Vai estar em Paris com os pequenos? Faça as visitas guiadas para crianças propostas pela guia Zildinha Figueiredo: Louvre, Versailles, Orsay etc.

Por Zildinha Figueiredo

É de pequeno que se aprende a amar Paris. Engana-se quem pensa que a Cidade Luz é destino apenas para os adultos ou que os pequenos estejam limitados a parques de diversão. A capital parisiense pode ser a primeira e arrebatadora oportunidade para os pequenos visitantes se apaixonarem por cultura e história. E esse amor não terá mais fim.

Oferecer às crianças a experiência de explorar o vasto potencial de Paris é um dos maiores investimentos que se pode fazer, tornando a viagem ainda mais enriquecedora e inesquecível. Uma forma lúdica e criativa de aprender e estimular em definitivo o interesse pelo conhecimento. Oportunidade de mais uma nova vivência entre pais e filhos, adultos e crianças.

Zildinha e as crianças no Museu do Louvre

Veja abaixo algumas das visitas guiadas para crianças oferecidas pela Zildinha Figueiredo

Departamento egípcio do Museu do Louvre

“Viemos do Egito!”, já nos ensinava a antiga marchinha de carnaval. Mas será uma visita ao acervo egípcio do Museu do Louvre com Zildinha Figueiredo e sua equipe que irá ensinar muito mais sobre essa civilização tão antiga, mas que tanto influencia nossos costumes até os dias de hoje e sua surpreendente relação com a nossa cultura.

Talvez você não saiba, mas ao escrever, contar, se depilar, usar adereços e maquiagem, seguir receitas ou até mesmo usar um travesseiro, você está perpetuando hábitos instaurados no Egito Antigo. Mesmo nossos conceitos e técnicas de engenharia e arquitetura herdam até hoje fundamentos daquela civilização.

Acreditar na vida após a morte também é um aspecto da contemporaneidade que data daquela época, o que aprendemos na visita guiada ao observar a múmia e os sarcófagos. É o aspecto extremamente educativo e fascinante desta visita que faz dela um excelente programa para as crianças, um roteiro cheio de lendas e experiências visuais.

Museu do Louvre

Já na visita ao acervo do Museu do Louvre, Zildinha e sua equipe guiam os pequenos visitantes por um roteiro diferenciado. Uma experiência inteligente, curiosa e arrebatadora que os leva de volta à Antiguidade, apresentando a eles obras como a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia; avança ao Renascimento, onde conhecerão a famosíssima senhora Mona Lisa e também outras obras de Leonardo da Vinci e outros mestres. Seguindo para o Neoclassicismo, ao observar grandes formatos como a Coroação de Napoleão, de Jacques-Louis David; e chegando ainda ao Romantismo com telas como a Liberdade Guiando o Povo, de Delacroix.

Além do acervo grandioso, as crianças poderão conhecer a história desse palácio medieval, que, depois de muitas transformações, se tornaria o Museu do Louvre, e que ainda preserva parte de suas ruínas.

visitas guiadas para crianças

Museu do Louvre. Foto: JE-MTY | Shutterstock

Castelo de Versalhes

Ao visitarem o Castelo de Versalhes com Zildinha, os reizinhos e princesinhas da família se sentirão ‘em casa’, definitivamente membros da realeza. A exuberância do castelo, a imponência do lugar e o refinamento em cada detalhe denunciam os hábitos da época, as festas, os acontecimentos históricos envolvendo os reis que ali moraram. O Castelo de Versalhes é um monumento onde aconteceram episódios de glória, guerra, amor, infidelidade, egoísmo e humor. Tudo envolto pelos jardins projetados pelo famoso paisagista francês André Le Nôtre.

Ópera Garnier

Outra deliciosa – e lindíssima! – aula de história in loco que as crianças não podem perder, a Ópera Garnier é uma síntese dos costumes da época e também das mudanças quase revolucionárias instauradas por Napoleão III na segunda metade do século XIX. Mais do que uma construção de proporções quase faraônicas – 14 anos até a conclusão do projeto – e de beleza e genialidade admiráveis, a Ópera Garnier sintetiza o esplendor de sua época, guardando segredos e histórias fantásticas, fazendo deste um dos mais relevantes monumentos da capital francesa.

Interior da Opéra Garnier. Foto: Isogood_patrick | Shutterstock

Museu Orsay

Já ao descobrirem o Museu Orsay com Zildinha, os pequenos visitantes de Paris terão o privilégio de conhecer uma das coleções mais seletas do mundo, abrigada em um prédio histórico, que revela importantes mudanças da capital francesa. O museu é impressionante em tudo, em sua beleza estrutural e no acervo de 4 mil obras, que inclui modernistas e a mais rica coleção impressionista do mundo, em que figuram nomes como Monet, Renoir, Pisarro, Degas e Manet, além de pós-impressionistas como Van Gogh e Paul Gauguin.

Informações práticas

Muitos são os outros monumentos e passeios por cantos da cidade que podem encantar as crianças e estimular ainda mais sua curiosidade por arte, cultura e história. Experiência que a companhia alegre e especializadíssima de Zildinha e sua equipe tornará ainda mais singular. Uma grande aventura para pequenos exploradores de Paris!

Para saber mais informações sobre esses e outros passeios e visitas guiadas oferecidos pela Zildinha, escreva para ele no email visiteparisape@gmail.com 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.