As Galeries Lafayette Paris Haussmann querem mudar o mundo da moda e do consumo incentivando criadores, marcas e influenciadores que tenham propostas e atitudes sustentáveis e eco-responsáveis. Conheça o projeto Changeons de Mode proposto pelo grand magasin.

Apesar de toda a imagem de glamour e sofisticação que a moda nos vende, ela é uma das indústrias menos ecológicas do mundo. Seu modelo de negócio traz consequências ambientais adversas desde a produção da matéria-prima até a vida pós-venda de cada peça.

Atualmente são produzidas no mundo 150 bilhões de peças de vestuário por ano. Desse total, 30% não é vendida. Os 70% vendidos ficam, em média, somente 3 anos no guarda-roupa do consumidor sendo, em seguida, descartados. Anualmente, 12.8 milhões de toneladas de roupa acabam nos aterros sanitários do mundo. [Fonte]

Um dos grandes desafios da atualidade da indústria da moda é transformar esse modelo em algo mais sustentável. Aqui e ali surgem iniciativas de indivíduos, governos, ONGs e empresas na busca de formas mais sustentáveis e eco-friendly de produção, distribuição e, principalmente, de consumo.

galeries lafayette querem mudar o mundo

As Galeries Lafayette Paris Haussmann querem mudar o mundo

Fiel ao seu papel de inovadora desde a sua criação, as Galeries Lafayette Paris Haussmann lançaram em 2018 o projeto Go for Good. Trata-se de uma loja dentro da loja principal, no Boulevard Haussmann, onde são vendidos produtos cujas matérias-primas e/ou produção são eco-responsáveis, com um impacto positivo no meio ambiente, na localidade e/ou no desenvolvimento social.

Agora, em 2019, o grand magasin, ampliou seu campo de ação com o lançamento do movimento Changeons de Mode.

O movimento Changeons de Mode

A operação Changeons de Mode, lançada pela Lafayette no dia 4 de setembro, tem 4 premissas:

1) Levar aos clientes um mundo cada vez mais inspirador, positivo e diversificado:

    1. Icentivo e visibilidade a jovens criadores eco-conscientes/reponsáveis.
    2. Uso nas campanhas publicitárias de personalidades e influenciadores que representem a diversidade mundial, sejam ativistas de boas causas e tenham um impacto positivo na sociedade e não sejam meramente celebridades ou modelos.

2) Oferecer aos clientes uma seleção cada vez mais numerosa de produtos sustentáveis e fair trade:

    1. A loja (física e virtual) Go for Good.

A loja Go for Good dentro das Galeries Lafayette Paris Haussmann

3) Explorar com os colaboradores, parceiros e dentro da própria empresa novas maneiras de produzir, servir e consumir:

    1. As roupas não vendidas das marcas produzidas pelas Galeries Lafayette são entregues anualmente às associações. Isso também se aplica aos alimentos, aqueles não vendidos são retirados das prateleiras antes do vencimento e doados.
    2. As coleções produzidas pelas Galeries Lafayette são 100% rastreáveis, do campo até a loja, e feitas com materiais eco-responsáveis (algodão orgânico, cashmere e nylon reciclados).
    3. Todas as lojas das Galeries Lafayette possuem locais de coleta têxtil (roupas, sapatos, roupas de cama, mesa e banho, mesmo rasgadas) e de frascos de perfume que serão, em seguida, encaminhados para reciclagem.
    4. As Galeries Lafayette passaram a usar papel reciclado na produção de catálogos e reduziram em 25% a quantidade total de papel utilizado. Desde 2017, todas as sacolas distribuídas nas lojas também são feitas de papel reciclado e o recibo de compra por email poupou a impressão de quase 1.000.000 deles.
    5. Escolha do restaurante 100% vegetariano Créatures para ocupar o espaço no terraço da loja.

Ponto de coleta têxtil em todas as lojas da Lafayette

4) Impactar positivamente as cidades onde as Galeries Lafayette têm lojas:

    1. Reduzir o consumo de eletricidade e água.
    2. Valorizar o patrimônio histórico e arquitetônico.
    3. Servir a comunidade também como ponto de apoio de atividades do cotidiano além de ser simplesmente um local de consumo.
    4. Transformar os telhados das lojas em hortas urbanas, também com a presença de colmeias.
    5. Entregas em domicílio feitas com veículos movidos a gás natural, o que reduz em 95% a emissão de partículas finas.

A horta no telhado das Galeries Lafayette Paris Hausmann

No mais, cabe também a nós, consumidores finais, mudar um pouco nossos hábitos de consumo. Lembrando sempre dos 3 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, ou seja, comprar menos; dar vida nova ao que já temos e ajudar a transformar aquilo que não queremos mais em algo novo.

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Benefícios das Galeries Lafayette para os leitores do Conexão Paris

Lembrando que durante todo o ano de 2019 as Galeries Lafayette oferecem mimos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 175€. Clique aqui para saber mais sobre os mimos e baixar os voucheres.

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009 | Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra | Horários de funcionamento: segunda a sábadode 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00.


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