Pain au chocolat ou chocolatine? Qual o nome correto dessa deliciosa iguaria vendida nas padarias francesas? Qual a sua origem e a de seus dois nomes?

Se no Brasil, uma das polêmicas que pipocam nas redes sociais debate se o correto é dizer “biscoito” ou “bolacha”, na França essa discussão gira em torno dos termos “pain au chocolat” e “chocolatine”. Como chamar essa deliciosa viennoiserie francesa?

pain au chocolat

Pain au chocolat ou chocolatine? Fica a dúvida… Foto: larik_malasha | shutterstock

O que é um pain au chocolat (ou chocolatine) e qual sua origem

Pain au chocolat (ou chocolatine) é uma espécie de pãozinho feito de massa folhada e recheado com chocolate (geralmente duas barras enroladas na massa), vendido em toda e qualquer boulangerie francesa.

Em francês, o nome genérico dos produtos de padaria feitos com massa folhada ou com massa de brioche é viennoiserie. Entram nessa categoria, além do pain au chocolat, o croissant, o chausson aux pommes (pastel de maça), o palmier (em forma de coração, com açúcar caramelizado), o pain aux raisins (ou escargot, com uvas passas), o pão de leite e o brioche em si.

O termo viennoiserie começou a ser usado na França no século XIX para designar os produtos de padaria de inspiração vienense. A primeira padaria vienense foi aberta na França por volta de 1837 – no 92 rue Richelieu, em Paris – pelo austríaco Auguste Zang.

Os produtos feitos por ele caíram no gosto popular e passaram a ser copiados pelas padarias parisienses da época. Por incrível que pareça, o croissant, um dos símbolos da França, é na verdade uma derivação do croissant vienense (kipferl) feito com massa folhada ao invés de massa de brioche.

pain au chocolat

Viennoiseries; pão de leite, croissant, pain aux raisins, pain au chocolat e brioche. Foto: margouillat photo | shutterstock

Um outro produto feito pela padaria de Zang era o “schokoladencroissant” (croissant de chocolate). Diz a lenda que, devido ao sotaque e a forma dos franceses de pronunciar a palavra, “schokoladencroissant” foi sendo gradualmente transformada em “chocolatine”.

Segundo Nicolas Berger, autor da enciclopédia Chocolat, mots et gestes, publicada pelo chef e mestre chocolateiro Alain Ducasse, a palavra “pain au chocolat” originalmente designava um tipo de lanche dado às crianças nas escolas: um pedaço de pão dentro qual se colocava um pedaço de chocolate. Esse “sanduíche” também teria sido reinterpretado pelos chefs confeiteiros franceses no início do século XX que pão comum pela massa folhada mas mantiveram o nome “pain au chocolat”.

Ou seja, os dois termos estão corretos e ambos têm razão para existir. Na verdade, tanto no Brasil quanto na França, essa é uma questão regional. Praticamente toda a França (com exceção do sudoeste) fala “pain au chocolat”.

Mapa mostrando onde na França as pessoas dizem ‘pain au chocolate’ e onde dizem ‘chocolatine’

O nada científico site Chocolatine ou Pain au chocolat ? propõe uma sondagem: você diz em que cidade mora e, em seguida, se fala “pain au chocolat” ou “chocolatine”. Até o dia de hoje, 60% das 125.038 pessoas que responderam à pesquisa disseram usar o termo “pain au chocolate”. O site tem até mesmo um mapa da França dividida em departamentos e, em cada um deles, a proporção de pessoas que dizem “pain au chocoalte” e “chocolatine” (não é o mapa acima).

Onde encontrar os melhores pain au chocolat (porque aqui em Paris dizemos pain au chocolat e não chocolatine) de Paris

  • Pierre Hermé: 4 rue de Bretagne, 75003 |72 rue Bonaparte, 75006 | 86 avenue des Champs-Elysées, 75008
  • Cyril Lignac: 133 rue de Sèvres, 75006 | 24 rue Paul Bert, 75011
  • Thierry Marx: 51 rue de Laborde, 75008
  • Yann Couvreur: 23bis rue des Rosiers, 75004
  • Mamiche: 45 rue Condorcet, 75009
  • Pascal & Anthony: 32 rue de Dantzig, 75015

Se você quiser fazer pain au chocolat em casa, clique aqui e veja uma receita.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.