Créditos: Armée de l’air
Sempre me perguntei porque a festa nacional francesa é comemorada, também, com um grande e pomposo desfile militar. Claro que temos os famosos fogos de artifício da torre Eiffel, mas qual a razão, em 2013, para a presença dos militares na avenida Champs-Élysées ? Na continuidade da minha indagação, os outros países europeus possuem uma manifestação similar?
O desfile do dia 14 de julho, tal qual o conhecemos hoje, foi instaurado em 1880 pela jovem Republica como tentativa de fortalecimento do ideal republicano após anos de instabilidade política. Os republicanos queriam provar que o governo estava militarmente forte e que as forças armadas estavam preparadas para a recuperação da Alsácia e da Lorraine. Desde então os militares assinam o ponto anual nesta festa do verão parisiense.
Ano passado, ou atrasado não me lembro mais, os ecologistas tentaram suprimir este desfile. Para os “verdes” franceses, um desperdício de dinheiro em período de crise econômica e uma apologia guerreira supérflua.
Poucos são os países europeus que mantém ainda desfiles militares. Espanha e Portugal reduziram as celebrações da festa nacional, a Grécia suprimiu a presença das forças armadas e os militares italianos desfilam diante da indiferença da população. A Inglaterra possui, no lugar da festa nacional, o aniversário da rainha e os militares desfilam a pé e em uniforme tradicional. Quanto a Alemanha, ela festeja a reunificação sem desfile nem festa.
A Europa do Norte não aprecia muito as manifestação militares. Na Suécia o casal real faz uma simples saudação à bandeira nacional, na Noruega são as crianças que desfilam e na Finlândia a população assiste, pela televisão, uma recepção organizada pela presidência.
Se estiver em Paris dia 14 de julho, saiba que este desfile começa sempre em torno das 10.30h na avenida Champs-Élysées e que o espetáculo é bonito com cavalos, tanques, acrobacias aéreas, saltos de paraquedas, palanques que autoridades nacionais e internacionais e suas respectivas esposas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
31 Comentários
Nilza Freire
Bem, eu já passei três 14 de julho em Paris, mas só assisti desfile em um deles, quando debutava em matéria de França (1989, ano do bicentenário da Revolução Francesa). Calma aos meus amigos, pois não vou contar tudo de novo, rsrsrsrsr. Mas aquele ano foi muito melhor do que Reveillon em Copacabana (para mim). Mas a festa anual é muito linda e sempre acompanho na imprensa falada e escrita, além da internet. O quesito segurança anda meio comprometido lá conforme já foi comentado em outros posts aqui do CP, mas acho que os especialistas em logística estão adotando as providências cabíveis para que tudo corra bem, e vai correr. Acho lindo e penso que todas as pessoas que gostam da França devem assistir a esse espetáculo ao menos uma vez na vida…
Maira
Todos os anos meu marido participa das atividades militaires e durante várias semanas monta acampamento no arco do triunfo. Para ele e muitos colegas representar à França é uma honra e ato de dever cumprido! A França possui uma das melhores equipes de esquadrilha da fumaça,espetáculo inesquecível durante à comemoração!
Amélia
Estarei em Paris neste dia, e nesta noite mesmo voo para o Brasil. Qual seria o melhor local para ver o desfile na Champs Elysees? Vou me hospedar no Hotel Amiot, próximo ás Gares (Nort e Lest), será que terei problemas para ir ao CDG no fim do dia? Pena que os fogos só poderei ver do avião 🙁
Lina
Amélia
Não terá problemas para o traslado CDG. Se está perto da Gare du Nord, basta pegar o RER até CDG.
Os melhores lugares são inacessíveis: uma das janelas do prédios da avenida.
Chegue cedo e tente ficar na primeira linha no passeio.
Madá
Adorei os relatos. Só vi em video e TV, achei lindo!
Claudia Maria
Luciana e Andrea
A minha experiência do 14/7: a festa no Champ de Mars começa cedo (pela manhã mesmo!). Eles cercam todo o campo e o dia todo as pessoas vão chegando, fazendo piqueniques e os shows vão rolando. Quando eu fui o “tema” da festa era “Touche pas a mon pote”. À noite os cantores principais se apresentam e lá pelas 23h começa o show pirotécnico (quando assisti, as musicas eram de grandes musicais dos teatros com os fogos acompanhando o ritmo, muito lindo). Embora tivesse muita gente, não vi confusão (sorte?). As estações de metro mais próximas ficam fechadas, só as mais distantes ficam abertas e pelo que notei o show acaba antes do ultimo trem, mas como estava hospedada ao lado do campo, não sei dizer se dá tempo de pegar (deve ficar beeem cheio!).
andrea
Também vou chegar no dia 14 e tenho as mesmas duvidas que a Luciana.
Mauricio Christovão
Aqui no Patropi continuamos marchando no dia 7 de Setembro…Os tiros são de festim e as crianças gostam!!!
Luciana
Puxa que bacana! Vou chegar no dia 14 mesmo e gostaria de tentar ver os fogos. Tem algum site ou link que dê mais orientaçoes tipo horario, melhores opções de deslocamento etc? Estarei com minha filha de 8 anos. Obrigada!
Lina
Luciana
Os depoimentos estão ótimos. Leia todos.
solange
A França ainda tem traumas de sua participação da segunda guerra- talvez isto ajude a entender a parada militar. Mas a festa é linda, alegre, vale a pena ir ver.
Francy
Minha primeira vez em Paris ,foi no verão.Se bem que naquela época ,o verão não era tão quente .Mas a festa de 14 de julho ,ficou gravada ,sempre.Tenho uma amiga ,que faz anos em 14 de julho ,e onde comemora ? Em Paris ,lógico. Diz ela ,que é prá prolongar a vida !