O seguro viagem é, antes de mais nada, um dos documentos que pode ser solicitado na sua entrada nos países do Tratado de Schengen, do qual a França faz parte. Além disso – e o mais importante – ele é fundamental para proteger o viajante e ajudá-lo a lidar com aborrecimentos como doenças, acidentes, extravio de bagagens ou perda de documentos.

O seguro viagem a ser contratado pelo viajante deve cobrir, pelo menos, as despesas com atendimento médico, hospitalar e odontológico de urgências médicas e de emergências – desde acidentes leves até casos mais sérios, onde incorram invalidez (temporária ou permanente) ou morte.

No caso dos países do Tratado de Schengen, a cobertura oferecida deve ser de, no mínimo, 30.000 euros.

Além desse básico, alguns pacotes/planos incluem também, entre outras possibilidades, cobertura para:

  • Interrupção ou cancelamento da viagem.
  • Extravio de bagagem.
  • Assistência para gestantes e idosos.
  • Prática de alguns esportes durante a viagem.
  • Assessoria jurídica e farmacêutica.
benefícios do seguro viagem

Seguro viagem é um dos documentos que pode ser solicitado na sua entrada na França. Foto: Africa Studio | Shutterstock

Quais os benefícios do seguro viagem?

1. Assistência médica e odontológica

Normalmente, este é o item mais comum e necessário em um seguro de viagem. Se for necessário algum auxílio médico-hospitalar ou odontológico estando em viagem, os custos serão pagos ou reembolsados.

Geralmente é a esse tipo de serviço que as seguradoras se referem ao solicitarem, por exemplo, um valor de cobertura de 30 mil euros.

Não se esqueça de analisar as condições do plano que você pretende contratar, mas, geralmente, essa cobertura é válida para emergências e urgências relacionadas a acidentes pessoais, enfermidades súbitas ou agudas e a doenças preexistentes ou crônicas.

2. Assistência farmacêutica

Caso você precise fazer uso de algum medicamento prescrito pelo médico ou dentista em função de acidentes ou problemas de saúde durante a viagem, o seguro cobrirá estes gastos.

É recomendável que você guarde as receitas e os recibos dos gastos nas farmácias para requerer o reembolso. Medicamentos adquiridos sem a prescrição médica não são ressarcidos. O valor é coberto até o limite contratado na apólice de seguro viagem.

3. Cobertura para doenças preexistentes

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) esclarece na resolução CNSP nº 315 sobre como funciona esta cobertura, tanto para viagens nacionais quanto internacionais:

Dentro da cobertura de despesa médica e/ou odontológica deverá obrigatoriamente ser oferecida cobertura para caso de crise causada por doença preexistente ou crônica, quando esta levar o segurado ao quadro clínico de urgência ou emergência.

Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre o seguro viagem e as doenças preexistentes.

4. Bagagem extraviada

Um dos maiores medos do viajante é ter a bagagem extraviada. A cobertura para bagagem extraviada é item opcional e pode ser solicitada pelo viajante na hora da contratação do seguro viagem.

O ressarcimento é calculado pelo peso da mala registrado no bilhete da companhia aérea, ao despachar, independente dos custos de seu conteúdo. É necessário a comprovação de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem para a indenização. Tenha mais informações sobre extravio de bagagem aqui.

5. Cancelamento de viagem

O cancelamento de viagem vai te ajudar caso aconteça algum imprevisto que o impeça de viajar. Desta forma, você receberá de volta taxas ou multas cobradas pela companhia aérea, hospedagem e passeios adquiridos após a emissão da apólice do seguro.

As seguradoras possuem regras diferentes entre si. Portanto, verifique as condições gerais do plano que pretende contratar antes de finalizar a negociação!

6. Atraso da Companhia aérea

O atraso de voo pode gerar alguns desconfortos como perda de uma conexão, impossibilitar o comparecimento a um compromisso, problemas com reservas de hospedagem, entre outros.

A maioria das apólices de seguro viagem que possuem essa cobertura oferecem reembolso de algumas despesas que não tenham sido pagas pela companhia aérea em questão.

Em geral, as empresas de seguro podem ser contatadas se a demora de embarque for maior que seis, oito ou doze horas.

7. Assistência jurídica

Esse é um dos tipos de cobertura adicional oferecido pelas seguradoras que muitas pessoas não conhecem bem e que pode ajudar muito se for contratado!

A garantia objetiva cobrir custos (indenização por reembolso) com honorários advocatícios para assistência jurídica do segurado devido a problema acontecido durante sua viagem que necessite de auxílio jurídico.

Grande parte dos planos com assistência jurídica para seguro de viagem cobre despesas com honorários pagos para advogados em decorrência de acidentes de trânsito. Mesmo não havendo vítima no acidente mas houver queixa contra o viajante, ele precisará de apoio jurídico para resolver o problema.

8. Atendimento em Português

Confirme com a seguradora que escolher se ela tem atendimento em português. Assim será um problema a menos em caso de imprevistos e urgências.

O auxílio em sua língua é essencial para você se comunicar em momento de necessidade em que precise de apoio.

benefícios do seguro viagem

Seguro viagem. Foto: Africa Studio / Shutterstock

Lembrete

Antes de decidir qual seguro viagem contratar, converse com um profissional e esclareça todas as dúvidas sobre o melhor plano para as suas férias. É importante ler o contrato com muita atenção e observar os valores estabelecidos para a cobertura contratada.

Procure por seguradoras renomadas no mercado e/ou com maior tempo de atuação, como aquelas que você encontra no site da Seguros Promo.

Seguro viagem e a Seguros Promo

No site da Seguros Promo você pode comparar os preços e propostas de várias empresas seguradoras sérias e confiáveis e contratar com tranquilidade o seu seguro viagem.

Para os leitores do Conexão Paris, a empresa oferece um desconto. Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento no site da empresa. Além disso é possível parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros.

Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Outros artigos sobre seguro viagem:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.