seu cartão, dessa forma ninguém poderá debitar merda nenhuma no seu cartão sem o seu consentimento. Eu já fiz isso duas vezes e nunca paguei no-show e nem vou pagar.
Paulo
Boa noite. Voce poderia me ajudar enviando uma cópia do caso em que o cliente não compareceu ao hotel e ganhou na justiça. E que o cartão juridicamente nao pode ser debitado.
Duvidas entre em contato.
Obrigado. Obs. Preciso urgente. Se possível.
Lina
Paulo
como está escrito no texto acima eu obtive esta informação através de artigo no Jornal. Eu não posso de fornecer cópia de nenhum documento.
Roberto
Muito obrigado pela ajuda, Maria das Graças. Já informei ao hotel os dados de meu cartão.
Maria das Graças
Roberto, fui lá no site do hotel e as condições de garantia de reserva é:
“Une réservation est considérée comme garantie à la condition :
– qu’il y ait, par écrit, un engagement du client et une confirmation de l’Hôtel des 3 Collèges.
– que soient communiqués à l’Hôtel des 3 Collèges un numéro de carte de crédit et la date d’expiration de la carte ou que soit versé un acompte par tout autre moyen de paiement (espèces, chèque ou virement net de frais).
Nous nous réservons le droit d’effectuer une préautorisation sur la carte de crédit d’un montant de une nuit, deux nuits, ou 30% de la durée du séjour selon la durée du séjour (voir “conditions d’annulation”) ; la réservation sera considérée comme garantie à la condition que cette préautorisation soit acceptée.”
Traduzindo: a reserva é garantida na seguinte condição:
– que haja um pedido por escrito do cliente e uma confirmação do hotel;
– que seja informado o nº do cartão de crédito e data de validade.
Eles se reservam o direito de fazer uma pre-autorização de um debito de uma diária ou duas ou de 30% de toda a hospedagem; e a reserva será considerada como garantida se essa pre-autorização for aceita.
Então penso que para evitar problemas seria melhor informar ao hotel.
Roberto
Fiz uma reserva no Hotel des 3 Colleges para fevereiro/marco e informei os dados de meu cartão de crédito. Ocorre que meu banco, por questões internas, trocou este cartão por outro, quer dizer, o número, a validade e o código de segurança do cartão foram alterados. Evidentemente, meu nome não foi alterado. Devo informar esse fato ao hotel e passar os novos dados? Se tiver que fazer isso, devo fazê-lo por email, já que não falo francês e não tenho segurança em falar inglês? Teria alguma consequência se não informar?
Monika
Oi, é a primeira vez que vou para Paris e como sou estudante estou procurando hoteis mais em conta. Estou querendo fazer uma reserva no hotel HOTEL IBIS PARIS CONVENTION 15ÈME, que fica na 5 Rue Eugène Gibez. Queria fazer a reserva por esses dias mas estou preocupada em saber se o local é bom pois irei sozinha e provavelmente chegarei a noite após fazer turismo pela cidade. Vc tem idéia se é um bom local? Obrigada 🙂
Lina
Monika
Pode reservar este hotel. O ponto é bom. Fique tranquila.
Kelly Cruz
Nossa conosco acabou de acontecer a seguinte situação:
Pagamos uma diária antecipada no hotel Concorde Lafayette. No check in, por problemas de limite diário do cartão internacional, o cartão foi recusado. Como já havíamos pago uma diária (com o mesmo cartão), acertamos de pagar em cash, no dia seguinte, antes do final da diária já paga, ou seja, meio-dia, do dia seguinte.
No entanto, qual nossa surpresa ao entrarmos no quarto? Todos os serviços estavam bloqueados, inclusive a geladeira. Perguntamos o motivo por telefone e um recepcionista nos informou que isso se devia ao fato de que o cartão havia sido recusado para as outras diárias, mas que usualmente bastaria a cópia do cartão na recepção para segurança. Perguntamos se poderíamos fornecer a copia do nosso, já que no outro dia estaria tudo resolvido, já que se tratava de um limite diário. Eles nos disseram que não. Perguntamos se poderíamos fornecer um outro cartão com um limite menor, para os custos de consumo (esse cartão tem um limite menor, por isso não o usamos para as outras diárias faltantes), mas fomos informados que como o primeiro cartão havia sido recusado (embora tenha sido aceito no pagamento de uma diária, no dia anterior), não poderiam aceitar também esse outro cartão nosso como segurança…depois de um grande estresse no telefone, pedi que chamassem o supervisor, me passaram o senhor Guy Naohun, que foi igualmente grosseiro conosco e ao fim se recusou a nos fornecer um e-mail onde pudéssemos reclamar do tratamento, informando apenas que eu deveria aceitar as regras do hotel, sem reclamar, ou deixá-lo. Incrível! Fiquei muito triste, achei a situação desrespeitosa, mas infelizmente estes hoteis parecem protegidos contra reclamações, etc. Aqui trata-se todo mundo mal e por falta de uma instância legisladora, fica por isso mesmo…enfim. Foi isso.
Lina
Kelly
Que pena o ocorrido. Muito desagradável. Ainda bem que relatou o fato aqui. Obrigada.
camila
Para mim é um abuso é vc contratar/reservar um serviço como este, nao ler as condições (estao sempre expressas) e ainda reclamar do débito. Ele reservou, tirou o lugar de outros, fez o hotel se programar, gerou custo, privou de receita … e quem paga pelo seu descaso?
Se ele chegasse no hotel e não houvesse reserva…como seria? Só um lado deve cumprir o acordado?
Todos temos direitos e deveres… e regras devem ser cumpridas para viabilizar a operação de qualquer negócio e qualquer relação.
É por essa e por outras que encarecemos os serviços por ai e…MERECEMOS!
Prestação de serviço é desvalorizado e incompreendido pela maioria das pessoas. Tomar tempo do outro já é tomar dinheiro…ainda que de certa forma faça parte da natureza do trabalho….
Enaldo
A jurisprudência brasileira vem considerando que o cancelamento de reservas “em cima da hora” implicaria em indenização em favor do prestador de serviços em torno de vinte por cento do valor total contratado. Como se tratam de estabelecimentos situados fora do Brasil, o melhor é notificar previamente e extrajudicialmente o estabelecimento financeiro no Brasil, para que ele não efetue a fatura das reservas. Uma ação contra um hotel com sede no exterior oneraria sobremaneira a demanda judicial. Se este hotel pertence a uma rede internacional que atua, com escritório em território nacional, a demanda poderá se dar conforme as normas protetivas do Código de Defesa do Consumidor nacional.
Norma
Lina,
cumprindo a promessa de informá-la sobre o reembolso do Hotel Saint-Louis en l”Isle: fui pessoalmente ao hotel quando estive aí entre 14 e 23 de maio. O Concierge ainda tentou manter o crédito para uma reserva futura que não nos interessava. Então estornou no mesmo cartão de crédito cobrado.
Um detalhe importante é que fora cobrado em 26 de março e a reserva era para 20 de abril. Esta não é a praxe. Cobra-se a 1a. diária se você faltar sem cancelamento prévio. Já fiz isso várias vezes sem que houvesse cobrança antecipada
Dessa vez fiz a reserva pelo booking. com (sem pagto mas c/ dados do cartão) para o hotel Bersolys Saint Germain, 28 rue de Lille, é um 3 estrelas perfeito para mim que priorizo a localização (caminhar pelos 7 primeiros arrondissements é fundamental), a rua é totalmente silenciosa, há elevador, quartos e banheiros novos, lençóis e travesseiros impecáveis e café europeu: justo. Apenas a sala/recepção tem uma decoração um tanto equivocada, amontoado de peças, mas nada que não se releve. Não agradaré a quem procura o padrão americano de hotel. É pequeno mesmo. Sim, diária com os 2 petit dejeuner, 173 Euros.
Não sei de outros quartos, o nosso era no 2º piso, com leitos separados.
Acho que a experiência pode servir a alguém, mas no mais nós já sabemos que a escolha de onde ficar e como ficar é do projeto de cada um.
Um abraço amigo,
Norma
conexaoparis
Norma
Obrigada. Ainda bem que tudo foi resolvido corretamente.
NORMA
Oi, Lina,
Obrigada pela atenção. Publiquei no seu blog porque a experiência da gente pode servir para outros. Quem sabe?
O sentimento que tenho é que não foram corretos. Nem reserva para a nossa próxima data (14 a 23 de maio), nem reembolso imediato. Ainda quando chegar ai vou passar pelo constrangimento de provar que fomos em outra data efetivamente.
um abraço,
Norma
conexaoparis
Norma
Me mantenha informada. Gostaria de acompanhar até o fim, saber se será reembolsada.
conexaoparis
Norma
Me mantenha informada. Estou achando este hotel antipático.
NORMA
Lina,
conheço o teu trabalho de longa data. Admirável, principalmente na serenidade que imprimes.
Vivi agora, por conta da ação do vulcão, a seguinte situação: reserva feita direto (internet) com o Hotel Saint-Louis en l”Isle, primeira diária debitada em cartão, chegada prevista para 20 último, não havia informação de cancelamento do voo com antecedencia. Ainda assim fiz e-mail manifestando a minha preocupação e impotência, dia 16. Dependia da França abrir o aeroporto de Paris. Final da história, dia 19 voo cancelado e remarcado já para maio. Fiz um e-mail informando ao hotel o adiamento, e ele me respondeu estar lotado e não reembolsar o valor debitado. Insisti com outras mensagens: houve antecedência e o hotel estava muito mais próximo da informação que eu. Sabia a Cia. e o voo, dia e hora. E tinha o aeroporto deles fechado.
Obtive a promessa de que se de fato nós chegarmos no dia marcado em outro hotel, aí então haverá reembolso. Estressante não? Mas e do menu de viagem.
Um abraço pelo seu trabalho,
Norma
conexaoparis
Marcelo
Pode confiar neste site. Mas eu reservo diretamente nos sites dos hotéis.
Marcelo Silva
Boa noite,
Estou em duvida quanto a reserva de hotéis pela internet para París.
Quais os sites confiáveis para reserva. Podemos confiar no Hoteis.com
conexaoparis
Vitoria
Somente pensando na localização, o Suez. Não conheço bem os hotéis para fazer comparações.
Vitoria Berbat
Oi Lina!!
Preciso da sua opinião
Qual o hotel fica é melhor e mais bem localizado: Hotel de Suez ou Ibis da Rua Trousseau? Em qual vc ficaria?
Obrigada.
reinaldo
Fizemos a reserva pela net através do site booking.com, passamos o número do cartão e o código de segurança. O pagamento será ao darmos entrada no hotel. Segundo informações, caso haja desistência com dois dias de antecedência a data da hospedagem, não há taxas a ser paga. Somente se desistir nas vésperas, será debitado uma diária.
Ana Cristina
Tem uma dúvida sobre hotel,vou a Paris em setembro,e vou ficar na casa de uma amiga,o problema que ela esta a trabalho na Aficra e so chegara dia 5 de set em paris e eu chego dia 3.Como nao tenho a carta de acolimento,vou alugar um hotel para os nove dias que ficarei em Paris,porem quando ela chegar vou cancelar o hotel e irei para casa dela.Qual procedimento devo tomar?E possivel cancelar o Hotel e págar somente pelos dias que fiquei hospedada?Pq nao queria queria gastar com hotel e 9 dias em um hotel sai muito caro.
conexaoparis
Vitoria
Não conheço o hotel mas ele é bem localizado. Este bairro é residencial e tranquilo.
Vitoria Berbat
Oi!! Que maravilha esse blog!!
Você conhece o Mercure Paris Saint Charles na rua Saint Charles no 15 éme? é bem localizado?
Beijos
conexaoparis
Edith
Todos os dois estão bem localizados.
O Grands Boulevard está perto da Opera. O outro está perto da Bastille.
Tanto faz.
Edith Moreira
Olá Lina!
Preciso de sua ajuda mais uma vez…
Tô em dúvida de qual hotel devo reservar. Vou passar 7 noites em Paris com meu marido, e não sei se reservo no Ibis Grands Boulevard na Rue du Faiborg Montmartre, 9 eme, ou no Ibis Bastille Opera, 11 eme. Qual é na sua opinião mais bem localizado?
Obrigada.
Camila Farias
Gostaria antes de mais nada parabenizar ao Conexão Paris pelas ótimas informãções e dicas da França. Viajo essa semana pela segunda vez a Paris e aproveitei algumas.
Bom, fiz uma reserva entendida como confirmação no Ibis Gare du Nord uma vez que debitaram as diárias (3) no meu cartão de crédito. Depois de um mês resolvi mudar para o Ibis Bastille em função de já ter ficado lá e a localização ser melhor e fiz outra reserva lá. No site havia a informação da promoção da tarifa (59 euros) e abaixo uma informação do que fazer em caso de cancelamento. No entanto, quando fui cancelar a reserva com muita antecedência (mais de 1 mês) do Ibis Gare du Nord a gerência do hotel diz não poder reembolsar pela tarifa promocional não permitir isso, porém no meu e-mail de confirmação não consta. Enfim, tentei de várias formas e soube da rede accor de outro hotel que o acordo depende de cada gerente de cada hotel (temos que contar com o humor?!). Como se tratam de 3 diárias estava disposta a pagar 1 e me reembolsarem 2. O que consegui até o momento foi prorrogar o crédito das diárias até o fim do ano, mas não sei se volto esse ano ainda. Queria saber o que posso fazer ou a quem posso recorrer nesse caso. Estou pensando em ir pessoalmente ao hotel falar com a gerência uma vez que estarei em Paris nessa semana.
Outro porblema que tive é que fiz a reserva (entenda pagamento) do aluguel de um carro em Bordeuax (6 diárias) e Paris (3 diárias) no site da autoeurope e marquei a opção de que desejo com GPS nos dois lugares. Debitaram imediatamente na minha conta, enviaram e-mail de confirmação da reserva e um outro para que eu entrasse em contato para confirmar o gps. Quando entrei em contato informaram que não trabalham com carro com gps e que esse formulário é padrão para os EUA. Agora para devolver o dinheiro é outro problema e estou com medo de não ver o dinheiro de volta. Como podem colocar no site uma opção do carro (que para mim é importante para o deslocamento- gps), debitar e não trabalhar com o produto, O correto era verificar o pedido, disponibilidade, informar que não tem, verificar se o cliente deseja efetivar a reserva e só depois debitar.
Obrigada
conexaoparis
Gisele
O ponto realmente é ótimo. Mas eu não conheço este hotel.
O hotel não tem o direito de debitar da sua conta uma diária.
Peça ao seu banco para anular este débito. Um absurdo.
Gisele Tau
Oi Lina, postei atraves do link do VV e como os post eram antigos, tou refazendo meu comentario nessa nova paginacao.
Sei que uma boa indicacao vale muito……e confio em voce e no pessoal que frequenta sua pagina.
Reservei para 11 de julho – 7 noites no Hotel Home Latin. Sei que a localizacao e otima, porem estou preocupada com o Hotel…..ja que li varios comentarios ruins sobre o Hotel no TripAdvisor. Ano passado sofri no Hotel Gare Du Nord, que é horroroso, inclusive na localizacao.
Estou levando meu marido novamente a Paris para apagar a má impressao de setembro passado que rolou greve de transportes e hotel ruim….lendo os comentarios sobre as reservas pela internet, o Hotel ja debitou uma diaria (118 E com taxas) no meu cartao, entao com certeza seperderei essa diaria se precisar mudar de hotel….. Acho que com muita antecedencia, nao deveria haver penalidade……ja na semana e justo que o hotel cobre pois perde tempo e a garantia de poder fazer uma nova locacao….esta e minha opiniao. Aguardo dicas e informacoes de todos,
Bjos
conexaoparis
Cynthia
Não conheço este hotel, ele está no limite de Paris e perto da cidade universitária. A área é muito verde.
cynthia
Olá !!! meu namorado fez reserva no IDEAL HOTEL para 4 noites. Entrei no site mas tem pouquíssimas fotos. Achei muito fofo tudo que consegui ver. Você tem alguma outra informação sobre esse hotel? bjus e mais uma vez : brigadão!!!
IDEAL HOTEL design� ***
108 Boulevard Jourdan
75014 Paris
conexaoparis
Todos
Esta informação vem daqui:
http://www.lepoint.fr/actualites-societe/2009-04-23/carte-bancaire-reserver-un-hotel-sur-internet-qui-dit-garantie-ne-dit-pas-debit/1597/0/337073
Cláudia Oiticica
Concordo com a Suyanne. Tudo depende do que foi acordado. Utilizo bastante a internet na reserva de hotéis e existem várias tarifas que não admitem qualquer cancelamento. É um risco, mas a gente aceitou as condições. Quando não se tem tanta certeza é preferível optar por aquelas mais caras que permitem serem canceladas. Infelizmente, a partir do momento que damos nosso cartão, ficamos vulnerável.
Cristiana Dias
Lina querida, acabei de ver uma reportagem sobre vc na revista Viver daqui de BH! Parabéns, muito bacana!
Vc realmente merece!
Bjo grande!
Samuel
Luiz, o julgamento é de extrema utilidade para os consumidores e seus advogados. Mas, seria possível passar-nos o número dos autos, relator, data do julgamento? É que em eventual ação esses dados trariam mais força para convencer o Juiz. Ocorre que esse julgamento não expande seus efeitos para alcançar outras pessoas, ou seja, vale somente para as partes daquela ação. Caso algum de nós passe por algo semelhante, teria de ajuizar nova ação e, ainda, cuidar para convencer o juiz, o qual não fica adstrito àquela decisão. Enfim, poderíamos sofrer com a surpresa de uma decisão que absolvesse o banco. Falo com a experiência de quem advoga há mais de quinze anos. Procurei pela internet, mas ainda não encontrei as informações. Caso a Thais encontre, poderia colocar aqui também, compartilhando com os leitores da página. Abs. E, mais uma vez, parabéns pelos seus posts! Samuel
Gabi
Fabiana, estou pensando em fechar um aluguél de ap com o monparis tb. Vc vai qdo para Paris, me conta como foi o processo do aluguél se correu tudo bem.Meu e-mail é bisi_sm@hotmail.com
Obrigada,beijos e boa viagem!
Alcyone Coelho
Acho a informação pertinente, mas não concordo com o resultado. Eu tenho negócio e seu o que é, na pele, uma desistência sem aviso prévio. Existe toda uma preparação por trás de qualquer negócio e não cancelar a reserva é errado, no meu ponto de vista. Eu procuro fazer tudo preto no branco, se não vou aviso, etc. Também acho falta de educação, cominar as coisas e não fazê-las. Pelo menos uma taxa seria justo ser cobrada pelo hotel… Que colocou funcinários a disposição (e teve que pagá-los), limpou tudo, comprou comida extra p o café da manhã, etc… isso tudo é custo. E alguém vai acabar pagando p ele, não quero que seja eu que vou me hospedar num hotel a pagar uma diária mais cara pois esses custos de quem simplesmente não aparece estejam incluido no meu preço…
Luiz Gonzaga
Olá Lina
Muito linda essa foto… (hehehe….)
Abraços
Luiz Gonzaga
Thaís
Oi, Lina!
Gostei bastante da informação e ,se possível, seria interessante que você fizesse um update no post colocando a fonte do julgamento (nº do processo, qual Tribunal…).
Obrigada.
Martinha
+ Uma otima informação..
Sempre é bom saber..
=)
Fabiana
Lina,
Obrigada pela atenção ao pesquisar sobre o assunto tendo em vista que estava na dúvida se confirmava os meus dados do cartão de crédito por email (acho arriscado mandar esse tipo de dado por email em qualquer situação). Acabei cancelando a reserva do hotel e alugando apartamento através do MonParis (me senti mais segura com o atendimento do Roberto do que com a reserva on-line de um hotel).
Além disso, a maioria dos hotéis que fazem reserva on-line, avisam aos consumidores que se reserva não for cancela em tempo hábil, será creditado uma diária no cartão de crédito. Acredito que seja praxe.
Suyanne
Faço reservas de hotel pela internet há muitos anos e já tive problema com o cartão uma vez. Foi debitada uma diária de hotel em Paris no mesmo dia em que eu estava em São Paulo, a passeio e sequer havia feito qualquer reserva naquele ano para Paris. Não ouve qualquer problema e fui reembolsada.
Mas é bom observar na hora da reserva, principalmente no Booking.com, um ítem que fica meio oculto e que demorei um pouco para ver: na informação sobre o quarto escolhido há sempre a descriminação do tipo de pagamento que será efetuado. Algumas reservas não admitem cancelamento em hipótese alguma, são os quartos mais baratos e com o maior desconto.
Atençaõ é fundamental, às vezes nos empolgamos e não buscamos todas as informações.
fernanda
Acho muito importante também ler o texto jurídico do hotel, que trata sobre reservas e cancelamentos, antes de reservar e fornecer seus dados.
Olhei muitos hoteis em paris e o que percebi é: a maioria deixa especificado que se a reserva não for cancelada até dois dias antes do check-in, a primeira diária será cobrada. Isso muda de hotel pra hotel e é sempre bom ler com calma todas as regras.
Depois de reservar, acho bacana guardar uma cópia do pedido de reserva no e-mail e levar uma cópia impressa na viagem, para evitar problemas.
adoro seu site. é a primeira leitura da manhã.
abs!
Patrícia Venturini
Pois é Lina… claro que se não há nenhuma forma de comunicação com o hotel, tudo bem, fazer o quê… imprevistos acontecem. Agora, se há como, acho importante ligar e cancelar mesmo, afinal é um compromisso estabelecido, com fornecimento de dados de cartão de crédito e tudo. É justo o hotel cobrar algo pelo quarto vazio mas, francamente, cobrar integralmente a despesa é abusivo!