Em recente viagem à Big Apple percebemos várias diferenças entre Paris e Nova Iorque.

Que cada povo/país/cidade tem suas peculiaridades e suas idiossincrasias – ditadas seja pela tradição, pelo clima ou pela lei – já estamos carecas de saber. Mas, ao visitarmos uma outra cidade, essas diferenças de comportamento ficam mais evidentes e as comparações com o local de onde viemos ou onde moramos são inevitáveis.

paris e nova iorque

Nova Iorque. Foto:

Apesar de já termos estado em Nova Iorque 4 outras vezes, foi somente nessa última viagem, em junho passado, que percebemos algumas diferenças – algumas bobas e outras bem importantes – entre essas duas cidades incríveis, destinos preferidos de grande parte dos viajantes no mundo.

Paris-NY, pequenos choques culturais 

Bebida 

Em Paris verão é sinônimo de apéro e piquenique regado a vinho rosé nas praças, parques, jardins e margens do Sena. Mesmo que proibida por lei, essa prática é amplamente tolerada pelos policiais e seguranças dos parques parisienses. A lei existe muito mais para que, em caso de excessos, o oficial tenha respaldo legal para agir.

Em NY, a lei que não permite o consumo de álcool em locais públicos é severa e (quase) todos a respeitam. Nossos piqueniques eram sem álcool e, mesmo na praia (sim, fomos à praia em NY), para tomar aquela cervejinha gelada, tínhamos que ir até os quiosques.

Cigarro

Já os fumantes quase não existem em NY. Em Paris, é quase impossível estar ao ar livre sem ser sufocado pela fumaça do cigarro do vizinho de mesa ou toalha. Assim que chegamos de NY, nos instalamos às margens do Sena para matar a saudade e, ao nosso redor, todos bebiam. E fumavam! 🙁

Gelo

Um vício dos nova-iorquinos é o gelo. Em quase todos os locais existem máquinas de gelo e os drinks são servidos com uma boa quantidade de gelo. Em Paris, quando você tem sorte, o barman coloca 2 pedrinhas já meio derretidas no seu drink. Se você pede mais, o garçom traz mais umazinha.

Plástico

Foi um tanto chocante perceber que em NY a questão do plástico parece não ser tão levada à sério quanto na França e no Brasil. Em muitos comércios, como supermercados e farmácias, o funcionário do caixa automaticamente colocava uma sacola plástica dentro da outra, mesmo se estivéssemos comprando algo leve.

Sem contar os copos plásticos com tampa e canudo que a maioria consome diariamente nos cafés e bares de sucos e os talheres plásticos dos take outs.

Leia também

Seguro viagem e a Seguros Promo

Está planejando uma viagem para Paris ou Nova Iorque? Não se esqueça do seguro viagem! No caso da França e outros países do Tratado Schengen, o seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada em um dos países membros. De qualquer forma – seja em Paris, seja em Nova Iorque – o seguro viagem é essencial para que você esteja coberto no caso de acidentes ou emergências médicas que possam ocorrer durante a sua estada.

No site da Seguros Promo você pode comparar os preços e propostas de várias empresas seguradoras sérias e confiáveis e contratar com tranquilidade o seu seguro viagem.

Para os leitores do Conexão Paris, a empresa oferece um desconto. Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Além disso é possível parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros.

Outros artigos sobre seguro viagem:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.