Paris tem cerca de 6.300 ruas. Algumas têm nomes estranhos, outras têm nomes engraçados. O site Paristique conta a origem dos nomes de muitas ruas de Paris.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

As Ruas de Paris

Segundo dados de 2012, Paris possui 6.290 vias públicas e privadas.

Desde a origem da cidade e até o século XVII, os nomes das ruas de Paris foram dados a partir de circunstâncias, características e peculiaridades de cada uma delas ou de seu entorno. Por exemplo:

  • o destino (outra cidade fora de Paris) para o qual a rua em questão levava: rue Saint-Denis;
  • o estado físico da rua (pavimentada, esburacada, com árvores etc): rue Percée;
  • as igrejas, escolas ou estabelecimentos públicos que existiam na rua: rue du Temple;
  • as mansões dos nobres: rue Geoffroy-l’Angevin;
  • grupos étnicos, religiosos ou profissionais que habitavam ou trabalhavam na rua: rue des Juifs.

Obviamente, esse sistema ocasionava confusões e nomes repetidos à medida que a cidade crescia e se transformava.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

ruas de paris

Ruas de Paris: rue des Saules, em Montmartre. Foto: Velishchuk Yevhen | Shutterstock

Foi somente a partir do reinado de Henri IV (1589 a 1610) que as ruas parisienses começaram a ser nomeadas de forma oficial e sem nenhuma relação direta com as suas circunstâncias, características e peculiaridades.

Nessa época, mais precisamente em 1605, entrou em cena os sistemas honoríficos e geográficos, sendo que, em um primeiro momento, somente os nomes dos membros da realeza foram dados às ruas parisienses.

Desde então – e principalmente durante a Revolução Francesa – e até os dias de hoje, muitas ruas de Paris foram renomeadas e re-renomeadas, algumas voltando ao nome original.

As famosas placas azuis com o nome das ruas, que hoje em dia são indissociáveis da imagem de Paris, foram implementadas em 1844 por Claude-Philibert Barthelot de Rambuteau.

De acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela France TV Info, somente 247 ruas de Paris (cerca de 4% do total) receberam o nome de uma mulher ilustre, ao passo que 3.156 ruas parisienses foram nomeadas em homenagem a um homem (cerca de 51% do total).

ruas de paris

Placa oficial das ruas de Paris. Foto: Tupungato | Shutterstock

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Paristique

A fim de jogar um pouco de luz sobre os nomes das ruas parisienses, Guillaume Derolez, criou, a partir de dados coletados e disponibilizados pela prefeitura de Paris, o site Paristique.

O site apresenta um mapa interativo de Paris onde é possível conhecer a origem do nome de várias ruas da cidade e também seus nomes anteriores.

Paristique é um daqueles sites onde passamos horas descobrindo preciosidades e aumentando nosso repertório de assuntos para os eventos sociais.

Alguns exemplos:

  • Rue de Sévigné (Marais): a Marquesa de Sévigné morou nessa rua de 1677 a 1696 no Hôtel de Carnavalet, onde hoje funciona o Museu Carnavalet, dedicado à história da cidade de Paris. Anteriormente a rua se chamava rue de la Culture Sainte-Catherine.
  • Rue Vieille du Temple (Marais): rua que levava à Commanderie du Temple, uma das ordens francesas dos cavaleiros cruzados. Tem esse nome desde o século XIII.
  • Rue des Écoles (Quartier Latin): rua que atravessa a região onde ficam grandes escolas francesas como a Sorbonne e o Collège de France.
  • Rue de l’Abbaye (Saint Germain): rua construída no terreno da abadia de Saint Germain des Prés, fundada em 543.
  • Rue Vide-Gousset (2º arrondissement): o nome da rua – esvazia bolso, tradução livre para o português – provavelmente se deve aos inúmeros roubos que nela aconteciam.
  • Rue de Mauvais Garçons (Marais): rua dos meninos maus, devido às gangues que frequentavam a rua.

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris