A leitora Priscilla nos contou uma experiência desagradável que viveu no aeroporto Charles de Gaulle. Cansada da viagem ela comprou as passagens para pagar o RER ( o trem ) para Paris. Em seguida pegou um elevador que a deixou diretamente no cais de embarque do trem. Durante o trajeto foi controlada pelos fiscais da SNCF e como não tinha passado na catraca ou pela máquina de compostar foi obrigada a pagar uma multa de 25 euros.

Mesmo explicando que no trajeto entre o aeroporto e o cais de embarque não viu catraca nenhuma, que ao pegar o elevador este a deixou diretamente no cais, que não sabia que tinha que passar com a passagem pela catraca…apesar de todos os argumentos foi obrigada a pagar a multa.

Surpresa com o acontecido, pedi alguém da família que desse uma olhada no aeroporto, ver o que estava acontecendo. Após conversas e discussões com agentes do Charles de Gaulle, a explicação é a seguinte. Uma zona do aeroporto está em reformas e certas paredes e barreiras foram destruídas ou retiradas. Por isto quando os turistas pegam este elevador não são mais conduzidos em direção a uma catraca. Na saida do elevador vão ter acesso direto ao cais de embarque.

Seja o que for, não se esqueçam de validar o ticket de transporte. Quer dizer de passar por uma catraca como as do metrô ou de utilizar as máquinas da foto acima.

Nos trajetos do RER entre Paris e Charles de Gaulle ou entre Paris e Versailles, por exemplo, a passagem é como um ticket de metrô. Neste caso a validação se faz na máquina da primeira foto ou nas catracas.

Nos trajetos de trem entre Paris e as outras cidades da França a passagem não é mais um ticket e a compostagem é feita na maquininha amarela.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris