serl.jpg

Incentivados pelo Velib os parisienses e os leitores do Conexão Paris estão adotando a bicicleta como meio de transporte em Paris. Os depoimentos que recebo confirmam que é

plaserl1.jpg

muito fácil alugar uma bicicleta nos pontos de estacionamentos. Basta ter uma cartão de crédito com chip.

serleve.jpg

Recentemente li artigos nos jornais sobre o aumento do número de multas concernando os ciclistas. Saibam que se vocês não respeitarem o código da circulação podem pagar até 90 euros de multa.

sergio21.jpg

Não se esqueçam que as regras principais são, respeitar os sinais luminosos, respeitar o sentido da circulação, nada de cortar caminho pegando uma contra mão.

sergio11.jpg

Só conversem no celular estacionados. Não andem de bicicleta nos passeios.

sergio3.jpg

As bicicletas podem circular no espaço reservado aos ônibus. Mas o ideal é circular nas faixas reservadas aos ciclistas. E não se esqueçam que o pedestre, na faixa de travessia de pedestres, tem a prioridade.

sergio4.jpg

Estas fotos são de Sérgio T. Gonçalves que deve ter passado horas selecionando as ciclistas charmosas de Paris. O que o intrigava é que elas não estavam com roupas de esporte.

sergio-l.jpg

Mais tarde ele comprou este poster com uma foto do conhecido fotógrafo francês Roger Viollet, francesas de bicicleta no início do século XX. Aí ele entendeu. A bicicleta não é um esporte é um meio de transporte.

A partir de setembro 2008 os ciclistas deverão circular a noite com um gilet amarelo fosforescente.

Este é o link para o site da prefeitura de Paris com o mapa das faixas para ciclistas.

www.paris.fr